Nos meses de setembro e outubro, acontece na França a vendange ou colheita das uvas. Trata-se de momento muito esperado, de trabalho árduo e muito delicado.
Por Marina Giuberti, sommelière brasileira em Paris
Para que tudo ocorra bem na colheita das uvas, a meteorologia tem que ser propícia. E a metereologia, só Deus decide. Por isso dizemos que o vinho é um trabalho em conjunto de Deus e dos homens.
Fomos até o Vale do Loire, no domínio de l’Angevin do produtor Jean-Pierre Robinot, para acompanhar a colheita e mostrar para vocês a delicadeza do processo. O resultado está no vídeo abaixo.
Para se ter uma ideia da importância da meteorologia, ficamos com as malas prontas durante mais de uma semana aguardando o início da colheita. No começo de outubro, Robinot nos disse que ele estava esperando mais uma chuva e mais um sol para dar início à vendange. A chuva e sol vieram, mas também veio o vento forte. Tivemos que esperar por nove dias. A colheita enfim começou, em clima de festa.
Além das condições climáticas, a duração deste período depende de vários fatores: quantos hectares serão colhidos; se o terreno é plano ou íngreme (em locais de difícil acesso temos menos equilíbrio, andando e colhendo mais devagar), o número de pessoas que estão trabalhando nos campos etc.
A colheita começa entre 7h e 8h da manhã. Todos os vendangeurs, ou colhedores, ficam hospedados na vinícola ou bem perto, a fim de facilitar a ida para os vinhedos.
Por volta de meio dia, toda a equipe volta para a casa do produtor para almoçar num ambiente de alegria e familiaridade, regado a vinho e, claro, um bom papo. É o momento de se alimentar, descontrair e ganhar forças para o turno da tarde, que só termina quando o chefe de colheita decide, geralmente entre 18h e 19h. E à noite, há novamente o reencontro para o jantar, todos juntos, discutindo a safra do ano. A simplicidade é impar, e a magia impera. Em muitos locais a equipe é a mesma todos os anos.
Segundo alguns vinhateiros um vinho de qualidade depende 50% do trabalho nas vinhas para obtenção de uvas de qualidade. Os outros 50% dependem de todo processo de vinificação que será empregado ao suco de uva obtido; da técnica; do maquinário e, claro, da experiência, do talento e da sensibilidade do produtor. A mesma uva vinificada por pessoas diferentes resulta em vinhos diferentes.
No último dia da colheita, acontece a última refeição, um grande momento de confraternização, em torno deste milagre que é o vinho e, em honra ao trabalho de um ano inteiro, a safra 2015 está aí. Encerra-se uma etapa e começa-se outra de igual importância, a vinificação. Santé!
Marina Giuberti, autora deste texto e apresentadora do vídeo, é brasileira, sommelière em Paris e oferece cursos de vinho em português na sua loja Divvino, clique aqui para saber mais.
E não se esqueça: a Lazenne oferece aos leitores do Conexão Paris um desconto na compra de malas e embalagens para transporte de vinho. Clique aqui para saber mais.
Passeios ao Vale do Loire
- No site Conexão Paris Viagens você encontra passeios de bike pelo Vale do Loire nas versões de 3 dias e 5 dias (para quem deseja conhecer a fundo a região). Para saber mais informações sobre os passeios e fazer sua reserva escreva para o email [email protected] ou acesse o site do Conexão Paris Viagens.
- Você pode também visitar os castelos do Vale do Loire em excursão de ônibus da empresa ParisCityVision (clique aqui).
Leia também:
Como ir de Paris até Tours, a maior cidade na região
- Trem: a viagem tem cerca de 1h20 de duração, mas pode variar de acordo com a data e hora da compra do seu bilhete. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: belo passeio pela região do Vale do Loire, com cerca de 3h de viagem. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata. A viagem tem cerca de 3h15, com preços a partir de 19 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
José Cabaço
Gostaria de fazer parte da colheita da uva….o que tenho que fazer?
Rodrigo Lavalle
José, você tem que entrar em contato com as vinícolas. Clique aqui e veja algumas ofertas.
Eudalia Zambon
olá, gostaria que me informassem a época
da colheita das maçãs,na região Bretanha,ou imediações.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Eudalia, a colheita da maça em geral acontece do fim de julho a outubro. As maças usadas para fazer a cidra são geralmente colhidas em setembro e outubro.
Cicero Rodrigues
Fantástico!
marcialube
Muito interessante a Marina mostrando como a colheita é importante para a qualidade do vinho, como são árduos os trabalhos, temperados com refeições em comum dos próprios colhedores. O grau de amadurecimento das uvas é importante, a definição do momento do início dependendo também do sol e da chuva cria tensão, a colheita é uma festa !
Maria das Graças
Vanessa, antes da 1ª viagem no inverno esse temor é normal. Passei por isso no inverno do ano passado. Sai do Rio dia 13/12 e voltei dia 29.01.2015. Estive a maior parte do tempo no norte da Inglaterra, em Roterdam e em Bruxelas. Passei 8 dias em Londres. Posso lhe garantir que com a roupa adequada tiramos de letra. Em dia de nevasca não dá para sair. Aconteceu em Roterdam mas ficamos em casa vendo tudo branquinho pela janela.
Vanessa
Olá!! Cai de paraquedas aqui no site, estou querendo ir a Paris no dia 29 de janeiro, porém estou com muito medo do tempo, estou com medo de passar muito frio, de não conseguir fazer algum passeio, você teria alguma dica/restrição para me dar?
Estou querendo ir nesta epoca pelo preço, ou será que mesmo estando um pouco mais barato não vai valer a pena pelo clima?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Vanessa, se você estiver bem agasalhada é possível curtir bastante a viagem. Em Paris não faz tanto frio assim e não é em todo inverno que neva.
Veja nosso vídeo com dicas de como se vestir para o inverno em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/30/como-se-vestir-inverno-europeu-o-video. Leia também esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2014/10/06/sete-pecas-indispensaveis-para-enfrentar-o-inverno-europeu.
No entanto as épocas mais agradáveis para conhecer Paris é na primavera e no outono. Leia nosso artigo sobre o assunto: https://www.conexaoparis.com.br/2010/03/30/os-melhores-meses-do-ano-para-visitar-paris.
Abraços.
Mauricio Christovão
Que beleza!!! Esses roteiros estão cada vez melhores e instrutivos!!!
aparecida aragao marques tenorio
Quanto talento! Marina e Jean-Pierre exalam sensibilidade no que fazem e nos deleitam por completo. Vídeo elucidativo, delicado e demonstando grande amor e dedicação. Amei. TIDA
evandro barreto
Por Baco! Acabo de perceber que decorreram 50 anos desde o meu primeiro e escravizante gole de Sancerre! Marina me traz de volta aquela sensação de sol entrando na alma.