Por Penélope
Um amigo uma vez me disse que 70% de todas as músicas boas do mundo vem da Inglaterra, dos Estados Unidos, do Brasil e da França. Eu não sei se a porcentagem é exatamente essa, mas acho que ele estava certo.
Inclusive, os franceses acreditam que foi uma música francófona que inspirou a Bossa Nova. Henri Salvador, natural da Guiana Francesa, lançou, em 1957, uma música chamada Dans mon Île. E reza a lenda que a canção foi ouvida por Tom Jobim em um filme italiano e inspirou o nosso grande maestro a desacelerar a batida do samba e criar o que chamaram depois de Bossa Nova.
Muita gente questiona esta teoria, inclusive o próprio Henri Salvador, conforme consta nesta entrevista que ele deu à Folha em 2007. Do lado de cá do oceano, a maioria acredita que foi João Gilberto, e não Tom Jobim, o inventor da Bossa Nova. Outros poucos (inclusive eu mesma) atribuem o nascimento do ritmo a Johnny Alf. A discussão é longa e não vale a pena entrar nos méritos mas, de qualquer forma, esta história reflete bem como a nossa canção popular anda lado a lado com a chanson française.
Ficou curioso? Então assiste o videoclipe lindo da música Dans mon Île, de Henri Salvador.
Eu sou fã incondicional de Henri Salvador e o admiro tanto quanto ele admirava o Brasil. Gostaria de falar o francês com a mesma fluência que ele falava português e ter o mesmo bom humor em relação à vida.
Ele morreu em 2008, aos 90 anos, e, para quem for a Paris e estiver interessado em visitar a sua tumba, recomendo que vá ao cemitério de Père Lachaise. Ele está enterrado bem ao lado de Édith Piaf.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
41 Comentários
Viviane Ribeiro
Morando a dois anos na França , confesso que foi bem difícil me desapegar da musica brasileira, venho de descobrir Henri Salvador, estou encantada e surpresa ao saber que por aqui também se fazem musicas/ melodias boas como se deve.
Aproveito pra deixar a dica do cantor francês Nicola Son, que canta em português, com a irreverência , o charme e o swing brasileiro !!!
Fabio Maciel
E eu estava lá!
Um cinzento dia de chuva fraca parisiense… foi lindo repartir com você este momento.
Parabéns pelo texto, querida.
Cláudia Oiticica
Penélope, uma grande homenagem ao Henri Salvador. Algumas semanas atrás assisti na TV5 o documentário “Entre deux liens… sous les tropiques” sobre as influências musicais entre a França e os trópicos. E lógico que Henri Salvador participou, mas tinha outros que nunca tinha ouvido falar.
Dodô, adorei seu comentário!!!
Penélope
Priscila, que história triste! Deve ser estranho descobrir que alguém morreu assim, sem querer.
Eu, que já sabia que o Henri Salvador tinha morrido, também fiquei muito surpresa ao vê-lo enterrado no Père Lachaise, porque não sabia que ele estava lá e muito menos que tinha sido sepultado na tumba vizinha de Édith Piaf.
Achei simpático ver os dois lado a lado.
Priscila
Esse artigo me fez lembrar de uma situação delicada / inusitada da minha vida: No começo de 2008 estava cuidando do meu pai que passava por um câncer terminal, situação muito triste, em revezamento com minha mãe passava as noites no hospital e minha mãe ficava durante o dia, ele faleceu em 24 de fev. de 08; Em 2010 meu marido e eu fomos passar uns dias em Paris e dentre todos os programa “típicamente turisticos”, lá fomos nós ao Père Lachaise, vcs não sabem o tamanho do impacto que tive ao visistar o túmulo da Edith Piaf, constatar que o Henri Salvador tinha morrido … só fiquei sabendo naquele momento, pq ele havia falecido dias antes do meu pai e como eu estava fora do mundo normal nesse período (não assistia a tv nem lia a jornais) levei um susto muito grande, pq quando estudei na França a professora dava aulas utilizando as músicas do Henri, oq fez de mim uma das fãs n° 1 dele !
Ludwig Wallerstein Neto
Errata: Nicola Són
Ludwig Wallerstein Neto
Uma ótima sugestão é Nicola Son, que canta sambas e bossa nova! Ele é francês e fala fluentemente o português.
Ludwig Wallerstein Neto
Henri Salvador, bossa nova = tudo de bom!
Só não curto visitar cemitérios…
Prefiro homenagear de outras formas.
Julie
Amei! Eu já sigo o CP há muito tempo e recentemente descobri o Sob o céu de Paris, e adoro os dois! Adorei ver a Penélope por aqui também, e estou amando descobrir as músicas do Henri Salvador!
mirelle
Conheci Henri Salvador quando trabalhava de babah e o pai das crianças colocou o CD pra tocar. Ouvi e logo pensei: “olha so, ele esta ouvindo bossa nova… mas perai, em francês???”. Abri os ouvidos, fiquei mais atenta e vi que não era um cantor brasileiro. fui logo perguntar a ele quem era esse cantor que tocava ao som da bossa nova. Fiquei apaixonada pelo CD e quando tive que parar de rabalhar com a familia para retomar os meus estudos, o pai me deu um CD dele de presente de despedida, junto de um livro.
Adorei vir aqui saber que existe essa teoria de que na verdade foi Henri Salvador quem inspirou a bossa nova, mas espero que essa historia não se espalhe muito entre os franceses, seria um saco ter que aguenta-los se gabando de mais essa proeza, rs.