Quem conhece o Arco do Triunfo sabe que lá se encontra um monumento homenagem aos soldados que morreram pela França.
Mas poucos conhecem a história desta chama mantida acesa desde 1923. Ela nunca se apagou, mesmo durante momentos históricos difíceis.
Chama do Arco do Triunfo. Marie France Durieux no Flickr
No dia 28 de janeiro de 1921, oito soldados não identificados foram enterrados sob o Arco do Triunfo, diante da avenida Champs Élysées.
Para que os “mortos pela França” não fossem esquecidos, foi criada a Chama da Lembrança, encarregada de iluminar, dia e noite, a tumba dos soldados.
Monumento aos Mortos, Arco do Triunfo
No dia 11 de novembro de 1923 a chama foi acesa pela primeira vez pelo ministro da Guerra da época.
Mesmo durante a ocupação alemã, quando Paris estava sob o comando dos nazistas, a chama continuou a homenagear seus mortos pela pátria.
Isto graças à uma associação chamada La Flamme sous l’Arc de Triomphe, Flamme de la Nation – A chama sob o Arco do Triunfo, Chama da Nação – cuja finalidade é acender, todos os dias as 18:30, a chama do túmulo.
Monumento aos Mortos, Arco do Triunfo
Esta associação, que reúne antigos soldados e familiares, tem por finalidade manter viva a memória de todos os combatentes mortos em defesa da França.
A chama pode viajar pela França, de um monumento à outro, ou mesmo atravessar as fronteiras durante cerimônias importantes.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Ingressos Arco do Triunfo
Compre seu ingresso antecipado para o Arco do Triunfo e não enfrente fila no local.
Clique no botão abaixo para comprar seu ingresso. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Visita guiada com guia historiadora brasileira ao Arco do Triunfo
Que o Arco do Triunfo da Praça da Estrela é um dos monumentos mais famosos de Paris, temos certeza que você sabe. Mas você sabia que ele levou 30 anos para ser construído? Que ele foi inspirado nos antigos arcos romanos? Que, de um monumento para celebrar os exércitos vitoriosos em guerra, ele acabou se transformando em uma homenagem aos milhares de soldados mortos pela França?
Venha fazer uma visita guiada inteiramente em português e aprender um pouco mais sobre um dos monumentos mais emblemáticos da cidade-luz com uma guia historiadora brasileira.
Durante este passeio, além de aprender sobre as motivações para a construção do Arco e sobre a sua história, você irá descobrir cada cantinho externo do monumento em uma visita 360 graus, além, de óbvio, subir ate o seu topo.
A visita inclui o ingresso.
Para saber mais informações (dias, horários, valores etc) e fazer sua reserva clique no botão abaixo:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Xandão Oliveira
Lindo monumento! Emocionante saber de toda sua história. Quase passei mal ao subir as escadas até o topo mas valeu muitíssimo a pena.