Você sabia que o hospital público de Strasbourg possui uma das caves de vinhos mais antigas da França ? Que atrás de uma pesada porta de madeira, uma loja vende rieslings, gewurztraminers, pinots gris, noirs, crémants, sylvaners. Entre eles algumas vendanges tardives e grands crus?
A questão pode parecer insólita, vinhos associados à um estabelecimento que trata, entre outras, as doenças causadas pelo excesso do álcool.
A história explica tudo:
A cave situada no sub-solo do hospital data de 1395. Nesta época, raros eram aqueles que podiam pagar os tratamentos recebidos em ouro. O pagamento era em vinho ou em terras com vinhedos se o tratamento tivesse sido longo. No início do século 16, o hospital já era um dos maiores proprietários de terra da Alsácia. Os monges carmelitas, que administravam o hospital, arrendavam as terras e recebiam como pagamento uma parte do vinho fabricado.
Com o passar do tempo os hospitais se modernizaram, a medicina passou a lutar contra o alcoolismo e a cave entrou em decadência. No final de 1990, a administação do hospital votou o fim da favos e histórica cave.
Mas os apaixonados pelo local, os proprietários de vinhedos da região, negociantes e cooperativas se reúniram para salvá-la. E hoje, ela é novamente uma das caves mais respeitadas da região.
Cinquenta e dois barris foram restaurados e, todos os anos, os produtores envelhecem seus melhores vinhos no hospital. Em contrapartida, todos eles usam a etiqueta histórica dos Hospices de Strasbourg e pagam, como na idade média, uma comissão equivalente à 1 e 3% de cada tonel. E ela gera um benefício de 40.000 euros anuais ao estabelecimento.
Nestes tonéis históricos (e que possuem uma « alma »), o aroma é particular. Os vinhos que aí envelhecem ganham uma amplitude e uma untuosidade maravilhosa, dizem os entendidos.
A cave possui também suas relíquias. Atrás das grades no fundo da cave, existem cinco tonéis históricos. Um deles possui o vinho mais antigo do mundo, um millésime de 1472 que foi servido somente em três ocasiões. Em 1576 para celebrar um acordo entre os habitantes de Zurich e os de Strasbourg. Em 1718, para festejar a construção de um novo hospital, pois o antigo tinha sido destruído (menos a cave) por um incêndio. E em 1944, o vinho foi servido ao Gereal Leclerc, libertador de Strasbourg. As análises mostram que o pH deste vinho centenário é 2,4, quer dizer, próximo da vinaigrette. Os aromas são de baunilha e avelã. O vinho é muito denso porque a água e o alcool se evaporam através do barril.
Após a visita dos Hospices de Strasbourg, conheça a catedral da cidade, situada a 10 minutos a pé do hospital. Ela é a segunda catedral mais visitada da França, após a Notre Dame de Paris. Imperdível.
Informações práticas:
. 1 Place de l’Hôpital, Strasbourg.
. aberto de segunda a sexta de 9h até 12h e de 13.30h até 17.30. Sábado, das 9h até 12.30h. Fechado domingo e dias feriados.
Como chegar em Estrasburgo
Saindo de Paris temos quatro opções: de ônibus, de carro, de trem TGV ou de avião.
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata. O ônibus sai da estação Paris Bercy e o tempo de trajeto é de 06:30. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
4 Comentários
Mel
Que interessante!
Estive passeando pela Alsácia em Junho, peguei muitas dicas no blog e não sabia a respeito desta cave. Mais uma vez, o Conexão Paris enriquecendo meus conhecimentos!
Camila
E quanto custa a entrada?
Rodrigo Lavalle
Camila, a visita é gratuita. Para visitas guiadas é preciso reservar por telefone (+33 03 88 11 64 27) ou por email: [email protected].
Abraços.
Betty Gaeta
De repente me senti doente e necessitada de internação neste hospital!