Chartres está a 90 km de Paris. Se você for de trem ou de carro, o tempo de viagem será o mesmo: uma hora.
Eu fui de trem, TER, saindo de Paris às 10:34 e com ponto final em Le Mans. A estação ferroviária, de onde sai o trem para Chartres, é a Gare Montparnasse.
Quando falamos sobre Chartres, estamos na realidade falando da catedral de Chartres. Belíssimo edifício gótico do século XIII, ponto de partida para a peregrinação até Compostelle. A catedral se encontra ao lado da estação ferroviária de Chartres.
A fachada e suas esculturas são bonitas. Mas o que mais impressiona em Chartres, o que atrai turistas do mundo todo, são os vitrais da catedral. Trata-se do mais importante conjunto de vitrais do século XIII.
Imagino que os construtores tenham desejado criar um contraste entre a igreja imensa, pesada e sombria e a luminosidade colorida dos vitrais. Quando a pessoa entra na igreja, e é envolvida pela penumbra, imediatamente levanta os olhos em direção à luz. Gesto simbólico do homem à procura de Deus.
Além dos vitrais, Chartres possui outra grande atração, o seu labirinto. Inúmeras catedrais da Idade Média possuíram labirintos, os quais foram, quase todos, destruídos. O de Chartres foi construído em 1.200 com pedras de calcário brancas e pretas.
Ele ocupa toda a largura da nef central e desenha um caminho de 261 metros, o qual é um símbolo de um acesso até Deus. Ou seja, o peregrino percorre o labirinto rezando e não importa a distância e os desvios, ele chegará inevitavelmente ao centro.
Durante a minha visita, o labirinto estava inacessível. As cadeiras da igreja o cobriam. Me informei mais tarde e soube que ele é liberado poucos dias por ano, durante a semana santa.
http://cathedrale.chartres.free.fr
Como ir de Paris até Chartres
Trem. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
Carro. A viagem é rápida, dura 2h. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
109 Comentários
jorge fortunato
Olá Lina
A Catedral de Chartres é, como gosto de dizer, “ma petite chérie”. A primeira vez que visitei Chartres foi um grande impacto. Nunca havia visto nada tão lindo. Depois de alguns anos retornei e, por sorte, o labirinto estava acessível. Apesar de não ser católico, resolvi entrar e fazer o caminho. Lembro de pessoas emocionadas, descalças e rezando muito. foi uma experiência legal. Também destaco o Musée des Beaux Arts, e a visita à Cripta da Catedral, vale a pena. E andar pelas ruelas, com casas de madeira.
Quem tiver sorte de visitar a Catedral em dias de sol verá um espetáculo lindo de cores dos vitrais.
Ótimo post!
Patrícia Simões Pires
Dica maravilhosa Lina e um passeio de um dia super acessível em questão de tempo, de custos, e as fotos estão lindas…. beijos e boa semana
Sueli OVB
Flávia, esqueci uma coisa.
Acho que o transfer com o Marcos não é esse preço. O e-mail dele está aí no blog da Lina, no post táxi chofer brasileiro.
Bonne chance!
Sueli OVB
Flávia,
Mais uma vez vou me antecipar à Lina e dar minha opinião.
Não sei qual é a sua disponibilidade, mas, na minha opinião, mêtro e mala não combinam muito, embora você veja todo tipo de gente usando desse recurso.
Já peguei táxi comum sem nenhum problema, pois falo a língua, já peguei uma Van com amigos e já tratei um transfer com o Marcos Arroyo, que a Lina indica no blog. O transfer agendado fica um pouco mais caro, mas é uma segurança e comodidade ter alguém te esperando no aeroporto e falando a sua língua. Tudo na vida é custo e benefício e como disse, vai depender da sua disponibilidade. Eu já sou uma senhora, meu marido é super comodista e temos uma situação financeira boa, então podemos nos dar ao luxo de escolher o mais caro. Mas se não for o seu caso, haja como lhe for mais conveniente. Se você é jovem e tem disposição para carregar mala pelas escadas do mêtro(nem todos tem elevador, ou escada rolante) e pela rua, até chegar ao hotel, faça-o e economize o dinheiro para outra coisa.
O que importa é ser feliz.
Bon voyage!
Alessandra Vale
Maria,
Enfim minha leitura matinal diária e obrigatória vai ser colocada em ação. Se tudo der certo (e tenho certeza que vai!), vou para Paris no dia 14/11.
Vou com 1 amiga.
Preciso de sua ajuda: primeiro, em que área vc recomenda ficarmos? Pensei em ficar na Fabourg Saint Honoré, próximo do Palais de Elysées e das embaixadas por conta da segurança permanente no local. Segundo: o que eu devo levar para vestir e calçar? Estou aflita com isso, já li todos os posts anteriores sobre o assunto, mas não resolveu. Terceiro: em 9 dias, quais são os restaurantes que TENHO ir.
Obrigadíssima.
Beijos
Flavia
Lina,
lindas as fotos!
À propósito, alguém sabe me informar se compensa alugar uma van, ir de traslado ou pegar um táxi do aeroporto ao Hotel??? Viajo agora dia 24, sábado e ainda não consegui resolver isso…na agência falaram que o traslado custa uns 80 euros por pessoa e talvez fosse melhor pegar um táxi ou ir de metrô…achei meio estranho.
Se alguém puder me ajudar!!
Obrigadinha!!
Flavia
Heleno Suassuna
Chartres é um aglomerado atraente de ruelas medievais estreitas às margens do rio Eure – um passeio agradável depois de visitar a catedral. Vale a pena mencionar dois lugares: o Musée des Beaux-Arts e o Memorial a Jean Moulin, a figura lendária da Resistência, que fica a 10 minutos de caminhada da catedral.
Patrícia
Oi Lina,
aqui no Japão toda água de torneira é potável. Ai na França pode-se ter a mesma tranquilidade e usar a água da torneira para cozinhar alimentos e para beber?
Beijinhos e arigatou.
Elvira
Oi Lina.
As fotos estão ótimas.
Realmente, é um passeio muito gostoso de se fazer.
Bjs.
Elvira
Patrícia
Lindos os vitrais! Parabéns pelas belissimas fotos.