Por Evandro Barreto do Comensais
Toda viagem internacional de lazer começa com um sonho e se materializa a partir de escolhas subjetivas e circunstâncias objetivas. Se é a primeira vez, há que decidir, entre a bússola e o relógio: visitar o máximo de países e cidades ou ficar mais tempo em menos lugares para conhece-los melhor? Não existe resposta única, logo não existe certo ou errado. Portanto, o melhor é escutar o próprio coração e começar a gozar as delícias de planejar o passeio.
Hoje em dia, existem inúmeras fontes de informação sobre cada palmo do planeta. Blogs, sites, agências de turismo, programas de TV, publicações especializadas, redes sociais e amigos experientes estão aí para ajudá-lo a traçar o roteiro mais compatível com o tempo que você tem, com o dinheiro que está disposto a gastar e com seus principais interesses. Paisagens, eventos, costumes, compras, cultura, gastronomia, aventura, esporte, referências sentimentais… você é quem decide, de preferência sem angústias, porque turismo não é missão, é diversão.
Igualmente importante é ter plena consciência de que até aquilo que eventualmente der errado pode ter um lado bom. Seja para valorizar ainda mais o que vai dar certo, seja para saber o que evitar na viagem seguinte. Sim, porque uma das conquistas da primeira viagem é fazer você voltar para casa pensando na próxima.
Dito isso, divido um aprendizado de quem já gastou vários passaportes. Não importa se você é viajante-bússola ou viajante-relógio. Por mais minucioso que seja o seu roteiro, abra a alma ao improviso. Você programou quinze dias corridos em Budapest e deu vontade de passar um dia em Bucarest? Vá, porque é a vida que está pedindo. E mesmo que você fique o tempo todo num lugar só, dê chances ao acaso.
Pegue o metrô numa estação antes e salte numa estação depois do que está acostumado. Descubra os mistérios que se escondem naquela ruazinha ao lado do seu hotel, por onde você sempre passa sem dar atenção. Pare para ouvir um realejo. Siga o perfume das frutas e perca-se entre as barracas da feira-livre. Sente-se num banco de praça e use bem alguns minutos, olhando para plantas que não conhece, ouvindo pássaros que não gorjeiam como cá, vendo crianças ocupadas em brincadeiras que não são as da sua infância.
Nada disso custa um centavo. E não tem preço.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
82 Comentários
Sueli OVB
Belo texto, sobretudo na conclusão.
A agulha da búsula norteia. A do relógio, muitas vezes, desnorteia.
Cristiane Pereira/ BH
Lindo texto, Dodô! Como sempre, tão acertado e preciso nas palavras que dá pena quando a gente acaba de ler!
Volto a dizer: vc tem de publicar um livro!
Me lembrou a primeira vez em que fui a Paris, há 11 anos, chegando lá num 1º de maio, como hoje. Foi tudo lindo, gostoso, divertido, fascinantes. Grupo de amigos queridos, alguns programas pré-agendados, no último dos 5 dias, passeio a Versalhes… e eu disse “não”, não vou não, quero não… E não fui, porque queria mesmo era “me perder” nas ruas em Paris. E assim fiz, passei o dia andando calmamente, indo e vindo, com algum rumo mas sem obrigações e sempre atenta às novidades, sem receio de me deparar com o imprevisto.
Entre a bússola e o relógio, sei que os dois são impostantes, mas o fundamental é sempre o coração.
Dodô
Atenção, senhores passageiros,
O autor do post agradece a receptividade, declara-se feliz por ajudar no combate ao stress e deseja a todos muitas e boas viagens.
Abraços.
Dodô, vulgo Evandro.
PS – Jane Curiosa, o Alan Shephard não era astronauta, era aqualouco.
Monica Amadeo
surpresas, improviso…nada mais delicioso…meses de programação e uma tempestade de neve muda tudo….sem mala por 10 dias num frio de -20°, trem errado…informação desencontrada…reserva de hotel perdida…saldo de tudo isso: conhecer a Alemanha que não estava na programação, e muita historia divertida pra contar…não mudaria nada…
Cláudia Oiticica
Totalmente de acordo, Dodô!!!
Como tudo na vida, o bom é fazer o que se gosta e da maneira que lhe convém. As percepções sobre a mesma situação são diversas, não é mesmo? Gosto do improviso e das descobertas que vem daí, mas nem sempre tudo são flores, rs. Se bem que, hoje em dia, com a internet e com toda essa informação que se tem, até o improviso, não é mais tão improvisado assim…
.
Lenna (Maria Helena Ranghetti)
Dodô e amigos do CP,
já fui afoita e quis conhecer tudo em três semanas. Fiquei frustrada porque saí dos lugares sem ver muitas coisas importantes. Sou curiosa por natureza:gosto de bisbilhotar, flanar, descobrir… Vi que não vale a pena chegar e sair no anseio de ver mais. Hoje, minhas viagens são estudadas, traçadas e curtidas antes de alçar vôo.Menos lugares e mais detalhes é o que me importa.
Beth
Eduarda
Bem lembrado!
Vc nem imagina o quanto eu e Dodô jogamos conversa fora em viagens…
Um abraço!
Lucas Fialho
Prezada Lina, minha esreia na Europa foi em Paris, em 2009. Sonho de minha mãe e da minha noiva. Sou uma pessoa muito meticulosa, e por isso li centenas de comentários do seu blog, li várias reportagens, comprei vários guias (incluindo o seu primeiro), comprei passagens de tgv antecipadas, enfim, montei um verdadeiro diário de viagem que deveria ser cumprido minuciosamente.
Mas, tenho que confessar: os melhores momentos das viagens surgem do acaso. Seja aquela paisagem que você não esperava ver, seja a surpresa ao sentir o carinho, a educação e o acolhimento dos franceses…tudo que é inesperado é muito gostoso.
Por tudo isso, me arrisco a dar uma dica aos viajantes neonatos: PROGRAME TODA A SUA VIAGEM, DE MODO MINUCIOSO, POIS TALVEZ SEJA UMA DAS ETAPAS MAIS DELICIOSAS DA AVENTURA, PARA QUE VOCÊ TENHA TEMPO PARA CURTIR E SE DELICIAR COM OS SUSPOSTOS IMPREVISTOS.
clau spitz
Amei! Descobri que sou bússola,o que fez todos aqui em casa rirem pois sou daquelas que perde carro em estacionamento.Mas quando o assunto é viagem..aahhh..curto tanto os preparativos quanto a viagem em si.Pesquisar lugares,descobrir “buracos”, me deixar perder. Lembrei da viagem que fizemos em 2011,eu e meu marido apenas,o tema eram os ‘Marchès”(organizo as minhas viagens a partir de um tema gerador.rs),um dia saindo de Lourmarin resolvemos apenas escolher uma direção e seguir…grandes surpresas Apt,L’Isle sur la Sorgue,Gordes,Avignon….sempre reservamos tempo para o inesperado!! Amo!! Estamos agora em novos preparativos,nos organizando para nos perdermos por uns 3 meses pela França,sempre ,é claro, com o CP.
Cássia
Muito bom o post. Sinto saudades de todas as viagens, e sempre volto fazendo planos para próxima! Estou hoje fazendo “escolhas” para minha primeira viagem a Paris no início de junho. Tenho 7 dias em Paris e 6 para conhecer os arredores. Somos um grupo de 06 pessoas. Acho o improviso e as surpresas o tempero da viagem.
Nesta época do ano qual melhor roteiro para os arredores?
Beijos