Por Evandro Barreto do Comensais
Toda viagem internacional de lazer começa com um sonho e se materializa a partir de escolhas subjetivas e circunstâncias objetivas. Se é a primeira vez, há que decidir, entre a bússola e o relógio: visitar o máximo de países e cidades ou ficar mais tempo em menos lugares para conhece-los melhor? Não existe resposta única, logo não existe certo ou errado. Portanto, o melhor é escutar o próprio coração e começar a gozar as delícias de planejar o passeio.
Hoje em dia, existem inúmeras fontes de informação sobre cada palmo do planeta. Blogs, sites, agências de turismo, programas de TV, publicações especializadas, redes sociais e amigos experientes estão aí para ajudá-lo a traçar o roteiro mais compatível com o tempo que você tem, com o dinheiro que está disposto a gastar e com seus principais interesses. Paisagens, eventos, costumes, compras, cultura, gastronomia, aventura, esporte, referências sentimentais… você é quem decide, de preferência sem angústias, porque turismo não é missão, é diversão.
Igualmente importante é ter plena consciência de que até aquilo que eventualmente der errado pode ter um lado bom. Seja para valorizar ainda mais o que vai dar certo, seja para saber o que evitar na viagem seguinte. Sim, porque uma das conquistas da primeira viagem é fazer você voltar para casa pensando na próxima.
Dito isso, divido um aprendizado de quem já gastou vários passaportes. Não importa se você é viajante-bússola ou viajante-relógio. Por mais minucioso que seja o seu roteiro, abra a alma ao improviso. Você programou quinze dias corridos em Budapest e deu vontade de passar um dia em Bucarest? Vá, porque é a vida que está pedindo. E mesmo que você fique o tempo todo num lugar só, dê chances ao acaso.
Pegue o metrô numa estação antes e salte numa estação depois do que está acostumado. Descubra os mistérios que se escondem naquela ruazinha ao lado do seu hotel, por onde você sempre passa sem dar atenção. Pare para ouvir um realejo. Siga o perfume das frutas e perca-se entre as barracas da feira-livre. Sente-se num banco de praça e use bem alguns minutos, olhando para plantas que não conhece, ouvindo pássaros que não gorjeiam como cá, vendo crianças ocupadas em brincadeiras que não são as da sua infância.
Nada disso custa um centavo. E não tem preço.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
82 Comentários
Jeane
Parabéns pelo post! Acho que o segredo é esse mesmo: ouvir o coração, ouvir o que a vida pede. Fazer o que faz sentido para nós, seja conhecer vários lugares mais superficialmente ou conhecer um pouco mais um lugar só.
Jose filho
Perfeito! As pessoas se cobram e sao cobradas numa viagem. Vá a tal lugar, visite outro tal… Siga sua vontade! Um dia em Londres, ótimo ! Voltar antes de Istambul para pegar um sábado em Paris! Perfeito. Ir a Paris e só conhecer o Louvre na 3a. Vez? Maravilha. Já fiz tudo isso e mais e não me arrependo!
Clara
Que post legal….logo hoje que, estando em Paris, havíamos planejado Giverny por conta do feriado….nos atrapalhamos na compra da passagem de trem, perdemos o das 10:36 e o outro só 12 há, içaria tarde….cheguei a chorar de decepção….mas daí me recompus e disse, então vamos a Momartre….se abre domingo, dve abrir no feriado….dito e feito: dia lindo, sol brilhando, muitas fotos e um almoço maravilhoso !!! Ou seja, náo perdemos o dia, o ganhamos!!!! Ebaaaaaa!!
Beijos
Silvana
Em outras palavras, nada como viajar à deriva.
Áurea Costa
Que maravilha de texto! O bom de uma viagem para mim, comeca no planejamento… Olho tanto o mapa na internet! Refaco os caminhos por onde passei com o bonequinho do street view! Marido nao gosta de viajar e aqui fico eu, viajando no Conexao Paris! Ja viajei so, mas agora, apesar de muita disposicao para caminhar, so com companhia. Lina! Crie um espaco para quem quiser formar um pequeno grupo!
conexaoparis
Áurea
Vamos pensar na sua sugestão.
Ludwig
Ótimo post; certamente ajudará muitas pessoas que estão em dúvida sobre que tipo de viagem fazer, priorizando quantidade ou qualidade (calma, sei que o que é bom/importante para uma pessoa não é necessariamente bom/importante para a outra!!!). Apenas uma questão de escolha. O remédio para afastar a tristeza/angústia que sinto quando estou voltando de uma viagem é planejar logo a próxima. É impressionante como funciona! Um aspecto que se deve levar em consideração é a escolha, quando podemos fazer, é claro, do(s) companheiro(s) de viagem. Escolha pessoas que gostam do que você gosta, pois senão, certamente, entrarão em conflito. Isto já aconteceu comigo e a experiência não foi das melhores, principalmente fora do país. Se você gosta de sair, desbravar coisas novas, dentre outras, procure quem também gosta. No mais, é só curtir a viagem, quer seja “usando” a bússola, quer seja “usando” o relógio, a escolha é sua!!!
Ariane Caminha
Adorei o post Lina, esse ano fomos pela segunda vez e com muito mais improvisos do que da primeira, e conhecemos uma Europa muito mais encantadora do que ano passado, acho que os duas coisas tem seu valor, e depende de cada fase da nossa vida…
Bom feriado…
Jane Curiosa
…ao fim do mundo,ao Himalaia,à casa da avó,à terra natal.
Fazemos escolhas.Ao menos devemos tentar!
Jane Curiosa
Eu,a Raposa e as Uvas
Gagarin deu uma volta completa,no automático,ao redor da Terra.Uma espiadinha de nada,digamos assim.
Depois,Shepard foi tão rápido quanto uma bala,e desfrutou de seus quinze minutos no espaço.
John Glenn,até por conta da experiência alheia,já pode circular TRES VÊZES ao redor do planeta azul.
Nenhum deles ficou por lá “curtindo a cor local”,todos estavam a trabalho e em condições particularíssimas,lembram-se?
Ícones da chamada Corrida Espacial,especiais em suas profissões,homens e mulheres já foram ao espaço sideral em busca de experiências,fazendo jus ao ao espírito aventureiro latente em cada ser humano.Recalcado em alguns,medrosos;exuberantemente mórbidos em outros,mas enfim,um impulso que move a humanidade em busca de sensações e conhecimento.
Somos assim.Gostamos de ir e vir.
Ver.Entender.
Ir e voltar,ou:Voltar,voltar e voltar,e um dia,quem sabe,ir e nunca mais voltar…
conexaoparis
Jane Curiosa
Estamos todos programados para um dia nunca mais voltar…
Eduarda
Dodô,
Eu só acrescentaria muita conversa jogada fora com os nativos. Mas isso faz parte do meu interesse visceral por pessoas…
Belo texto!