Por Evandro Barreto do Comensais
Toda viagem internacional de lazer começa com um sonho e se materializa a partir de escolhas subjetivas e circunstâncias objetivas. Se é a primeira vez, há que decidir, entre a bússola e o relógio: visitar o máximo de países e cidades ou ficar mais tempo em menos lugares para conhece-los melhor? Não existe resposta única, logo não existe certo ou errado. Portanto, o melhor é escutar o próprio coração e começar a gozar as delícias de planejar o passeio.
Hoje em dia, existem inúmeras fontes de informação sobre cada palmo do planeta. Blogs, sites, agências de turismo, programas de TV, publicações especializadas, redes sociais e amigos experientes estão aí para ajudá-lo a traçar o roteiro mais compatível com o tempo que você tem, com o dinheiro que está disposto a gastar e com seus principais interesses. Paisagens, eventos, costumes, compras, cultura, gastronomia, aventura, esporte, referências sentimentais… você é quem decide, de preferência sem angústias, porque turismo não é missão, é diversão.
Igualmente importante é ter plena consciência de que até aquilo que eventualmente der errado pode ter um lado bom. Seja para valorizar ainda mais o que vai dar certo, seja para saber o que evitar na viagem seguinte. Sim, porque uma das conquistas da primeira viagem é fazer você voltar para casa pensando na próxima.
Dito isso, divido um aprendizado de quem já gastou vários passaportes. Não importa se você é viajante-bússola ou viajante-relógio. Por mais minucioso que seja o seu roteiro, abra a alma ao improviso. Você programou quinze dias corridos em Budapest e deu vontade de passar um dia em Bucarest? Vá, porque é a vida que está pedindo. E mesmo que você fique o tempo todo num lugar só, dê chances ao acaso.
Pegue o metrô numa estação antes e salte numa estação depois do que está acostumado. Descubra os mistérios que se escondem naquela ruazinha ao lado do seu hotel, por onde você sempre passa sem dar atenção. Pare para ouvir um realejo. Siga o perfume das frutas e perca-se entre as barracas da feira-livre. Sente-se num banco de praça e use bem alguns minutos, olhando para plantas que não conhece, ouvindo pássaros que não gorjeiam como cá, vendo crianças ocupadas em brincadeiras que não são as da sua infância.
Nada disso custa um centavo. E não tem preço.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
82 Comentários
ALANA
Uau, Lina!!!!
Amei o texto…. é realmente inspirador. Para mim caiu como bálsamo no coração porque irei para Paris em outubro fazer um curso de francês e meu coração (rs) me diz para conhecer a França e só…. ir a vilarejos, cidadezinhas, enfim, me envolver com um país somente. Mas todos ao meu redor insistem para que eu vá em vários outros países!
Obrigada, Lina, pelo post, ele confirmou o conselho que me dá meu coração!!!
Bjs
carmen mouzer
Vi no seu belo texto muito do que penso (e faço) das minhas viagens.E muitas vezes prefiro até mesmo viajar só para,egoisticamente, viver com mais plenitude os bons momentos e aprender e refletir com os erros.
A propósito,a escritora Martha Medeiros publicou um texto na revista de Domingo de 22 de abril -A capacidade de se encantar-onde ela fala muito bem sobre o mesmo tema.E afinal é isso mesmo.Nossa capacidade de nos encantarmos pode dar um sentido em nossa vidas.Um abraço.
Shirley Rocha
Pra quem gosta de viajar como eu esse post só estimula mais e mais…
Minha última viagem a Europa, 1 mês atrás, a ansiedade e emoção foi tanta, antes, durante e depois, que como atleta q sou não imaginava q iria adquirir uma inflamação no nervo ciático logo dentro do avião devido ao desconforto do Boing, também, não fui de 1ª classe né? isso q dá, kkk.
Quando me vi dentro daqueles museus em Londres, morrendo de dor na perna, eu pensava: não atravessei o oceano pra sentir dores não, e seguia em frente tomando meus remedinhos.
Uma coisa eu farei nas proximas viagens e deixo aqui minha dica, incluir pelo menos 1 dia de descanso no roteiro, coisa q nunca fiz e agora penso que é extremamente necessário… bjs e amo as dicas de viagem!
Luciana Delfino Buranello
Parabéns pelo inspirado e inspirador texto!
Adoro planejar os roteiros de minhas viagens, confesso que sempre querendo ver tudo de uma vez, mas o final do post me fez pensar no que aproveitar de meu próximo destino agora em maio. Obrigada!
Elaine Jardin
Estudo cada viagem com afinco, tenho mil guias, pesquiso na Internet, vou fundo! Realmente a gente deve ceder ao coração. Numa dessas, fui parar em Riga, na Letônia, longe de tudo, apenas para ver a maravilha da arquitetura Art Nouveau abundante por lá ou ainda mudar a data da viagem e dar uma esticadinha de Paris a Provence, apenas para ver as lavandas em flor. Esses prazeres não tem preço!
Ilma Madureira
Lendo este texto maravilhoso fiquei muito feliz em ver que meu “hábito” de nao seguir tudo “tao a risca” tem seu valor também para outros.
Adorei! Vou estar em Paris em setembro agora e mais um motivo para dar ênfase aos meus “passeios e visoes” do que esta tao próximo e mesmo assim nos é despercebido.
Merveille!
Obrigada e bom feriado à todos.
Tatyana Mabel
Eita danado… esses pequenos prazeres descritos só nos são possíveis quando saltamos um pouco do asfalto da realidade e assistimos a tudo como quem sonha. Bom demais quando conseguimos relativizar o relógio, pois o tempo, por vezes, pode nos ser uma prisão.
margarethalmeida
legal,mas sendo a 1ª vez …um medo do desconhecido percorre a espinha e atinge o cerebro…me recomendaram arranjar os endereços das embaixadas brasileiras em PARIS,LISBOA E MADRID ,lugares aos quais iremos em setembro proximo,eu e uma amiga,presente de aposentadoria…que acham?bjss,bom feriado,respondam por email,por favor…ficaremos 6dias em cada local…sos , eu e ela , sem grupo ….
conexaoparis
Margareth
Não tenha medo. Países de língua latina. Tudo vai dar certo.
Se ficar mais segura com endereços, pegue o do consulado do Brasil nestes países. É o Consulado que resolve problemas para os cidadãos.
Beth Lima
Olá Dodô!
Bom dia!
Lendo seu texto fiquei revivendo a preparação de nossa viagem. Deu trabalho mas está na medida do nosso relógio e aberta às novidades.
À partir das dicas do CP (eu sou a leitora, o marido acata!), apronfundei a pesquisa e assim, fizemos uma programação, deixando espaço (tempo) para as novidades, como conhecer várias cidadezinhas bem próximas das principais.
Com um mapa detalhado da região, traçamos um raio de visitação e, dessa forma, fizemos um roteiro paralelo que vai seguir o tempo que for possível sem correrias nem ansiedade por ver tudo.
Espero que desta vez as novidades e surpresas sejam tão felizes quanto na viagem anterior à França.
Tudo pronto, inclusive a mala!
Agora é só esperar até sexta-feira e aqui vamos nós.
Vocês não imaginam como nos ajudaram…Obrigada!
Um grande abraço a você, Beth, Lina e a todos!
Mariana
Neste momento leio esse post em um hotel em Vougeot, na Borgonha. Viemos sem relógio e pela primeira vez me dei o desfrute de não saber que dia é hoje e não anotar nada por 13 dias. Nos perdemos algumas vezes, vacilamos outras, dirigindo por Beaune, mas tudo tem sido motivo pra risos, ate os erros mais idiotas.
Já fiz os dois tipos, acho mesmo que é escolha. Correr ou conhecer, eis a questão.
Mas acho que os dois têm seu valor. E o improviso é mesmo fundamental. Adorei o post.