Começou no Bon Marché o evento Brésil Rive Gauche, que traz 120 marcas brasileiras para dentro da tradicional loja de departamentos da Rive Gauche. Já falamos deste evento aqui.
E, ontem, o Le Figaro publicou uma matéria de página inteira sobre a beleza das brasileiras. Começando por Giselle Bundchen, ícone máximo e eterno (ao que parece) da brasilidade e da nossa beleza, o jornal mostra como as marcas de beleza do mundo inteiro têm o Brasil como laboratório mundial.
Primeiro porque somos todas, independentemente da idade e da classe social, preocupadas e dedicadas ao nosso corpo: tomamos banho de 2 a 3 vezes por dia, sempre estamos com as unhas das mãos e dos pés feitas, vamos ao salão pelo menos uma vez por semana. Temos os cabelos estragados pelo mar, pelo sol, pela umidade e pelas tintas. Por isso, consumimos produtos para cabelos como nenhuma outra mulher do planeta. O Shampoo Total Repair 5 da L’Oréal foi desenvolvido no Brasil para as brasileiras, e se tornou um fenômeno comercial em todo o mundo.
Segundo, nossa mestiçagem. A L’Oréal identifica 7 tipos de cabelos no mundo – dos mais lisos aos mais crespos. No Brasil temos todos os 7 tipos.
Terceiro, obviamente, pela nossa biodiversidade.
Por tudo isso, a L’Oréal vai abrir em 2015 um centro de pesquisa e de inovação da Ilha de Bom Jesus, no Rio de Janeiro.
A matéria fala ainda das marcas brasileiras como Granado, Sol de Janeiro e Natura. E diz que as francesas se seduzem pelo ar retrô das marcas, pelo apelo bossa-novista meio snob.
Bem, imagino que os turistas brasileiros não vão querer comprar Granado e outras marcas brasileiras em Paris. Mas, se você quiser entender a brasilidade a partir do olhar francês, passa lá no Bon Marché. Só pra lembrar: o Bon Marché talvez seja a mais parisiense de todas as lojas de departamento da cidade… Ou seja, se quiser fazer compras, vale o passeio.
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41 Comentários
Jane Curiosa
Maurício Christovão
Preparo um almanaque:Almanaque da Jane Curiosa.
Queee? Essa do cabelo,pulula ao nosso redor. Basta observar.
Mauricio Christovão
Jane Curiosa sempre me surpreende…Primeiro foram os tipos de café, agora os tipos de cabelo!!!
Só tenho a observar que as mulheres tendem a acreditar em tudo, quando se fala de produtos de beleza. Desde a lama de Araxá/MG, passando pelos óleos mais variados(tartaruga, semente de uva, argan…), e todos prometendo pele de pêssego e cabelos sedosos. Mas assim são as mulheres e continuo um apreciador do gênero…
Jane Curiosa(sem complexo de cobaia)
Lina,
Apenas consumidora consciente.Tá,vá lá, exigente também.
Jane Curiosa
Pensei na observação postada às 2:08 AM e resolvi fazer um breve exercício de imaginação:
Tipos de cabelos naturais femininos:
-Carapinha
-Crespos
-Ondulados
-Lisos
-Normais
-Normais secos
-Normais oleosos
-Oleosos
-Secos
-Raiz oleosa,pontas secas(nunca é o contrário)
Cabelos quimicamente modificados:
-Tingidos(somente tinta)
-Descoloridos totalmente descoloridos e com tinta(estes se não forem muito bem feitos, costumam ganhar designações como loira de farmácia ou loira Belzebu)
-Totalmente e somente descoloridos e lavados na água do mar (cabelo de surfista)
-Cabelos com progressiva
-com relaxamento
-Cabelo naturais porém tratados para alongamento ((algo assim como os meus cabelos e de um outro desconhecido,-anda em voga os cabelos indianos,(des)tratados à exaustão)
-Cabelos naturais tratados para peruca(pacientes,-ou pacientas,de vez que temos uma presidenta…,quando em tratamento quimioterápico).
Cabelos naturais masculinos:
-Carapinha
-Crespo
-Ondulado(tem os “um de um lado,outro do outro…)
Liso(por vezes se apresentam em forma de “código de barras”…),mas que para manter-se firmemente alinhado,precisa de generosas doses de gel,pode ficar ressecado.
Assim,concluí que tanto faz se foram citados sete ou oito tipos de cabelos.O que salta aos olhos,é que ganha-se,sim,muito dinheiro com produtos para mulheres.Movemos a economia,ê!
Lina
Jane Curiosa
Você está defendendo tese sobre o assunto?
Jane Curiosa
E não posso deixar de registrar minha admiração pelas postagens do CP que fazem a interação Brasil/França.Somos brasileiros que amam a França,ou a ideia que fazemos dela,sem contudo deixar de amar intensamente o Brasil,assim,nada mais lindo do que vermos “o aqui”,-Brasil, representado lá;e “o lá”,-França, representado aqui.
O CP está cada vez mais interessante.
Jane Curiosa
Nilza Freire
Com a instalação do centro de pesquisas da L’Oreal na ilha do Fundão espera-se que a UFRJ passe a usufruir de benefícios que,na minha opinião,se fazem urgentes.
E não sabia dos esmaltes da Granado. Mas agora tudo vai ser diferente,hehehe,eu já disse aqui que desde que acabou aquele esmalte da Roche-Posay, minhas unhas já voltaram a desfolhar como margaridas murchas.
Em agradecimento pela dica,eis algo que espero que aprecie(m).
http://carissimascatrevagens.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html
Nilza Freire
Último comentário: a nova linha de cosméticos, sobretudo os esmaltes, da Granado, a meu ver, estão superando os esmaltes Chanel, Dior, etc. De longe… Sem parabeno e tolueno, tóxicos à saúde… Mas o glamour de poder entrar na Lafayette e levar aqueles produtos famosos, lindos e muito mais baratos do que se comprarmos aqui é uma tentação irresistível…
Nilza Freire
Post interessante!
Cosmético é questão de gosto e adaptação. Uso cremes das parapharmacies franceses (vivo testando-os) como também alguns brasileiros. Natura agora vende até em freeshops daqui e pelo mundo afora. Lembro da velha batalha da Body Shop por produtos não testados em animais, assim como a Lush. A consciência ecológica não é brincadeira. Essa iniciativa da L’Oreal tem tudo para dar “samba”, mal posso esperar para testá-los! Muitos produtos europeus não se adaptam ao clima brasileiro, mas isso está mudando. Com o real valorizado as multi começam a pensar mais em nós e em nosso “poder de fogo”. Que bom!
Marilia Boos Gomes
Embarquei na Yves Rocher!
Prezada Maria Lina, e os ataques aos grupos de chineses? Li esta semana no G1 (leia-se Jornal O GLOBO) que o governo Chinês solicitou ao governo Francês providências urgentes no sentido de protegerem os turistas chineses. Os assaltos são audaciosos: os bandidos chegam a quebrar os vidros das janelas dos ônibus para furtar. Entram de qualquer jeito no veículo.
Os assaltantes “descobriram” que os chineses que visitam Paris gastam muito e não escondem seus euros naquelas famosas bolsinhas; fazem “arrastões” levando, principalmente, as bolsas.
Você tem notícias a respeito?
Cordial abraço.
Bernardo
Sensacional esse blog, “Eu penso”! Super divertido e concordei com todas as 65 observações dele, ainda que algumas apenas em partes, rs.