Começou no Bon Marché o evento Brésil Rive Gauche, que traz 120 marcas brasileiras para dentro da tradicional loja de departamentos da Rive Gauche. Já falamos deste evento aqui.
E, ontem, o Le Figaro publicou uma matéria de página inteira sobre a beleza das brasileiras. Começando por Giselle Bundchen, ícone máximo e eterno (ao que parece) da brasilidade e da nossa beleza, o jornal mostra como as marcas de beleza do mundo inteiro têm o Brasil como laboratório mundial.
Primeiro porque somos todas, independentemente da idade e da classe social, preocupadas e dedicadas ao nosso corpo: tomamos banho de 2 a 3 vezes por dia, sempre estamos com as unhas das mãos e dos pés feitas, vamos ao salão pelo menos uma vez por semana. Temos os cabelos estragados pelo mar, pelo sol, pela umidade e pelas tintas. Por isso, consumimos produtos para cabelos como nenhuma outra mulher do planeta. O Shampoo Total Repair 5 da L’Oréal foi desenvolvido no Brasil para as brasileiras, e se tornou um fenômeno comercial em todo o mundo.
Segundo, nossa mestiçagem. A L’Oréal identifica 7 tipos de cabelos no mundo – dos mais lisos aos mais crespos. No Brasil temos todos os 7 tipos.
Terceiro, obviamente, pela nossa biodiversidade.
Por tudo isso, a L’Oréal vai abrir em 2015 um centro de pesquisa e de inovação da Ilha de Bom Jesus, no Rio de Janeiro.
A matéria fala ainda das marcas brasileiras como Granado, Sol de Janeiro e Natura. E diz que as francesas se seduzem pelo ar retrô das marcas, pelo apelo bossa-novista meio snob.
Bem, imagino que os turistas brasileiros não vão querer comprar Granado e outras marcas brasileiras em Paris. Mas, se você quiser entender a brasilidade a partir do olhar francês, passa lá no Bon Marché. Só pra lembrar: o Bon Marché talvez seja a mais parisiense de todas as lojas de departamento da cidade… Ou seja, se quiser fazer compras, vale o passeio.
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41 Comentários
Eu penso igual a Ela...
Gente, vocês viram este blog com as impressões de um francês morando no Brasil? É muito engraçado e verdadeiro, vale a pena, e tem algo a ver com alguns posts aqui do Conexão. Vejam !http://olivierdobrasil.blogspot.com.br/
Lina
Eu penso…
Eu gostei muito deste blog. Inteligente e engraçado.
Valentim Chaves
só uma correção, no texto original se fala em 8 tipos de cabelo, e não 7, como citado acima.
« On en identifie à travers le monde huit types, du plus raide au plus frisé. Eh bien, ce pays, grand comme un continent, est le seul à recenser ces huit catégories » =)
Regina Vasconcelos
Eu gosto muito da Granado, mas cremes para rosto uso desde sempre os franceses.
Amélia
Adoro a Yves Rocher, marca francesa que já esteve no Brasil e não emplacou, mas está presente na Champs Elysee, super ecológica, com texturas e cheiros maravilhosos, além do preço muito bom! Alguém conhece?
Lina
Amélia
Esta marca é tradicional. As mulheres da família do meu marido adoram os sabonetes Yves Rocher.
Regina
Oi, Lina,
Em Paris tem alguma rede de farmácias com xampus, cremes e cosméticos menos caros, de marcas “populares”? Algo como a Boots em Londres, não sei se você conhece…
Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho no blog!!
Lina
Regina
Claro. Compre cosméticos nos supermercados Monoprix. Eles são exclentes. Existe um Monoprix na Avenida Opera. Indo em direção à Opera, à esquerda.
Jane Curiosa
Cosméticos x Dermocosméticos
Nem tudo é só perfumaria. E vai além do cheiro bom e da cor maravilhosa. Os dermocosméticos necessitam comprovar cientificamente sua eficácia e segurança para o uso a que se destinam,para que possam ser registrados pela Anvisa.Explico melhor:
O dermocosmético não deixa de ser um cosmético,mas possui ativos farmacológicos que o fazem agir profundamente na pele, contando inclusive com nanotecnologia para obter os melhores resultados.Além disso devem ser livres de fragrâncias e corantes, garantindo que não provocarão alergias na pele do consumidor.Observem que quando se compra um dermocosmético de qualidade existe uma “bula” dentro da embalagem,.Leiam sempre a descrição dos componentes.Pode ser meio chato,mas também é educativo,hehe,ao menos para gastar com consciência.Isso nos acalma um bocado,não? Atentem que até os frascos devem ser diferenciados para garantir a estabilidade das substâncias contidas e proteger o produto de oxidação e contaminação.
Só para referência: Vichy e La Roche-Posay são da L’Óreal. Róc pertence à Divisão Johnson& Johnson; e Eucerin é do laboratório Aché.
Eu nem amo tudo isso. Dá para acreditar?
E hoje estou péssima para escrever,estou trocando as penas,digo,as letras, sei lá. Só eu sei o quanto peguei caminhos errados hoje.Gastei uma gasolina… e tempo!
Patricia
Eu vi una parte da exposição, bem alegre! Mas realmente ñ gastei meus euros com produtos da Granado (que eu adoro!)! Rs
Sane
Oi Lina e oi gente! Estou planejando minha primeira vez em Paris. Apesar de não ser o tema deste post, gostaria q alguém me ajudasse com as seguintes dúvidas:
14 de julho – Jardins Trocadero são uma boa opção para fazer picnic enquanto aguardamos a queima de fogos? Pode picnic lá?
E o desfile? Tem um lugar q dê pra ver sem muita muvuca?
E a programação? Costuma sair quando?
Obrigada desde já pelo quanto tenho aprendido por aqui!
Lina
Sane
No dia 14 de julho ninguém pode ficar perto da torre Eiffel.
A programação é sempre a mesma: desfile no Champs Elysées em torno das 10h e fogos de artifício na torre em torno das 23h. Muita gente em todos os lugares.
Lia franco
os produtos importados são sem dúvida excelentes, mas temos no Brasil ótimas marcas… além das que já foram citadas temos também a Mahogany que vem aí despontando Brasil a fora… a linha de shampoos é excelente e é também a pioneira em sabonete líquido. São realmente muito bons… Vale a pena conferir…
Jacqueline
Um dia desses vi um creme numa farmácia de manipulação. Prometia maravilhas e indaguei o preço: R$ 200,00. Deve ser uma maravilha mesmo, mas não comprei. Absurdo! E pensar que só comprei um creme em Paris e terminou faz tempo. Como estamos a 3 horas da fronteira e dos freeshops, compro por lá ou em Montevidéu.