Começou no Bon Marché o evento Brésil Rive Gauche, que traz 120 marcas brasileiras para dentro da tradicional loja de departamentos da Rive Gauche. Já falamos deste evento aqui.
E, ontem, o Le Figaro publicou uma matéria de página inteira sobre a beleza das brasileiras. Começando por Giselle Bundchen, ícone máximo e eterno (ao que parece) da brasilidade e da nossa beleza, o jornal mostra como as marcas de beleza do mundo inteiro têm o Brasil como laboratório mundial.
Primeiro porque somos todas, independentemente da idade e da classe social, preocupadas e dedicadas ao nosso corpo: tomamos banho de 2 a 3 vezes por dia, sempre estamos com as unhas das mãos e dos pés feitas, vamos ao salão pelo menos uma vez por semana. Temos os cabelos estragados pelo mar, pelo sol, pela umidade e pelas tintas. Por isso, consumimos produtos para cabelos como nenhuma outra mulher do planeta. O Shampoo Total Repair 5 da L’Oréal foi desenvolvido no Brasil para as brasileiras, e se tornou um fenômeno comercial em todo o mundo.
Segundo, nossa mestiçagem. A L’Oréal identifica 7 tipos de cabelos no mundo – dos mais lisos aos mais crespos. No Brasil temos todos os 7 tipos.
Terceiro, obviamente, pela nossa biodiversidade.
Por tudo isso, a L’Oréal vai abrir em 2015 um centro de pesquisa e de inovação da Ilha de Bom Jesus, no Rio de Janeiro.
A matéria fala ainda das marcas brasileiras como Granado, Sol de Janeiro e Natura. E diz que as francesas se seduzem pelo ar retrô das marcas, pelo apelo bossa-novista meio snob.
Bem, imagino que os turistas brasileiros não vão querer comprar Granado e outras marcas brasileiras em Paris. Mas, se você quiser entender a brasilidade a partir do olhar francês, passa lá no Bon Marché. Só pra lembrar: o Bon Marché talvez seja a mais parisiense de todas as lojas de departamento da cidade… Ou seja, se quiser fazer compras, vale o passeio.
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41 Comentários
Adriana
Acho a Adcos uma empresa bem melhor do que todas citadas pela reportagem, mas infelizmente, se vc quer um produto com um pouco de qualidade no Brasil, deve pagar como se fosse algo luxuoso, quando na verdade é apenas um produto bom, nada revolucionário. E esse é o preço da Adcos: preço de importado no Brasil.
Claudia Maria
Gosto de um protetor solar da Àvene tipo pó compacto, que compro em Paris por no maximo 18euros. Aqui no Brasil, pago 140 reais pelo mesmo produto, ou seja aja impostos!! Dai uma empresa brasileira (Adcos) lança o mesmo produto, com qualidade semelhante. E quanto custa?? Os mesmos 140 reais do importado!!!!! Não é um absurdo??
Jane Curiosa
Em quanto isso?! isso existe?
Bem,por enquanto,acho que não.
ERRO!
Jane Curiosa
Em quanto isso,por aqui, L’Occitane lança uma linha de cuidados totalmente fabricada no Brasil.
Mandacaru da Caatinga e Jenipapo do Cerrado.
A ideia (muito bem vinda) é de que os preços dos produtos sejam ao menos 30% menores do que a dos produtos franceses,enquanto vendidos no Brasil,(L’Occitane au Brésil).
A empresa promete produtos de $ 9,90 à $80,00
Nossa me$tiçagem e biodiver$idade agradecem móooiito,não acham?
Adriana Pessoa
Acho que eles mais testaram aqui foi produtos que alisam o cabelo!!! Puxa vida, é difícil ver uma mulher aqui que não tenha feito isso. Cabelos encaracolados, tão lindos também, é difícil ver …
Não quero polemizar com essa observação, mas isso é fato real.
Adriana
Otimo. Muito bom. Principalmente para industria brasileira da moda. Que esta tendo dificuldades para competir com as marcas internacionais que chegaram no Brasil como uma avalanche o ano ano passado. Eu nunca gostei da Natura, Phebo ou Boticario. Minha marca preferida de cosmeticos e a Chanel. As marcas brasileiras em termos de qualidade São inferiores. Contudo, hoje fico louca quando tenho a oportunidade de encontrar Phebo por aqui. O ano passado a Macy’s fez algo parecido aqui os EUA.
PS: Lina fiquei chocada com a noticia que o Museu do Louvre teve que fechar por causa daqueles delinquentes. Que coisa. Eles ficaram mais violentos. Vi no noticiario principal ontem a noite aqui os EUA.
Lina
Adriana
Eles não estão mais violentos. A situação continua a mesma. Os funcionários franceses precisam sempre de uma razão para fazer greve. Esta agora é novidade.
aline lopes
Adorei o post, pena que apesar de o Brasil estar sendo um laboratório mundial, as coisa aqui sejam tão caras, principalmente quando se trata de produtos importados. Espero que um dia isso fique a um preço mais acessível a todas nós. Bjs
Vera
eu acho os cosméticos brasileiros carérrimos! Natura e Boticário se igualam nos preços praticados aqui na França e a qualidade, infelizmente, é inferior…
Adriana
Claro que as brasileiras compram Phebo e Natura. Sem querer desmerecer estas marcas, mas as consumidoras as aceitam bem porque o preço é relativamente baixo e não podem comprar Lancôme, L´occitane, etc. Não há como comparar cosméticos europeus e japoneses com os brasileiros em termos de qualidade.
Paulo
As marcas brasileiras estão no dia-a-dia das mulheres do nosso País, mas é com as marcas de cosméticos franceses que elas sonham…