Começou no Bon Marché o evento Brésil Rive Gauche, que traz 120 marcas brasileiras para dentro da tradicional loja de departamentos da Rive Gauche. Já falamos deste evento aqui.
E, ontem, o Le Figaro publicou uma matéria de página inteira sobre a beleza das brasileiras. Começando por Giselle Bundchen, ícone máximo e eterno (ao que parece) da brasilidade e da nossa beleza, o jornal mostra como as marcas de beleza do mundo inteiro têm o Brasil como laboratório mundial.
Primeiro porque somos todas, independentemente da idade e da classe social, preocupadas e dedicadas ao nosso corpo: tomamos banho de 2 a 3 vezes por dia, sempre estamos com as unhas das mãos e dos pés feitas, vamos ao salão pelo menos uma vez por semana. Temos os cabelos estragados pelo mar, pelo sol, pela umidade e pelas tintas. Por isso, consumimos produtos para cabelos como nenhuma outra mulher do planeta. O Shampoo Total Repair 5 da L’Oréal foi desenvolvido no Brasil para as brasileiras, e se tornou um fenômeno comercial em todo o mundo.
Segundo, nossa mestiçagem. A L’Oréal identifica 7 tipos de cabelos no mundo – dos mais lisos aos mais crespos. No Brasil temos todos os 7 tipos.
Terceiro, obviamente, pela nossa biodiversidade.
Por tudo isso, a L’Oréal vai abrir em 2015 um centro de pesquisa e de inovação da Ilha de Bom Jesus, no Rio de Janeiro.
A matéria fala ainda das marcas brasileiras como Granado, Sol de Janeiro e Natura. E diz que as francesas se seduzem pelo ar retrô das marcas, pelo apelo bossa-novista meio snob.
Bem, imagino que os turistas brasileiros não vão querer comprar Granado e outras marcas brasileiras em Paris. Mas, se você quiser entender a brasilidade a partir do olhar francês, passa lá no Bon Marché. Só pra lembrar: o Bon Marché talvez seja a mais parisiense de todas as lojas de departamento da cidade… Ou seja, se quiser fazer compras, vale o passeio.
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41 Comentários
Letícia
Oi, tudo bem? Em primeiro lugar, gostaria que dizer que eu AMO esse blog! Vou morar por um ano em St. Cloud e estudar em Nanterre, então vou poder experienciar Paris! (:
Estudo Relações Internacionais aqui no Brasil e minha TCC baseia-se em um estudo sobre a competitividade na indústria de cosméticos, e vou fazer um estudo de caso sobre a L’Óreal também. Você por acaso ainda tem esse jornal? Não consegui encontrar no site deles. E por favor, me avise se você tiver algumas dicas para minha pesquisa.
Obrigada, e continuem com esse excelente trabalho! Toda a equipe merece o sucesso que o blog alcançou.
Lina
Letícia
Não temos mais o jornal. Uma pena.
Boa sorte da sua estadia aqui.
Se precisar de ajuda, contate.
Nilza Freire
Bom dia a todos.
Jane Curiosa, obrigada pelo link para o blog retrô, gostei. Considero que os cosméticos brasileiros vão investir muito para se alavancarem e poderem brigar pela preferência da consumidora. As farmácias de manipulação estão indo de vento em popa ao aumentarem a gama de produtos. Minha opção é variar produtos franceses com ingleses (marca N7 indicada por uma querida amiga) e brasileiros. Mas sem dúvida que as marcas brasileiras que estão expondo no Le Bon Marché vão conquistar fãs por lá…
Isabela Almeida
Concordo plenamente com a “tese capilar” de Jane Curiosa!!! Você, Jane, descreveu com clareza a variedade brasileira! Por isso, falo de uma experiência pessoal: pra mim, que não tenho cabelos lisos, os shampoos franceses me parecem uma “maneira prática de produzir palha de aço”… Produzidos para uma população com cabelos totalmente diferentes dos nossos, os shampoos franceses ressecam o cabelo cacheado/crespo ao extremo ou não dão a hidratação desejada, deixando-os horrorosos! Não é à toa que a L’Óreal está vindo para o Brasil para se adaptar a nossa miscigenação e biodiversidade. Adoro cosméticos franceses, mas shampoos/ condicionadores brasileiros são realmente imbatíveis! Grande beijo!