Na minha primeira estadia em Paris, anos atrás, estranhei não encontrar as parisienses e suas boinas.
E quando aqui desembarquei para ficar, tive a confirmação que os bérets faziam parte somente dos famosos clichês do “so french”! Na realidade, as boinas existem sim, mas nos camelôs dos pontos mais turísticos da cidade.
Semana passada, li um artigo interessante em um blog francês que acompanho. O blog se chama Mode Personnel e o artigo You,re so french béret!
A jornalista relata que, no último salão Who’s Next, ela foi fotografada com a boina fabricada pela tradicional marca francesa Laulhère, a única que ainda fabrica bérets na França.
Bardot e Gainsbourg: canção Bonnie e Clide
Após esta sessão de fotos, em plena crise de nostalgia, a jornalista retirou do seu armário seus clássicos bérets. Admirando-os, chegou à conclusão que, para o inverno, as boinas são excelentes. Elas esquentam, são extremamente elegantes e podem ser usados de várias maneiras: cobrindo as orelhas, ligeiramente para trás, cobrindo toda a testa ou ainda na versão Bonnie e Clide.
Os comentários das leitoras do Mode Personnel mostram que inúmeras francesas estavam esperando somente este empurrão para recuperarem os velhos bérets no fundo dos baús. Todas adoram as boinas mas morriam de medo do clichê.
Desde 1983, quando aqui cheguei, sonho colocar um béret. Agora estamos liberadas e preparadas para o próximo inverno so béret!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
Janaina Nominato de Oliveira
Será que em maio ainda fica bem usar? Acho lindo, e nunca pensei que era só clichê, mas quero uma!
Lina
Janaina
Use sim em maio.
Vera
Quando estive em Paris, em jan/13, eu pensei em comprar uma boina justamente por causa do inverno e por ser muito mais estilosa que um gorro…. Porém, além de não ver ninguém nas ruas usando, só as via à venda em camelôs. Logo, deduzi que era artigo só para turistas, e acabei não comprando…. Agora, depois de ler este post, quando for a Paris novamente no inverno, não deixarei de comprar!
Lenna Ranghetti
As boinas, se bem usadas são muito charmosas. Aliás, um hábito aqui no Rio Grande do Sul, onde faz frio. Principalmente nas fazendas e estâncias.
Lina
Lenna
Não sabia que era hábito no RGS. Bom saber!
jorge fortunato
Quando viajei em 2003 levei uma boina. Lembro de ter usado poucas vezes. Uma delas foi numa tarde muito fria em Montmartre. Imaginem que tinha uma estrela do PT na boina. eu era suadado e os artistas da Place Tertre gritavam Lula, Lula…resumo da ópera, tive que dar a tal estrela do PT para um pintor famoso. aliás, preciso levar essa história para o Blog. Depois foi só desilusão…com Paris, nuca. Com o partido. Mas isso é outra história e que não cabe aqui.
Adriana Pessoa
Farei parte dessa turma, pois acho um charme!!
Mage Santos
Eu moro em Milao e todos os invernos alterno gorro e boina… Tenho uma preta e uso bastante. Como vc diz, Lina, se pode usar de todos os jeitos. Eu geralmente, a uso puxada um pouco para tras…
Ana T. Frost Blog
Mas ai que ta o charme “so french” , nao acho clichê para nada, vejo como um clássico que simplesmente foi esquecido pelo seu povo. Na primeira primeira vez em Paris eu olhava cada francês buscando a conhecida boina francesa 🙂 mas vi somente em pessoas mais velhas ou um e outro artista boêmio. Entao pelo que vi cheguei a conclusão de que tava passado, um clássico fora de moda.
Evelyn
Quando fui a Paris não tirei a boina da cabeça!! E como levei uns looks neutros, a graça foi brincar com as cores nos lencinhos e nas boinas… Graças a Deus tem esses camelôs em Paris, tudo bem baratinho e sempre tem promoção quando se compra mais de um… E o melhor, eles adoram os brasileiros!
Clara
Eu tenho uma idêntica a da foto, veeeelha… Era da minha mãe quando mocinha, mas está em perfeito estado. Vou ressucitá-la! Hehe
jane
Fico horrorosa de boina. Não acho uma que me sirva.