Em conversa com o pessoal da Air France Brasil, descobri que os comissários de bordo da companhia são treinados para garantir um atendimento especial aos brasileiros. Aliás, não só aos brasileiros. A empresa entende que cada povo tem a sua cultura e procura sempre se adequar às especificidades de cada país.
Curiosa, quis saber como é o atendimento aos brasileiros.
Em primeiro lugar: a Air France sabe que somos um povo alegre e hospitaleiro. E que gostamos de ser tratados da mesma forma – valorizamos um serviço caloroso, gentil, e apreciamos um sorriso. Ao contrário, não lidamos bem com frieza e arrogância.
A Air France entende que o brasileiro, muitas vezes, está acostumado a ser servido dentro da própria casa. Portanto, é alto o nosso nível de exigência para o serviço de bordo. Mas não apenas, somos exigentes em todas as áreas: pontualidade, segurança e comunicação.
Somos reconhecidos pela companhia pela nossa higiene. Hábitos que muitas vezes podem ser comuns para os franceses – como pegar o pão com as mãos – devem ser evitados pelos comissários.
E temos gostos especiais. Os comissários sempre devem procurar servir gelo e limão junto com as bebidas frias. Gostamos de refrigerante (agora a Air France oferece Guaraná nos voos de e para o Brasil), em especial os lights e zero. E também de adoçantes e de leite para o café.
Além desses cuidados especiais, a Air France tem 60 tripulantes brasileiros e aproximadamente 500 funcionários que falam fluentemente o português do Brasil. Todos os voos de ou para o Brasil contam com pelo menos um comissário brasileiro – e outros dois que falam português com fluência. E a equipe de solo do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, também conta com atendentes que falam português. O objetivo da companhia é fazer o brasileiro se sentir acolhido, confortável e seguro, mesmo estando fora de casa.
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40 Comentários
Sirlei Christoforo
Fui e voltei de berlim de air france via CDG. Gostei muito da alimentação e da tentativa de contato conosco. Tinha 1 comissario brasileiro, os demais falavam francês ou inglês. Teve um Gregory seu nome que vendo minha jaqueta da maratona de berlim manteve uma conversa agradável, foi muito gentil e educado. Ja tinha ido de air france em 1997, coincidentemente voltei pra Europa por ela. RECOMENDO E VOLTARIA COM CERTEZA. abraços
Tess
P.S. – complementando – quando adquirimos a passagem pagamos mais em razão do horário!
Tess
Querida Lina e colaboradores do CP,
Acompanho o site há anos, comprei vários guias, vejo os posts todos os dias e agradeço toda a ajuda e orientação nas maravilhosas viagens que já fiz. Peço desculpas por nessa vez não poder contribuir com tantas e tantas dicas que vocês nos dão quando viajamos e imagino como deve ser a cobrança, mas por favor não levem minha insatisfação por esse lado.
Quero relatar que fiz uma reserva pela Air France amparada por todos elogios e cumplicidade que a empresa aparentava ter com o CP, para Madri/Paris para minha mãe, tias e eu.
Como muitos que não saem das cidades principais (SP e RJ) escolhi os voos com base nos nosso compromissos, saindo de Florianópolis no horário de almoço (12:43h) . Acontece que agora, faltando pouco mais que uma semana pra nosso embarque (13/09) recebi um email da Air France para complementar os dados das passageiras… com alteração de voos, com embarque ao invés de 12:43h às 06:05h!!! Essas alterações nunca me foram informadas! Apesar de não mudar o horário de nossa chegada no destino final, perdemos o compromisso do dia 13 aqui (um batizado). Mas além de não sermos avisadas, consta do site da Air France a possibilidade de um voo perto daqueles que contratamos, sem que nos fosse sequer possibilitada a alteração (possível saída 11:26h). Ao ligar pra Air France soube que apenas terça feira (08.09), poderei tentar fazer qualquer alteração em razão do feriado de 07.09. Agora passarei o final de semana esperando uma possibilidade…
Infelizmente não esperava um descaso desse nível da empresa.
Com relação ao serviço, fico devendo por enquanto!
Desculpem o desabafo e agradeço todas as maravilhosas dicas que vocês nos fornecem, de valor inestimável, pois minhas viagens são melhores graças a vocês!
MARCOS WILSON SILVA
Esse tipo de atendimento deveria se estender aos funcionários que atendem telefonemas no Brasil.
Quando liguei o atendimento foi péssimo. Em nenhum momento notei um atendimento “gentil” e com vontade de esclarecer as questões postas.
Em compensação, na hora do check-in, fomos atendidos por uma funcionária nota 1000.
Abraço
vera
Olá Rodrigo, sei que você não escreveu o post sobre a Air France. Mesmo assim quis deixar registrado que adoro o blog em geral e o que você escreve em particular. Abraço a toda a equipe.
PS: no vídeo sobre o que vestir na primavera pude ver como vocês são. Sei por que não reclamam da econômica. Todos são suuuuuuuuuuuper magrinhos. Ai que inveja…branca, tá?
Abraços.
Rodrigo Lavalle
Vera, obrigado pelos elogios.
Abraços.
Má
***Corrigindo: Em minha modesta opinião.
Má
Em minha modéstia opinião acho que a escolha da Cia Aérea é bem particular, pois avaliamos sem dúvida não só o preço, bem como o serviço prestado dentro e fora da aeronave. Já viajei para Paris pela TAM, Lufthansa e ano passado pela Airfrance. Pela TAM atendimento mediano. Pela Lufthansa, ótima equipe de bordo na ida, com comissários falando português e simpaticíssimos. Já na volta a equipe de bordo foi fria e pouco cortez. Ano passado experimentei a Airfrance, excelente atendimento da equipe de bordo, havia uma comissária que falava português e as demais se comunicaram em inglês comigo sem problemas. Já no CDG na volta, tive excesso de bagagem e a funcionária da Airfrance só falava francês e não sabia nem tinha paciência em falar comigo em inglês. Para minha sorte, havia um funcionário brasileiro da Airfrance ajudando nas filas do check in, eu o chamei, pedi sua ajuda e ele prontamente me arrumou uma sacola plástica grande (da Airfrance) onde eu pude acomodar minhas coisas e dividir o peso da mala de mão, e não paguei excesso de bagagem. Já no voo da volta, a equipe de bordo foi razoável, nem simpática nem antipática, diria apática! E não recebi nenhum sorriso ou cordialidade excessiva, apenas um serviço básico. Por comparação, acho a comida e lanches servidos a bordo da Airfrance e Lufthansa muito melhores do que o da TAM, bem como a “copa” das aeronaves fica aberta aos passageiros que se servem à vontade durante todo o voo, um diferencial que a TAM em 2012 ao menos não tinha. Resumo da ópera, não culpo a Cia Aérea que é boa ou ruim, é a equipe de profissionais, que às vezes estão afim de andar mais uma milha, ou às vezes não dão sequer um passo a mais para lhe prestar um bom serviço. Em outubro desse ano estarei indo a Paris novamente, não pensei duas vezes, já escolhi a Airfrance, dentre todas que já viajei, achei o custo benefício melhor. Abraços a Equipe do CP, sempre com ótimas pautas!
Mauricio Christovão
Finalmente resolvida a questão de gênero de Dillemba e Neftalí!!! Quanto às companhias aéreas, no vôo da TAP da nossa volta de Lisboa, onde tivemos que fazer escala fugindo da greve da Air France, vi uma aeromoça portuguesa “descascando” um pobre passageiro que tinha ido ao banheiro e queria passar pelo corredor, que tinha sido ocupado pelo carrinho de refeições. Acho que existem pessoas e tripulações grosseiras ou atenciosas. Convém não generalizar. Sempre fomos bem tratados na França, em Paris ou no interior, em Lisboa todos foram ótimos com os “brasucas” aqui. Mas tudo isso pode ser pura sorte, é claro…
Neftalí
Oi Dillemba! E eu antes achava que você era monsieur…Que bom que já estamos definidos!
Obrigado pela dica, realmente as Grandes Eaux Nocturnes de Versailles devem ser maravilhosas, assim como os fogos artificiais. Vai ficar anotado para a próxima visita!
Silvia
Viajei ano passado pela Air France e realmente foi difícil a comunicação dentro do avião. Um francês muito gentil tentou me ajudar, mas a brasileira que estava abordo, simplesmente me ignorou quando pedi um cobertor extra para minha mãe de 72 anos. No Charles de Gaulle no nosso retorno, fomos atendidas por um português que nos ajudou prontamente. As poltronas da econômica são terríveis mesmo. Pelo custo, creio que poderia ser melhor e na próxima viagem vou preferir TAP ou TAM.