Em conversa com o pessoal da Air France Brasil, descobri que os comissários de bordo da companhia são treinados para garantir um atendimento especial aos brasileiros. Aliás, não só aos brasileiros. A empresa entende que cada povo tem a sua cultura e procura sempre se adequar às especificidades de cada país.
Curiosa, quis saber como é o atendimento aos brasileiros.
Em primeiro lugar: a Air France sabe que somos um povo alegre e hospitaleiro. E que gostamos de ser tratados da mesma forma – valorizamos um serviço caloroso, gentil, e apreciamos um sorriso. Ao contrário, não lidamos bem com frieza e arrogância.
A Air France entende que o brasileiro, muitas vezes, está acostumado a ser servido dentro da própria casa. Portanto, é alto o nosso nível de exigência para o serviço de bordo. Mas não apenas, somos exigentes em todas as áreas: pontualidade, segurança e comunicação.
Somos reconhecidos pela companhia pela nossa higiene. Hábitos que muitas vezes podem ser comuns para os franceses – como pegar o pão com as mãos – devem ser evitados pelos comissários.
E temos gostos especiais. Os comissários sempre devem procurar servir gelo e limão junto com as bebidas frias. Gostamos de refrigerante (agora a Air France oferece Guaraná nos voos de e para o Brasil), em especial os lights e zero. E também de adoçantes e de leite para o café.
Além desses cuidados especiais, a Air France tem 60 tripulantes brasileiros e aproximadamente 500 funcionários que falam fluentemente o português do Brasil. Todos os voos de ou para o Brasil contam com pelo menos um comissário brasileiro – e outros dois que falam português com fluência. E a equipe de solo do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, também conta com atendentes que falam português. O objetivo da companhia é fazer o brasileiro se sentir acolhido, confortável e seguro, mesmo estando fora de casa.
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40 Comentários
Thereza
Ja é a segunda vez q deixo uma pergunta e fico sem resposta!
Rodrigo Lavalle
Thereza, como você fez a sua pergunta ontem (domingo) à noite, eu ainda não tive tempo de respondê-la. Todas as perguntas do blog são respondidas em um prazo de 36 horas.
A sua pergunta anterior foi respondida no dia seguinte: https://www.conexaoparis.com.br/2012/09/18/onde-aprender-frances-institut-catholique-de-paris/.
Abraços.
Melo
De uma maneira geral, o francês é um povo muito descortês.
Dizer que a Air France trata bem o brasileiro só em matéria paga.
Rodrigo Lavalle
Melo, de uma maneira geral, o francês não é nem mais nem menos descortês que o brasileiro. Eles somente não aceitam arrogância ou falta de polidez de clientes, amigos, fornecedores, colegas, etc.
Abraços.
Camille B.
Nas férias de agosto de 2014, umas 20 pessoas foram desembarcadas do vôo Paris CDG- Rio GIG e não somente não havia NENHUM membro da equipe de solo que falasse NEM português NEM espanhol (muitos latino americanos que iam para outras capitais da América do Sul).
Marceela
Infelizmente tenho que descordar do post achei onarendimento da air france ruim de forma geral. Eles não se interessam em abordar uma cinversa em outra língua que não frances, de certa forma achei eles ríspidos . Uma pena
ana lucia
Tenho duas reclamacoes contra a air France:1-as refeicoes gluten free sao horriveis.pobre e sem criatividade.2:me parece- se eh que e possivel-que as poltronas da classe economica estao ainda mais desconfortaveis. Viajei esse ano e francamente nao gostei.
Cristiane Chieregato
Este ano fiz 2 viagens com a Air France, o atendimento a bordo foi maravilhoso e o atendimento no aeroporto Charles de Gaulle excepcional, equipe atenciosa e eficiente. Recomendo!
rita gomes silva
voltei de paris e dentro da europa viajei pela air france. atendimento impecável. vou repetir.
Solange Campos
A tempo: a TAP ( no ar) é imbativel em materia de gentileza, acolhimento e serviço em geral. Em terra, é correta. Uma parada em Lisboa, e depois Paris: viva a TAP. Sem sustos.
SOLANGE CAMPOS
Dificilmente volto a viajar pela Air France. O atendimento a bordo foi apenas polido e muito apressado; o jantar na ida era made in Brazil, frio e mal confeccionado. Em terra, a impressão que se tinha era de que todo mundo estava de olho no relogio para ir embora. E o pior: as greves. A Air France costumava ( costuma?) fazer greve com frequencia. Da ultima vez, saimos de um ap alugado, tinhamos de deixa-lo, Paris estava superlotada ( feiras de outubro, 2008) e foi uma agonia. Por sorte, a greve acabou na véspera e não ficamos ao léu. Deus nos livre da Air France! nunca mais.
dillemba
Oi, Neftalí, quando lia teus comentários também pensava: é, “a” Neftalí conhece bem Paris. A respeito de Versailles, não vi os Jardins Musicais, mas as Grandes Eaux Nocturnes são deslumbrantes. No Bosquet das Trois Fontaines eles colocam gelo seco a partir do chão, dando a sensação que se caminha nas nuvens, o que no meu caso era verdade. No La Colonnade tem laser zebrado que não há nem como explicar de tão lindo. No Tapis Vert correm línguas de fogo em harmonia com os jatos d’água ao fundo. Pode ir sem medo.
Com relação à Air France, ótimo atendimento da parte dos comissários de bordo. Aliás, ser recebida a bordo com: bonjour, madame, é o máximo. No CDG consegui me virar com o meu francês, porque pelos funcionários que falam português estou esperando até agora.
Rodrigo Lavalle
Dillemba, obrigado pelas descrições dos espetáculos.
Abraços.