Em conversa com o pessoal da Air France Brasil, descobri que os comissários de bordo da companhia são treinados para garantir um atendimento especial aos brasileiros. Aliás, não só aos brasileiros. A empresa entende que cada povo tem a sua cultura e procura sempre se adequar às especificidades de cada país.
Curiosa, quis saber como é o atendimento aos brasileiros.
Em primeiro lugar: a Air France sabe que somos um povo alegre e hospitaleiro. E que gostamos de ser tratados da mesma forma – valorizamos um serviço caloroso, gentil, e apreciamos um sorriso. Ao contrário, não lidamos bem com frieza e arrogância.
A Air France entende que o brasileiro, muitas vezes, está acostumado a ser servido dentro da própria casa. Portanto, é alto o nosso nível de exigência para o serviço de bordo. Mas não apenas, somos exigentes em todas as áreas: pontualidade, segurança e comunicação.
Somos reconhecidos pela companhia pela nossa higiene. Hábitos que muitas vezes podem ser comuns para os franceses – como pegar o pão com as mãos – devem ser evitados pelos comissários.
E temos gostos especiais. Os comissários sempre devem procurar servir gelo e limão junto com as bebidas frias. Gostamos de refrigerante (agora a Air France oferece Guaraná nos voos de e para o Brasil), em especial os lights e zero. E também de adoçantes e de leite para o café.
Além desses cuidados especiais, a Air France tem 60 tripulantes brasileiros e aproximadamente 500 funcionários que falam fluentemente o português do Brasil. Todos os voos de ou para o Brasil contam com pelo menos um comissário brasileiro – e outros dois que falam português com fluência. E a equipe de solo do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, também conta com atendentes que falam português. O objetivo da companhia é fazer o brasileiro se sentir acolhido, confortável e seguro, mesmo estando fora de casa.
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40 Comentários
vera
Se você for viajar pela Air France na econômica, faça uma dieta, emagreça, porque as poltronas são incrivelmente estreitas. A tripulação é super bacana mas a companhia deveria melhorar o espaço entre as poltronas porque viajar mais de 11 horas engessado é só para os fortes, muito fortes.
Abraço Rodrigo. Adoro seus posts.
Rodrigo Lavalle
Vera, obrigado mas esse post especificamente não fui eu quem escreveu.
Abraços.
Neftalí
Oi Rodrigo! Pois é, meu nome é uma homenagem ao Pablo Neruda, que se chamava realmente Ricardo Neftalí Reyes. Se me tivessem batizado como Ricardo, ou mesmo Pablo, sem dúvida a minha vida teria sido mais fácil…Grande abraço!!
Maria Angelica
Impressões que tive no vôo do Rio de Janeiro para Paris é que quando entrei no avião já estava fora do Brasil, pois pouco se falou em Português, na hora de questionar sobre o tipo de comida, somente falavam Inglês ou Francês e no aeroporto o funcionário da cia não falava português na recepção. Vamos ver se na volta haverá alguém que fale fluentemente o português.
Eu consegui me virar com o inglês, mas há pessoas que não compreendem muito e ficam perdidos como vi no aeroporto no dia que cheguei no Charlles Gaulle.
Adriana Correa
viajamos na semana retrasada pela Air France.
Eu gostei bastante e realmente o atendimento foi espetacular.
Meu marido so reclamou que a poltrona era mto desconfortável, muito dura nas costas.
Nazaré
Nunca viajei de Air France, mas agora fiquei com vontade. Adorei. Boa iniciativa.
MonicaSA
Já peguei alguns comissários que faltaram à esta aula.
Uma vez um comissário me disse que não havia pasta, que eu escolhesse outro prato. Minutos depois, o mesmo comissário estava servindo pasta para um casal de franceses.
Viajo pelo menos duas vezes ao ano à França, sempre pela Air France. Para mim, o melhor da companhia é a tripulação brasileira. Pronto falei.
Mauricio Christovão
O pessoal de cabine mostrou-se gentil e atencioso nas oportunidades em que viajamos de Air France, mas quanto ao pessoal de terra na França, o atendimento variou entre a delicadeza(quase sempre) e a extrema arrogância(uma vez).
Neftalí
“A Air France entende que o brasileiro, muitas vezes, está acostumado a ser servido dentro da própria casa”.
Concordo. Fui comissário de bordo (não da Air France) por alguns anos, e o passageiro mais chato (sem generalizar) é o brasileiro. Chega cheio de malas, exigindo algo para beber, mesmo durante a revisão de segurança. Como está pagando sua passagem, considera que a tripulação de bordo são empregados seus.
Mas pelo menos, a maioria dos brasileiros sempre está limpa e de banho tomado…
Em quanto à Air France, nada a reclamar, sempre fui bem tratado.
Rodrigo Lavalle
Neftalí, finalmente descobri que você é homem.
Abraços.
samuel
Nas oportunidades em que viajei pela companhia não observei este diferencial.
Ana Schw
o atendimento da airfrance é muito bom! Fiquei muito feliz em voos recentes, o único problema que tive foi com o pessoal de solo em Munique, provavelmente não tão acostumados com brasileiros! Além de não darem informações adequadas, minha mala foi etiquetada com o peso de quilos (tinha cerca de 22) e quando chegou aberta no Brasil não foi possível verficar se faltava algo através do peso…