Vários leitores do blog foram vítimas de um golpe nas escadarias de Montmartre. Tudo se passa da seguinte forma.
Ao subir as escadas em direção a Igreja Sacre Coeur, o turista se vê cercado por pessoas que tentam amarrar no seu pulso uma fitinha. Elas são insistentes e capazes de uma certa violência para finalizarem o golpe. Se conseguem, reclamam, da mesma maneira intimidante, uma soma de dinheiro. Se não conseguem ficam agressivos verbalmente. Parece que a situação é desagradável. Alguns leitores desceram por outro caminho porque ficaram amedrontados.
Enquanto a polícia parisiense não toma nenhuma medida para acabar com isto, aconselho duas soluções. A primeira, não pegar as escadarias principais situadas na frente da Igreja. Subir pelo caminho alternativo que cito no artigo Roteiro de Montmartre e que está também no Guia Conexão Paris 1. A segunda, menos interessante, pegar o bondinho. Para os que não sabem, ele se encontra ao lado das escadas principais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
300 Comentários
Ricardo Sandri
Quase cai no mesmo golpe nas escadarias, estava subindo veio um “Senegales” pegou no meu braço e tentou amarrar algo, mas eu prevenido e remediado gritei No, don´t touch me…. e sai andando, na hora de descer desci pelo lado alternativo. Mas alegria de pobre dura pouco, peguei o metrô e no entra e sai um grupo empurrou meu pai e quando descemos notamos que ele estava sem o celular dele…
Rodrigo Lavalle
Ricardo, sentimos muito pelo ocorrido. Obrigado pelo seu comentário.
Elisa Pedroso
Bem… fui assaltada no “bondinho”que leva ao Sacre Coeur, ANTES DA PORTA FECHAR, e…não foi por senegaleses. Foi por três pessoas (15, 11 e 6 anos de idade!!!), LINDOS, bem vestidos, que dentro do bondinho se faziam passar por filhos de qualquer turista que lá estivesse. O mais velho ficou me empurrando, eu olhando e fazendo cara feia e ele, ignorando abertamente minha cara, me empurrando. De repente, ele jogou um isqueiro no chão, que fez um barulhao! Todos olharam para o chão e, quando me virei, vi ele e os outros dois saindo rápido. Não sei como, olhei para minha bolsa que estava aberta e a carteira se foi…comecei a gritar que nem uma louca “policia”, policia, chamem a policia…as outras pessoas evitaram que a porta do bondinho fosse fechada e eu saí gritando atrás deles. De repente, brotaram 3 homens, do nada e eu entrei em pânico, pois pensei que eram da gangue, quase enfartei e não, graças a Deus, eram policiais à paisana, que já tinham recebido várias denúncias de roubos naquele dia. Um deles era português (minha sorte) e disse que os meninos ficavam embaixoi e os adultos, lá em cima. Como eles saiam do bondinho exatamente na hora de fechar a porta, a vítima não tinha como pedir ajuda e, ao chegar lá em cima, os outros faziam o mesmo golpe..Prenderam os meninos (mas me falaram que no dia seguinte estariam nas ruas), eram ciganos romenos que são treinados desde pequenininhos para golpes desse tipo. Esse policial português, de nome Daniel, terá minha dívida eterna: salvou minha vida e minha viagem.Ele perguntou o que tinha na minha carteira, falei o valor em dinheiro (era o primeiro passeio do dia), cartões, etc… e ele achou no bolso da jaqueta do menorzinho, conferiu e disse que, para me devolver os pertences, tinha que ser feito o Boletim de Ocorrência. Fomos para a delegacia, a guia da Europamundo forneceu ao Daniel seu telefone, para que ele entrasse em contato com ela quando eu fosse liberada e, acreditem, com o maior respeito ele cuidou de mim o dia todo! Foi intérprete, me levou comida, perguntou se eu queria passar pelo médico, etc… Esqueci de dizer que tenho 65 anos…rs… Fui liberada as quatro da tarde ! Com uma viatura de policia o Daniel nem ligou para a guia e pediu a um outro policial que me levasse ao encontro do grupo, que estava no Museu dos Inválidos. Perdi o dia, chorei o dia todo na delegacia, fiquei feliz de ter recuperado todas as minhas coisas, agradeci a Deus por ter encontrado o Daniel (o que eu ía fazer para resolver tudo isso, em francês???) e muito triste por quem não teve a mesma sorte. Cuidado é pouco! Repito, as três crianças estavam acima de qualquer suspeita: bem vestidos e lindos. Se alguém que ler este, morar em Paris e puder, algum dia, agradecer a esse policial, será muito bom! Ficarei feliz. A delegacia é a daquele bairro.
Rodrigo Lavalle
Elisa, sentimos muito pelo ocorrido. Esperamos que essa experiência ruim não lhe impeça de curtir a cidade e o resto da sua viagem.
Renata
Eles foram muito intimidantes e agressivos comigo e meu esposo. Seguraram nosso braço a força e quando resisti vieram mais uns 6 na nossa direção. Não sabia o que estava acontecendo e tentava sair mas eles seguravam nosso braço…nesse momento minha mãe, que estava um pouco mais distante, viu e começou a gritar e a fazer barulho e eles soltaram a gente! Recomendo evitar o local.
Rodrigo Lavalle
Renata, sentimos muito pelo ocorrido.
Gledson
Fui assaltado por eles na descida das escadas também em 22 de julho. Cercaram-nos e forçaram a por a porcaria da fita. Eu resisti mais aí juntaram 3 pra fazer ameaças e exigir a grana que eu tinha. Era um grupo grande na descida. Pensei em reagir mais vi que eram muitos cerca de 15 a 20 pessoas negras do Senegal. Não vale a pena correr o risco. Evitem ir a Sacrecrë ou peguem táxi pra ir e voltar.
Rodrigo Lavalle
Gledson, sentimos muito pelo ocorrido. Obrigado pela alerta.
Ingrid
Meu marido e eu passamos por isso nesta manhã. Eu consegui me livrar deles no primeiro momento, mas agarraram o braço do meu marido e nao soltavam. Quando voltei para ver o que estava acontecendo me pegaram tambem. Tentei sair, mas um deles foi bem grosso comigo. Fizeram a tal “tradição” e na hora que meu marido foi dar umas moedas, um deles já pegou o dinheiro da nossa bolsa.
Nao sabia desse risco! Se soubesse nao teria ido pelas escadas.
Ficamos com muito medo de descer, e acabamos pegando um taxi.
Rodrigo Lavalle
Ingrid, sentimos muito pelo ocorrido.
vivi
meu Deus, estou pensando em evitar o local ou colocar uma blusa sem vestir as mangas, tipo camisa de força…