Como acontece em todo verão desde 1996, o trecho do RER C – trem que liga Paris ao castelo de Versailles – que passa por Paris ficará interrompido para obras em julho e agosto de 2019. Veja o período e as alternativas de transporte.
Atenção quem vai estar em Paris no período de 15 de julho a 24 de agosto de 2019 e pretende ir ao castelo de Versailles de trem RER C. Nesse período o trecho que vai da estação Gare d’Austerlitz até a estação Javel estará em obras e as seguintes estações em Paris estarão fechadas: Saint-Michel – Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont de l’Alma e Champ de Mars – Tour Eiffel . Mas o trem continua funcionando a partir da estação Javel e indo até o castelo de Versailles (estação Versailles Rive Gauche).
Os jardins do Castelo de Versailles. Foto: Takashi Images | Shutterstock
E por que fazer essas obras em pleno verão, com a cidade cheia de turistas loucos querendo conhecer Versailles? Porque julho/agosto é o período de férias dos parisienses portanto a interrupção do tráfego afeta um número menor de moradores da cidade que são usuários diários do trem RER C.
As alternativas para chegar ao castelo de Versailles são:
- Pegar em Invalides a navette/ônibus especial (trecho rosa na imagem acima) que vai até a estação Javel e lá pegar o RER C5 com destino à estação Versailles Rive Gauche. As linhas 8 e 13 do metrô param na estação Invalides.
- Pegar o metrô linha 10 até a estação Javel – André Citroën, andar até a estação Javel e lá pegar o RER C5 com destino final na estação Versailles Rive Gauche.
- Pegar na estação ferroviária Paris Montparnasse o trem Transilien linha N até a estação Versailles Chantiers. As linhas 4, 6, 12 e 13 do metrô param na estação Montparnasse – Bienvenüe que é conectada à estação ferroviária Paris Montparnasse. A caminhada de Versailles Chantiers até a entrada do castelo leva cerca de 20 minutos.
- Pegar na estação ferroviária Paris Saint Lazare o trem Transilien linha L até a estação Versailles Rive Droite. As linhas 3, 12, 13 e 14 do metrô param na estação Saint-Lazare. A caminhada de Versailles Rive Droite até a entrada do castelo leva cerca de 20 minutos. Opção não válida para os domingos 14, 21 e 28 de agosto até 12:30.
Compre aqui seus ingressos antecipados para o castelo de Versailles.
Outras maneiras de ir ao castelo de Versailles:
- Deônibus de turismo com a empresa Paris City Vision. Você pega o ônibus confortável e com ar condicionado no centro de Paris (2 rue des Pyramides, 75001) e ele te leva até Versailles. A empresa possui opção de passeio de ½ dia (acesso somente ao castelo principal e jardins) e de 1 dia inteiro com acesso total (clique aqui e aqui para mais informações e fazer sua reserva. Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto, basta usar o código CONEXAOPARIS ao efetuar a compra.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
12 Comentários
Catarina
Estarei em Paris no inicio de janeiro.Chegaremos via Air France às 08:45h e, não conseguiremos pegar o RER B pois terminará o horário de pico. O Directbus será a melhor alternativa?(ficaremos próximo à Bastille). Conseguiremos ir a Versailles(quais alternativas?)?Os museus estão funcionando normalmente? São taaaantas dúvidas…! Obrigada
Rodrigo Lavalle
Catarina, a linha 4 do Bus Direct tem parada na Gare de Lyon, que fica próximo à Bastille.
Caso ainda esteja havendo greve, provavelmente não será possível ir à Versailles de trem RER C (será preciso verificar o blog do trem RER C no dia anterior para saber como será a situação).
Em princípio os museus e monumentos estão abrindo normalmente, recomendável verificar nos respectivos sites antes de sair de casa.
Natália
Oii, sabe me dizer se já está tudo normalizado? Tentei encontrar os horários do RER C para ir a Versailles, mas não estou conseguindo…
Rodrigo Lavalle
Natália, tudo foi normalizado na data prevista mencionada no artigo acima.
Maria Virgínia Parizio de Medeiros
Também pode pegar a linha 9 do métro , descer no terminus Pont de Sèvres e pegar o bus Versailles Château, não é? Foi essa a indicação que fiz a uma amiga que está indo no próximo fim-de-semana.
Rodrigo Lavalle
Maria Virgínia, sim, essa opção, apesar de ser mais demorada, também é correta.
Keila
Eu estarei hospedada no Ibis Asnieres e pensei em ir à Versailles de bicicleta, é viável?
Rodrigo Lavalle
Keila, existe um trajeto de bicicleta ligando Paris (especificamente a catedral Notre Dame) a Versailles. Não sei lhe informar se saindo do Ibis Asnieres existem ciclovias até o castelo.
Deborah
Realmente, aumento o coro para uma explicação sobre a linha 6 do metrô. Meu hotel fica bem próximo da estação Dupleix e toda simulação de itinerário que eu faço manda eu pegar a linha 6 e descer/entrar nessa estação, mas ela está na faixa interditada, correto?
Tô ficando doida aqui hahahaha
Rodrigo Lavalle
Deborah, iremos publicar um artigo sobre o assunto.
Guilherme
Linha 6 também interrompida de julho a setembro! Acho que vale um post! Informação em https://www.ratp.fr/travaux-manifestations/metro/.
Abraços!
Rodrigo Lavalle
Guilherme, obrigado pela dica. Faremos um post sobre o assunto.