Atenção: desde a pandemia o Museu do Louvre não possui mais dia mensal gratuito.

Museu do Louvre gratuito no 1° sábado do mês.

A partir de janeiro de 2019 o Museu do Louvre deixa de ser gratuito no 1° domingo dos meses de outubro a março e passa a ser gratuito no 1° sábado de todos os meses do ano a partir das 18h00.

Clique aqui e veja nosso infográfico com curiosidades sobre o Louvre.

Gratuidade aos domingos

A gratuidade no Louvre no 1° domingo do mês foi instaurada em 1996 com o objetivo principal de atrair os parisienses e demais franceses que, por falta de tempo ou dinheiro, nunca haviam visitado o museu ou o visitavam pouco.

Museu do Louvre gratuito

Museu do Louvre (foto: )

No começo, a inciativa deu certo mas, devido ao aumento anual do número de turistas na França e a inciativa de certas agências de viagens que chegavam ao Louvre com ônibus lotados de turistas estrangeiros, a frequentação pelos parisienses/franceses começou a cair.

Segundo as estatísticas levantadas pelo Louvre de janeiro 2014 a setembro 2018, os domingos gratuitos não atraíram um percentual maior de primeiros visitantes (55%) que os domingos pagos (58%) e outros dias da semana (59%).

Gratuidade aos sábados

Talvez por perceber que as visitas noturnas pagas (quartas e sextas) são menos concorridas, o museu tenha mudado o dia gratuito de domingo para sábado à noite. O objetivo mais uma vez é atrair os moradores de Paris e arredores – principalmente os jovens e as famílias – que nunca foram ao Louvre. No sábado à noite a opção de programas é maior e mais variada e grande parte dos turistas está descansando nos hotéis após um dia inteiro de atividades ou está jantando ou assistindo a um espetáculo.

Museu do Louvre gratuito

Interior do Louvre (foto: )

Então, no 1° sábado de todos os meses do ano de 2019, a partir das 18h e até às 21:45, o Louvre propõe a visita gratuita de suas alas Denon e Sully, onde se pode admirar as pinturas italianas e francesas, as antiguidades egípcias, gregas, etruscas e romanas e a arte islâmica. Algumas obras-primas de destaque nessas alas: Mona Lisa, A Coroação de Napoleão, Vitória de Samotrácia, Vênus de Milo e O Escriba Sentado. Não é preciso retirar ingresso ou fazer reserva, basta chegar a partir das 18h e entrar na fila.

A ala Richelieu, onde estão as coleções de antiguidades orientais (O Código de Hamurabi, os touros alados de Khorsabad), objetos de arte (A espada de Carlos Magno) e escultura francesa (os magníficos pátios Marly e Puget), também terá acesso gratuito e várias atividades – como concertos e ateliês – serão oferecidas aos visitantes. É preciso fazer reserva a partir de 15 dias antes do sábado em questão na página Facebook do Louvre (seção Eventos).

 


Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

Cobrar ou não cobrar

Diferente dos museus nacionais franceses, o museus nacionais ingleses são sempre gratuitos. Em recente visita a Londres, ficamos impressionados pelo fato de não haver filas quilométricas no British Museum e na National Gallery. Porém, algo que nos incomodou um pouquinho foi o “assédio” em vários pontos do museu para fazermos uma doação, melhor cobrar pela entrada e deixar o visitante tranquilo o resto do tempo.

Museu do Louvre gratuito

British Museum (foto: )

Em Nova Iorque, o Metropolitan Museum of Art praticou durante 50 anos a política de que o visitante pagava o tanto que quisesse para entrar no museu, sendo que o mais recente valor recomendado era 25 dólares. Porém, desde o dia 1° de março de 2018, somente os moradores de Nova Iorque têm esse privilégio. Os turistas – que correspondem a 31% dos visitantes – pagam obrigatoriamente 25 dólares de entrada. Uma facada. Segundo o MET, nos últimos anos o valor médio pago pelos visitantes era de somente 9 dólares, quantia insuficiente para a manutenção do museu, apesar do seu orçamento anual de 305 milhões de dólares mais as doações e campanhas feitas regularmente.

Ajuda para visitar o Louvre: ingressos, guias e visitas guiadas

Antes de se aventurar no Museu do Louvre, leia nosso artigo completo com muitas dicas e explicações úteis sobre o museu.

Ingresso: se você não quiser visitar o Louvre no dia gratuito, clique aqui para comprar seu ingresso antecipado com acesso prioritário.

Guia: caso você queira uma ajuda especializada para melhor visitar o museu, sugerimos o guia O Essencial do Museu do Louvre que traz um roteiro de cerca de 3 horas passando por 18 obras obrigatórias do museu (clique aqui e compre o seu).

Visita guiada: outra opção é a visita guiada com guia brasileira Zildinha Figueiredo que começa nas ruínas do Louvre Medieval e termina no apartamento de Napoleão III, já no século XIX (clique aqui).


O Essencial do Museu do Louvre

Conheça também nosso guia O Essencial do Museu do Louvre. Escrito pela arte-educadora Patricia Camargo e ideal para quem pretende visitar o Louvre pela primeira vez, este pequeno guia apresenta as principais obras do Louvre e explica a importância de cada uma delas. À venda no site hotMart.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris