A jornalista Daniela Nahass acaba de se mudar para Madri com marido, filho e duas gatas. Nesse artigo ela nos conta o passo a passo para obter o certificado veterinário internacional que permite viajar e entrar na União Europeia com animais de estimação.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Antes mesmo de comprar a passagem
Se você pretende se mudar para a Europa com o seu pet ou trazê-lo nas férias, verifique quais são as regras para transporte de animais de estimação da companhia aérea com a qual você pretende viajar. Faça essa pesquisa antes mesmo de comprar a passagem.
As companhias aéreas têm restrições quanto ao tipo e raça de animal a ser transportado (algumas raças de cachorro não podem ser transportadas em voos comerciais nem mesmo no porão do avião); limite de peso do animal para levá-lo na cabine ou no porão; tamanho e peso da caixa onde o animal deverá ser transportado etc. Clique aqui para ler as regras da Air France, aqui para as regras da LATAM e aqui para as regras da TAP.
Nós temos um artigo mais detalhado sobre as regras da Air France, clique aqui para acessá-lo.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Olá!
Sou leitora do Conexão Paris e muito amiga do Rodrigo. Ele comentou comigo que outros leitores estavam perguntando sobre como levar animais de estimação para a França. Há dois meses trouxe minhas duas gatas para Madri, onde estou morando agora, e resolvi contar minha experiência. Talvez ajude a esclarecer algumas dúvidas.
No site do Ministério da Agricultura tem todas as informações, mas confesso que quando li pela primeira vez fiquei achando que era muito difícil. E não é. É burocrático e leva tempo, mas super possível. As regras estão aqui, para quem quiser dar uma olhada.
O passo a passo
Mas vamos lá. Vou tentar traduzir todo o processo de maneira simples.
É bom lembrar que minha experiência foi com gatos, mas acho que é a mesma coisa com cachorros. Também tive a ajuda de uma veterinária que já havia feito o processo, o que facilitou bastante.
O mais importante é ter em conta que todo o processo leva quatro meses. Então, é preciso planejar tudo com antecedência.
1) O primeiro passo é levar o animal a um veterinário e colocar um chip reconhecido internacionalmente. Eu coloquei o Virbac nas duas gatas.
2) No mesmo dia ou no dia seguinte, é preciso aplicar a vacina antirrábica no animal. Tanto o número do chip como o certificado da vacina serão colocados no documento do animal: a carteira de vacinação. O animal também será cadastrado no site do chip, no meu caso, no site da Virbac, onde você precisa imprimir um certificado comprovando que o bicho foi chipado. Esse certificado deverá ser assinado pelo veterinário.
3) Trinta dias depois, é preciso voltar ao veterinário para coletar o sangue do animal que será enviado a um laboratório cadastrado pela União Europeia para fazer a sorologia, que vai, resumidamente, identificar o número de anticorpos que o animal possui. Em Belo Horizonte, o laboratório cadastrado é o Tecsa.
4) No mesmo dia da coleta de sangue, começa a contar a quarentena de 90 dias. Só após esse período de três meses, é que o animal poderá viajar para a UE. A quarentena é feita em casa mesmo.
5) Quando terminar a quarentena, é preciso levar o animal à Vigiagro da sua cidade (é preciso marcar dia e horário). Mas, antes de ir à Vigiagro, pegue o atestado de saúde com o seu veterinário. Ele só vale dez dias. Eu levei minhas gatas na veterinária um dia antes de ir à Vigiagro. A veterinária vermifugou as gatas e preencheu o atestado com os dados do vermífugo. Ela também aplicou o Frontline. Também obrigatório.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
6) Bom, então chegou o dia de ir à Vigiagro. Tenso! Lá você irá tirar o certificado veterinário internacional que autoriza o animal a viajar. Em Belo Horizonte, o escritório fica no Aeroporto de Confins. Tem que ligar antes para agendar. O certificado veterinário internacional só vale dez dias, então, é importante saber a data da viagem para marcar.
No site da Vigiagro, você pode imprimir e preencher o Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia. Eu esqueci de fazer isso e fiz lá na Vigiagro mesmo. Além desse Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia, você tem que levar: o resultado da sorologia (item 3), o atestado de saúde (item 5), o certificado do chip assinado pelo veterinário (item 2), a carteira de vacinação (item 2) e o seu passaporte. Leve cópia de tudo! Eu não precisei levar as gatas, a regra mudou recentemente, mas vale a pena ligar e conferir. Não sei se isso vale só pra Belo Horizonte.
7) A veterinária da Vigiagro conferiu tudo e emitiu o certificado veterinário internacional.
Esse foi o documento que apresentei ao fazer o check-in na TAP. Ao passar pelo controle de segurança, precisei tirar as gatas da caixa de transporte e passar com elas pelo raio x. Ao chegar em Lisboa, me informaram que eu deveria fazer a fiscalização em Madri. Ao chegar em Madri, ninguém me pediu nada. Conversando com outras pessoas, fiquei sabendo que nem todos os animais que chegam à UE são fiscalizados. Mas é imprescindível fazer todo o processo para não arriscar. Sem o certificado veterinário internacional, não entram mesmo.
Espero ter ajudado. Bon voyage!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
Ynayara
Onde as gatas foram, na cabine ou no porão?
Tenho uma cadela e duas gatas, antes da segunda gata, eu conseguia viajar tranquila com 2 pets. Uma comigo e uma com meu marido. E agora com um terceiro animal. to meio perdida, pois sempre viajaram na cabine conosco.
Morrendo de dó de uma ter que ir no porão.
Ah e parabéns pelo artigo, está bem detalhado.
Passamos por todo esse processo também!
Rodrigo Lavalle
Ynayara, as gatas foram na cabine.
Camila
Olá!
Estou me mudando para a França em agosto. Sabem se é necessário o uso de passaporte para os animais, além do certificado veterinário internacional?
Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Camila, segundo a Daniela, que escreveu o artigo, o passaporte não é necessário para a viagem Brasil-França mas, caso você queira viajar dentro da Europa (de um país europeu para outro) com os animais, o passaporte é necessário.
Patricia
Oi! ainda possuo algumas duvidas:
suas duas gatas foram na cabine com você ou despachadas? Até onde eu sei, é permitido um animal por pessoa, certo? Eu precisarei levar minhas 3 filhas (duas cachorrinhas e uma gata)
Rodrigo Lavalle
Patricia, a Daniela viajou com o marido então cada um levou uma gata.
Manu
Só lembrando que o microchip deve ser colocado antes da vacina antirrábica! atenção.
Clàudia
Olá, boa tarde! Obrigada pelo post, foi muito esclarecedor! Apenas fiquei com uma dúvida: o certificado veterinario internacional deverá ser solicitado para o destino final (no seu caso, Madri), ou para a conexão (Lisboa)?
Isso porque ao fazer a solicitação do CVI, é necessário informar o país de destino.
Obrigada pela ajuda!
Rodrigo Lavalle
Claudia, o país destino final.