Patinetes elétricas invadem Paris. Com a crise do Velib e Autolib novos meios de transporte chegam no mercado.
Em Paris, os chamados meios de “mobilidade compartilhada” estão atravessando uma crise. Os dois principais e antigos projetos, Vélib (bicicleta) e Autolib (carro), estão com os dias contatos. A origem da crise dos dois serviços é nebulosa, prefeitura e concessionários trocam acusações.
Enquanto novas empresas de locação de bikes assinam novos contratos, o que era previsto aconteceu. Outros meios de transportes aproveitam o espaço liberado. O elemento principal da proposta da “mobilidade compartilhada” é: para o deslocamento urbano não se compra mais, se aluga o meio de transporte via celular. E o mais simpático de todos eles é a patinete elétrica. No centro de Paris, onde moro, ela já é um sucesso. Elas passam e repassam e estão seduzindo vasto público. Jovens de bermuda, menos jovens de terno, descontraídos de tênis, elegantes de salto. Já vi de tudo.
O primeiro a lançar as trottinettes électriques em Paris foi a marca americana Lime. Elas apareceram na praça dia 22 de junho 2018 e os acionários da empresa se chamam Uber, Google etc. Esse nicho deve ser lucrativo.
Os utilizadores localizam as patinetes graças ao aplicativo do celular. Basta em seguida capturar o QR Code para que ela funcione. O preço é de 1 euro fixo por utilização mais 15 centavos por minuto. O cálculo do gasto para um trajeto médio é de 2 ou 3 euros. As patinetes são recuperadas no final do dia para serem recarregadas. Elas possuem uma autonomia de 50 km e velocidade máxima de 24 km/h.
Outra empresa, Txfy, promete também colocar outras tantas patinetes elétricas na praça. Vantagem por Txfy, o utilizador poderá usar o app do serviço de chofer privado do mesmo nome.
Paris é a cidade ideal para propostas como essa porque pequena e plana. O centro histórico e turístico e os monumentos a serem vistos e visitados estão concentrados em alguns bairros. Muito mais divertido conhecer Paris de patinete do que circular de metrô no subsolo.
Clique aqui para ler nossos artigos sobre o Vélib.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
HELI L.DE CASTRO
PODE SER MAIS UM DESRESPEITO AO DIREITO DE IR E VIR DO PEDESTRE. E AQUELES QUE NÃO PODEM PAGAR VÃO ENCONTRAR AS CALÇADAS CONGESTIONADAS,PODENDO AINDA SER ATROPELADO.EM VITÓRIA,O PREFEITO OBRIGOU O POVO A FAZER A CALÇADA CIDADÂ AGORA JOGA BICICLETA ,PATINETES,PATINS SKATE E OUTRAS GERINGONÇAS QUE ESTÃO APARECENDO.ISTO PARECE EVOLUÇÃO DA MALDADE,DEPOIS QUE JÁ SATURARAM AS VIAS PARA VEÍCULOS.
Sergio Calvet
Tem como alugar 2 patinetes ao mesmo tempo? eu e minha mulher gostaríamos de andar juntos, mas teremos apenas um celular com chip.
Rodrigo Lavalle
Sergio, não sabemos lhe informar. No sistema de aluguel de bicicletas, é possível, com o passe de 24h, alugar até 5 bicicletas de uma só vez.
Ygor
Bom dia, é como faz pra finalizar o Lime? Basta colocá-lo em qualquer lugar? Como encerrar a corrida pelo app?
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Ygor, deixe a patinete em qualquer local, de preferência na calçada, e encerre/finalize a corrida pelo app.
Renata
Baixei o app, conectei com o facebook mas não aceitam meu número de telefone, aparece uma mensagem de erro sobre o meu número.
Renata
Boa tarde. Ta complicado alugar bicileta.em Paris. Ou estou errada??
Rodrigo Lavalle
Renata, está complicado. Devido a troca da empresa que administra o serviço, muitas estações ainda estão desativadas.
Dillemba
Paris, me aguarde! Na próxima ida vou ventar as tranças por toda a cidade nessas patinetes.
Odone Bisaglia
Lamento muito o desaparecimento da minha querida Velib que me deu muitas alegrias mas já estou ansioso para andar de patinete.
Rodrigo Lavalle
Odone, o Vélib ainda existe mas o serviço piorou bastante, principalmente para o turista..