A França é um dos países que mais produz filmes no mundo. Não é à toa que há cerca de 90 cinemas em Paris com aproximadamente 400 salas e 75.000 assentos.
Tenho um amigo cinéfilo que quando viaja aproveita para ir ao cinema assistir a 1, 2 ou 3 filmes que não estejam em cartaz na cidade onde mora. Três fatos que o impressionaram em uma visita recente a Paris foram:
- A quantidade de filmes franceses em cartaz nos cinemas.
- A proporção bem maior de filmes franceses em cartaz nos cinemas em relação aos filmes estrangeiros.
- A quantidade de salas de cinema que há em Paris.
Isso não é muito de se espantar visto que o cinema nasceu na França e ela está entre os 5 países que mais produzem filmes por ano no mundo. Além disso, o francês está no top 5 de nacionalidades que mais vai ao cinema.
Sala do cinema Louxor, no 10° arrondissement de Paris (foto: Anthony Rauchen)
Os cinemas em Paris
Um pouco parecido com o que aconteceu no Brasil, os cinemas de rua das grandes cidades francesas – esses que tinham apenas uma sala – foram perdendo espaço para os multiplexes que possuem dezenas de salas e cuja programação é mais comercial. Entre 1946 e 1995, 70 % dos cinemas de sala única de Paris fecharam suas portas; em compensação o número de multiplexes aumentou. Atualmente há na cidade cerca de 90 cinemas que totalizam aproximadamente 400 salas e 75.000 assentos.
O maior cinema em Paris e na França é o UGC Ciné Cité Les Halles, localizado dentro do shopping center ‘Forum des Halles’, no centro da cidade (um dos poucos em Paris que ficam dentro um centro comercial), e que conta com 27 salas e cerca de 4.000 assentos.
Para saber a programação completa dos cinemas em Paris, clique aqui e acesse o site AlloCiné.
Os pequenos cinemas independentes
Mas o charme de ir ao cinema em Paris está em frequentar os pequenos cinemas independentes cuja existência está intimamente ligada aos tempos dourados do cinema francês.
A programação desses locais mescla filmes de arte, filmes independentes, filmes clássicos, mostras temáticas e retrospectivas de grandes cineastas.
Le Champo, no 5° arrondissement de paris (foto: Martin Leveneur no Flickr)
Muitos deles estão no Quartier Latin (CEP 75005 na lista abaixo) mas há salas espalhadas por toda Paris (clique aqui para ver o endereço e a programação de cada um deles):
Leia também
Aqui no blog nós temos muitos artigos que falam sobre filmes franceses – desde os clássicos até os mais atuais – e também sobre filmes onde Paris é a atriz principal, coadjuvante ou simplesmente pano de fundo da trama, clique aqui para ler.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
3 Comentários
Carolina Leal
Muito legal e gostei da dica das sessões com legendas em francês. Os filmes estrangeiros são comumente legendados ou dublados?
Rodrigo Lavalle
Carolina, legendados.
André Bertrand
Estou em Paris há 6 meses e logo fiz um plano anual da UGC e posso ver quantos filmes quiser. Às 3as e 6as procuro as sessões VFstF, ou seja, filmes franceses com legenda em francês. Duas curiosidades: mesmo no lançamento os filmes americanos não lotam as salas (exceção feita aos blockbusters de franquia, como Star Wars) e são raras as salas com lugar marcado, o que me parece meio século XX, aquela confusão na entrada da sala e correria para pegar os melhores lugares.
Já estive em algumas dessas salas de rua, muito charmosas, mas algumas tão pequenas que me lembraram o Cine Joia, de Copacabana.