O museu do Louvre inaugurou em dezembro 2017 duas novas salas expondo obras roubadas pelos nazistas durante a ocupação da França.
Em junho de 1940 havia na França cerca de 350.000 judeus. A metade desse total era constituída de estrangeiros e apátridas que, fugindo de medidas anti-semitas em outros países europeus, foram recebidos em solo francês a partir do fim da 1ª Guerra Mundial .
Com a ocupação nazista da França, de 1940 a 1944, muitos judeus abandonaram o país de forma abrupta ou se esconderam, deixando para trás tudo o que tinham. Muitos outros (76.000) foram presos e enviados aos campos de concentração. Nesse período de 5 anos, os nazistas roubaram desses judeus cerca de 100.000 objetos – entre eles inúmeras obras de arte. Todos esses bens foram levados para a Alemanha.
Com o fim da 2° Guerra Mundial em 1945, as forças aliadas conseguiram recuperar cerca de 47.000 peças; o restante foi destruído, re-roubado ou simplesmente desapareceu. Essas obras recuperadas, chamadas obras órfãs, foram então confiadas a vários museus na Europa e nos EUA que têm como função guardá-las e preservá-las até que os donos ou seus descendentes as recuperem. O Museu do Louvre recebeu 1.752 dessas obras, sendo 807 quadros. Desses, 296 estão guardados no prédio do museu em Paris e o restante está em inúmeros outros museus espalhados pela França.
Recuperação
A fim de recuperar a obra, o suposto proprietário (ou seus descendentes) deve provar através de fotos, documentos, recibos de compra ou testemunhos que a obra lhe pertencia. Uma tarefa difícil, demorada e que nem sempre é bem sucedida. Desde 1951, somente cerca de 50 obras foram restituídas aos seus donos originais.
Há um banco de dados – o site Rose-Valland – feito em parceria com o Ministério da Cultura francês e o Museu National Recuperação com fotos, proveniência e trajetória das 1.752 obras confiadas ao Louvre.
Exposição no Louvre
Desde dezembro 2017, o Louvre inaugurou duas novas salas na ala Richelieu onde 31 dessas pinturas órfãs estão expostas. Acompanhando cada obra, um pequeno texto contando sua história e trajetória.
Segundo Sébastien Allard, diretor do departamento de pinturas do Louvre e responsável pelo projeto das novas salas, o objetivo é informar o máximo de pessoas possível sobre a questão e tentar assim encontrar os verdadeiros donos dessas obras.
Outras 76 obras órfãs fazem parte do percurso permanente do Louvre, todas devidamente assinaladas.
Clique aqui e veja nosso infográfico contando a história e curiosidades sobre o Louvre.
Ajuda para visitar o Louvre: ingressos, guias e visitas guiadas
Ingresso: se você não quiser visitar o Louvre no dia gratuito, clique aqui para comprar seu ingresso antecipado com acesso prioritário.
Guia: caso você queira uma ajuda especializada para melhor visitar o museu, sugerimos o guia O Essencial do Museu do Louvre que traz um roteiro de cerca de 3 horas passando por 18 obras obrigatórias do museu (clique aqui e compre o seu).
Visita guiada: outra opção é a visita guiada com guia brasileira Zildinha Figueiredo que começa nas ruínas do Louvre Medieval e termina no apartamento de Napoleão III, já no século XIX (clique aqui).
Conheça também nosso guia O Essencial do Museu do Louvre. Escrito pela arte-educadora Patricia Camargo e ideal para quem pretende visitar o Louvre pela primeira vez, este pequeno guia apresenta as principais obras do Louvre e explica a importância de cada uma delas. À venda no site hotMart,
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
7 Comentários
Maria Helena Kochenborger Falavigna
Conexão Paris sempre nos deixando atualizados.
Parabéns.
Amanda e Thor Naas
Estamos indo em Marco e adoramos saber dessa exposicao no Louvre! Iremos com certeza! Obrigada pela informacao.
Rodrigo Lavalle
Amanda e Thor, boa viagem!
Eduardo O.Bertolucci
Estarei em Paris início de abril/2018, estes quadros estarão ainda expostas para apreciação. ?
Rodrigo Lavalle
Eduardo, o Louvre não divulgou datas de encerramento então acreditamos ser algo permanente.
Mário Ricardo
Boa tarde,
Mais uma vez parabéns pelo site. Ótimas dicas. Minha pergunta de hoje é com relação a vacinação. Viajo dia 20/3 e gostaria de saber se tenho que possuir algum tipo de documento. Saio e Porto Alegre e passo em SP pra pegar o voo.
Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Mário, não é exigida nenhuma vacina dos brasileiros para entrar na França.