Em certos casos a meteorologia é decisiva na organização da viagem.
Uma vez escolhida a região o passo seguinte é verificar a meteorologia. Siga nosso conselho. Antes mesmo de ver passagens, hotéis, restaurantes e meios de transporte, verifique se na data escolhida por você a meteorologia é adequada ao que deseja viver, fazer ou ver.
Quando a meteorologia é decisiva na organização da viagem
Alguns exemplos:
. antes de escolher uma estação de esqui melhor consultar meteorologia neve. Veja as previsões e escolha seu destino em função dos anos anteriores e da localização das pistas. Um excelente site é o Météo-France e sua Météo-Montagne.
. se o motivo da viagem são os famosos campos de lavanda ou os campos de girassóis da Provence, mais uma vez se configura um tipo de viagem “meteodependente”. Já tratamos deste assunto neste artigo (clique aqui).
. se de uma maneira geral o objetivo é flanar por uma França alegre, a consulta do número de dias ensolarados por ano e por região mostrará as áreas (1) onde provavelmente o turista terá os pés molhados, (2) onde raramente abrirá o guarda-chuva e (3) onde terá sol todos os dias.
Mapa das regiões ensolaradas da França. CartesFrance.fr
E aqui entramos no vivo do nosso assunto. Este ano, 2017, a França passou o verão cortada em duas partes. Quase todo o país com temperaturas baixas e chuvas torrenciais, enquanto a Provence, a Côte d’Azur e a Córsega exibiam temperaturas elevadas e um sol insolente.
A supremacia do sudeste na questão número de dias ensolarados é histórica. Os dados de hoje confirmam os dados do gráfico acima. Algumas cidades destas regiões apresentam em ensolaramento médio anual de 2900 horas. Para comparação, em áreas onde o sol brilha menos, como na Bretanha, o índice médio anual é de somente 1600 horas.
Se quiser flanar em paisagens cheias de sol, cantos de cigarras, tudo acompanhado por um vinho rosé geladinho, coloque no seu roteiro Aix en Provence, Manosque, Moustiers Sainte Marie, Valensole, Lacoste, Calvi, Saint Florent, Bonifacio… Estas são as cidades mais ensolaradas da França.
Clique aqui e leia nossos artigos com muitas dicas da região da Provence.
Clique aqui e leia nossos artigos com muitas dicas da Córsega.
Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
6 Comentários
Daniela
Estive por 2 vezes em Paris, ambas na primavera. A primeira não choveu nadinha (meados de abril), em compensação a segunda foi chuva torrencial (em maio/16). Adorei as dicas!
Luciana Lobato
Passarei o período de novembro a fevereiro em Mende (Lozère), mas não consigo informações sobre o clima lá, você saberia me dizer? Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Luciana, coloque no google a expressão “Météo à Mende” e ele irá lhe mostrar uma série de site de previsão do tempo para Mende.
Ana Gomes
Estivemos em Paris no final de maio junto com amigos que foram há 3 anos atrás nesta mesma época e passaram muito frio. A meteo previa temperaturas amenas com máxima de 18 a 21 graus. Que nada. Fez um calor de 29 a 32 graus. A paisagem estava belíssima, mas era muito cansativo para flanar pelas ruas, e mais, tivemos que comprar roupas mais frescas. Semana complicada!!!!
Nick
Estive este ano na Provence entre 10 e 18 de junho, o clima estava simplesmente maravilhoso…dias de calor e sol intenso. O problema foi em Paris, que fiquei entre 19 e 24 de junho. Uma onda de calor completamente insana invadiu a cidade, realmente foi uma semana complicada !!!!
Rodrigo Lavalle
Nick, foi realmente “um inferno”!