foto: David Ademas
Na semana passada, um jovem, que cavalgava por uma das praias da Bretagne, acabou entrando em uma região com um volume grande de algas em decomposição. Em poucos minutos seu cavalo morreu e ele foi salvo in extremis, já inconsciente, por amigos. Estas algas em decomposição fabricam um gás fatal que, em francês, se chama hydrogène sulfuré. A inalação deste gás mata em poucos minutos.
Parece que as associações de proteção do litoral e os ecologistas vinham alertando o governo sobre o perigo que representa as praias invadidas por estas algas. Com este acidente, as autoridades já estão providenciando a limpeza da área e estudando um método de combate à proliferação das plantas.
O fato me impressionou porque já caminhei por praias invadidas por estas algas sem saber que, em grandes quantidades, elas podem se transformar em armas fatais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
6 Comentários
conexaoparis
Chris
Não tenho visto nada na mídia sobre medidas excepcionais.
Eu viajaria de máscara para me proteger.
Telma Pereira
Aqui na Bahia, em determinadas praias elas aparecem matando os peixes e as praias tendo que ser interditadas. Chamam de maré vermelha, não sei se é a mesma alga….
Paulo
Olá, trata-se em português do sulfeto de hidrogênio (H2S) e é, realmente, extremamente tóxico. Em pequena concentração no ar é capaz de matar!
Chris
Lina, existe alguma preocupação nos aeroportos em relação à gripe H1N1 (gripe suína)??? Estou indo para Paris na próxima semana, tenho que viajar de máscara???
Adriana
Lina,
seu cuidado com seus leitores algo que impressiona.
Por isso, tem essa legião de fãs, que só aumenta a cada dia…
Obrigada. Você é uma querida!
Marcio
Eu tbm não sabia que era perigoso respirar nas praias onde essas algas estão concentradas. Que coisa!
Bjo!