Este artigo fala sobre os emblemas presentes nos postes da ponte mais bonita de Paris — a Alexandre III – e nos conta um pouquinho da história da capital francesa.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Ponte Alexandre III e seus emblemas
Quanto mais conhecemos uma cidade, mais apreciamos flanar pelas suas ruas. Como já adquirimos um número elevado de informações, cada pequeno detalhe nos interessa e nos conta uma história.
Ponte Alexandre III
Eu sabia que os pilares que sustentam a iluminação da ponte Alexandre III eram decorados com a figura de um galo. Mas outro dia descobri que eles possuem quatro motivos decorativos.
Emblema da França
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Emblema 1
Um deles é o monograma da República Francesa.
As letras RF serviram, durante muito tempo, como logotipo do país. Elas figuram nas fachadas de inúmeros imóveis públicos e em todas as publicações oficiais. O monograma aparece, também, nas costas das moedas de um e dois euros fabricadas na França.
Emblema da Rússia
As Galeries Lafayette oferecem presentes as leitores do Conexão Paris.
Clique aqui para saber mais e baixar os voucheres.
Emblema 2
Outro é o emblema representando a Rússia.
A ponte Alexandre III foi um presente oferecido pelo Tzar Nicolau II (filho de Alexandre III) à Napoleão III.
Este emblema é antigo e foi retomado após a queda de União Soviética. As duas cabeças da águia representam o Império Russo cujo território cobre dois continentes: Europa e Ásia. Elas representam também dois poderes: o do tsar e o da igreja ortodoxa russa.
Emblema da França: cocoriocô!
Emblema 3
Se a águia simboliza a Rússia – e representou a França durante o período de Napoleão – é o Galo que, desde tempos antigos, simboliza a nação francesa.
O encontramos para todos os lados: nas grades de ferro forjado, nos bancos públicos, nas fachadas dos prédios ocupados pela adminstração pública.
A exclamação cocorico – pronunciar cocoricô – imitando o canto do galo, é usada como afirmação do patriotismo francês. Por que o galo é o símbolo da França? Além de ser um belo animal que inspira respeito pela sua bravura, ele executa o nobre trabalho de acordar os camponeses nas primeiras horas do dia. Temos um artigo sobre isso, clique aqui.
Emblema da França
Emblema 4
O último emblema que encontramos na ponte Alexandre III é o mais conhecido atualmente.
Durante os atos terroristas cometidos em Paris, o lema da cidade se tornou mundialmente conhecido. Fluctuat nec mergitur – batida pelas ondas, mas não naufraga – foi visto milhões de vezes nas redes sociais. Este é o brasão somente de Paris, da cidade luz. Uma barca antiga, à velas, navegando em águas agitadas é a figura central do desenho. As flores de lírio no alto, simbolizam o poder real. A coroa que retoma a arquitetura de um forte lembra a história medieval da cidade.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Uma curiosidade
Para terminar, não sei se vocês sabem, mas o termo Hexagone é empregado com frequência para designar a França. Sua origem é a forma geográfica do país, um hexágono quase perfeito. Três costas terrestres e três costas marítimas.
O Hexagone figura também em um dos lados das moedas de um e dois euros gravadas no país.
Quando somos apaixonados por alguma coisa, qualquer referência que não conhecíamos nos interessa. Somos assim em relação à Paris.
Leia também
- As pontes do rio Sena, em Paris
- Vídeo: as 5 mais bonitas pontes de Paris
- As pontes mais bonitas da França
- Ponte Bir Hakeim: um dos mitos de Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Ana Albuquerque
Minha primeira lembrança de Paris é a visão desta ponte com a torre Eiffell ao fundo. Tudo nela impressiona: a beleza, o tamanho das quatro colunas (17m), as esculturas, a conservação…e agora conheço a história. Obg!
Xandão Oliveira
Show! A ponte mais bonita de Paris só podia ter esse nome mesmo. Rsrsrs.
Leine Jucá
Obrigada pela informação, esta ponte é belíssima e cheia de simbolos!! Minha próxima ida a Paris, com certeza vou observar mais estes detalhes.
Vivian Camargo
Belo artigo para uma belíssima ponte! Obrigada por nos informar sobre os emblemas da França e os detalhes da maravilhosa decoração.
Cristiane Pereira
Também sou assim… quanto mais vou a Paris, quanto mais conheço a cidade, quanto mais descubro e aprendo novidades, quanto mais revejo tudo que já vi, mais amo essa cidade! Incondicionalmente! Não consigo entender quando alguém diz que não gosta de Paris, ou diz que Paris é bonita “mas…” !!! Pra mim não tem mas nem meio mas. Paris é Paris. Uma cidade que tem problemas, pedintes na rua, engarrafamento, batedores de carteira, poluição? Sim, porque Paris é uma cidade dinâmica, sempre se adaptando ao presente, se preparando para o futuro, respeitando o passado, sempre desejada e amada por milhões de pessoas – uma cidade viva!!! Para mim, Paris é soberana e vai reinar para sempre, pelo menos no meu coração!!! Obrigada pelo lindo artigo!