Durante uma visita à Monalisa, aproveite para observar o comportamento dos visitantes diante do famoso quadro.
Meu objetivo não era uma visita à Monalisa. Saí de casa para ver o evento do momento, a exposição Vermeer do Louvre.
Mas decepcionada pela multidão postada diante das obras, saí da sala sem nada ver. Brigar para atingir a primeira fila próxima aos quadros não estava no meu programa. Um outro dia, talvez, consiga me aproximar destes pequenos quadros que emocionam o mundo.
Compensei Vermeer por uma peregrinação pelo « circuito de ouro do museu » : dos Escravos de Michelangelo até a Monalisa passando pela Vitória de Samotrácia.
Extraordinário percurso. Por tudo. Pelas obras, pela beleza do Louvre – não se esqueça de observar os tetos – e pelo comportamento humano.
Como esperado, a sala do famoso quadro de Leonardo da Vinci estava lotada. Diante da Monalisa, como já a conheço bem, observei os visitantes. Alguns extasiados, muitos decepcionados ou surpresos.
O que mais me interessou foram os indiferentes ou alheios. Eles brigam por um espaço de visibilidade, de costas tiram o selfie e partem. Nem uma vez olham a obra.
Logo após, na continuação das salles rouges – salas vermelhas – parei diante de um outro chef-d’œuvre du museu. O quadro pintado por David ilustrando o coroamento de Napoleão. As pessoas que o observavam conheciam seu valor artístico e histórico.
O quadro
Sobretudo uma família, mãe, filhas e pai assentados no chão diante da obra. A mãe “lia” a pintura para as pequenas. Provavelmente ela contava que David levou dois anos para pintar este imenso quadro. Que ele imortalizou o coroamente, em 1804, de Napoleão. A cerimônia foi na Notre Dame de Paris, redecorada na ocasião para ficar mais solene. Uma obra de propaganda política, onde a verdade é relativa. A começar pelo rejuvenescimento de Josephine e a beleza de um Napoleão ideal, alto e magro. David foi o precursor dos fotógrafos atuais que imortalizam o luxo dos grandes. Normalmente a coroação dos reis era na Catedral de Reims, na região do champanhe. E, de acordo com a tradição, era o papa que colocava a coroa na cabeça dos reis. Um ato simbólico da transmissão do poder sagrado.
Napoleão se distanciou do protocolo monárquico e afirmou sua independência à igreja. Ele se coroou e em seguida coroou sua esposa. Um ato político apoiado por altos dignatários da época e fazendo do papa um simples testemunha.
Ingressos para o Louvre, guia e visita guiada
Ingresso: clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Guia: para te ajudar na visita deste imenso museu, o Conexão Paris editou um pequeno guia chamado O Essencial do Museu do Louvre. Ele oferece roteiros para que você consiga ver as principais obras em um dia. Clique aqui para comprá-lo.
Visita guiada: se você quiser fazer uma visita guiada ao Louvre com guia brasileiro, nós indicamos a Zildinha Figueiredo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Alexsandra
Vocês escrevem em primeira pessoa, mas o autor do texto não assina.
Rodrigo Lavalle
Alexsandra, quando o texto não está assinado, o autor é o Conexão Paris (Lina Hauteville ou eu)
Gilda
Você foi ver o Veemer hoje, domingo, ou no meio da semana? Será que durante a semana tem menos multidão ? Tenho ingresso para uma quarta feira tarde.
Rodrigo Lavalle
Gilda, na sexta-feira.
Phillipe
Observar o outro em museus é um exercício de análise antropológica bastante enriquecedor rsrs. Hoje em dia, com a sorte de redes sociais existentes e a vontade egocêntrica de se promover a mostrar ao outro o que vc “é” ou o que vc fez joga uma lente de aumento no egoísmo e nas vaidades alheias. No caso da Monalisa é interessante ver que a selfie é o objetivo master (geralmente quem está bem de frente pra ela é quem menos a aprecia) e o interessante é ver que os presentes vêem a pobre da Monalisa através das telas dos celulares e câmeras e não param para apreciar o tesouro que está diante delas. Acho que é falta de contextualização, sei lá…
Dillemba
Perfeita a colocação, Lina. Algumas pessoas passam a impressão que estão no local só para comprovar a presença, batem ponto e vão correndo para a próxima atração turística. Ou então, que o mais importante são elas e não a obra de arte.