Pedaços da escada da torre Eiffel são, de tempos em tempos, leiloados em Paris e mundo afora.
Há dias atrás, o pedaço número 13 da antiga escada da torre Eiffel foi vendida, em Paris, pela módica soma de 528.800€, dez vezes o preço estimado.
Nossa primeira questão foi: qual o maluco que preferiu comprar um pedaço de escada – mesmo que ela simbolize um dos monumentos mais famosos do mundo – do que um studio com vista para o mesmo monumento?
Ele se chama Wenbo Han e pretende colocar seu troféu no seu Museu do Amor que será inaugurado em breve na cidade de Shenzen, na China.
Wenbo Han possui 43 anos e é herdeiro de uma marca de jóias. Ele nunca viu a torre Eiffel, mas considera que comprou a peça mais importante do seu Love Museum.
Escada torre Eiffel
Razões da compra
Duas razões o levaram a fechar esta compra. A primeira, além do monumento fazer parte do patrimônio cultural mundial, na China ele é símbolo de romantismo. Nas escolas chinesas, a torre aparece nos livros de história e as crianças crescem desejando, um dia, se encontrarem diante da verdadeira.
A segunda razão, seria uma história de amor entre o construtor Gustave Eiffel e sua esposa Marguerite. O casal viveu uma grande paixão e após a morte de Marguerite, Gustavo permaneceu viúvo.
De acordo com o chinês – nós nunca soubemos deste fato – ele construiu a torre para realizar seu sonho de estar mais próximo dela, no paraíso. Provavelmente esta será a informação colocada na plaquinha ao lado das escadas no futuro museu.
Outro detalhe, Henbo Han comprou o pedaço número 13, elemento importante para seu projeto. Na China, o 13 é um número precioso e simboliza o sentido da vida.
No Love Museum, a escada da torre Eiffel será exposta de maneira que os jovens casais possam subí-la e reviverem a história de amor que se esconde – diz o proprietário – atrás do símbolo.
Dia 1 de dezembro Henbo Han estará em Paris para, enfim, conhecer a torre Eiffel.
O comprador do pedaço da escada foi entrevistado pelo jornal Le Figaro (leia aqui).
De onde vem essa escada?
Em 1983, uma antiga escada da torre Eiffel foi suprimida a fim de liberar espaço para a instalação de um elevador entre seus dois últimos andares. Na época ela foi cortada em 24 pedaços de 2 até 9 metros de altura. Um deles está exposto na torre e dois outros foram oferecidos aos museus franceses, entre eles o Musée d’Orsay. Os 20 elementos restantes foram leiloados em 1983 e se encontram, hoje, espalhados pelo mundo. Um deles se encontra nos jardins da Fundação Yoishii no Japão e outro perto da Estátua de Liberdade em New York.
De tempos em tempos estes elementos aparecem em vendas públicas, como acabou de acontecer com o número 13 que foi leiloado por Artcurial.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
0 Comentários