Todos nós achamos que entre os monumentos mais visitados de Paris, a torre Eiffel ocupa o primeiro lugar. Mas a verdade não é bem essa…
Vejam que na lista abaixo dos monumentos mais visitados de Paris a Dama de Ferro não ocupa nem mesmo a segunda ou terceira posição.
Dos monumentos mais visitados de Paris, a torre Eiffel ocupa modestamente o quarto lugar.
- Catedral Notre-Dame de Paris: 13,6 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui veja nosso vídeo sobre as torres da Notre Dame)
- Basílica do Sacré Coeur em Montmartre: 10 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui e veja nosso vídeo sobre Montmartre)
- Museu do Louvre: 8,42 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui e veja nosso vídeo sobre o tour guiado ao Louvre)
- Torre Eiffel: 6,91 milhões de visitantes em 2015
Ficamos tão surpresos que fizemos uma pequena pesquisa para compreendermos este resultado. Fica claro para nós o interesse do público pelo Louvre, um dos museus mais bonitos do mundo. Achamos mesmo que ele não deveria estar no terceiro e sim no primeiro lugar desta lista, mas esta é uma opinião pessoal. Sabemos que a torre Eiffel é o símbolo de Paris, mais do que isto, ela é o logotipo da capital francesa. Como entender então a preferência dos turistas pela Catedral Notre Dame e pela Basílica Sacré Cœur?
A principal razão é simples, os dois primeiros monumentos são gratuitos. Basta empurrarmos as portas da Notre Dame para admirarmos uma das igrejas mais bonitas do mundo. E ao subirmos as escadarias do Sacré Cœur, visitamos gratuitamente a basílica e o bairro mais pitoresco da cidade (clique aqui para ver nosso vídeo sobre ele).
Outros resultados nos surpreenderam também. Antes de locais mais conhecidos como o Grand Palais e o maravilhoso Arco do Triunfo – todos os dois situados na região da Champs Élysées, passagem obrigatória para todo viajante – está o museu de História Natural, situado no Jardin des Plantes, ocupando o sétimo lugar. E o mais inacreditável, a Capela Notre Dame da Medalha Milagrosa está classificada em oitavo lugar. Esta pequena capela, apesar de não constar de guias de turismo oficiais e não estar inscrita na lista de monumentos históricos parisienses, também atrai mais turistas do que o Arco do Triunfo. Provavelmente devido à fama que ela tem entre os fiéis católicos e a divulgação boca-a-boca.
- Museu d’Orsay: 3,43 milhões de visitantes em 2015
- Centro Georges Pompidou: 3,06 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui e veja nosso vídeo sobre ele)
- Cité de la Science et de l’Industrie no Parc de la Villete: 2,01 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui e veja nosso vídeo sobre o Parc de la Villete)
- Chapelle Notre-Dame de la Médaille Miraculeuse: 2 milhões de visitantes em 2015
- Museu de História Natural no Jardin des Plantes: 1,88 milhões de visitantes em 2015 / (clique aqui e veja nosso vídeo sobre o o Jardin des Plantes)
- Arco do Triunfo: 1,76 milhões de visitantes em 2015
Outro dado surpreendente: a torre Montparnasse está excepcionalmente bem classificada, em décima quinta posição. Após trinta anos de vida parisiense, penso, como os locais, que ela não possui nenhum charme e seu único – e válido – interesse é nos proporcionar uma maravilhosa vista da cidade sem as enormes filas da torre Eiffel.
Veja o resto da lista (fonte)
11. Grand Palais
12. Museu de l’Armée (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)
13. Museu do Quai Branly (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)
14. Filarmônica de Paris (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)
15. Torre Montparnasse
16. Fundação Louis Vuitton (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)
17. Zoológico do Jardin des Plantes (clique aqui e veja nosso vídeo sobre o o Jardin des Plantes)
18. Saint-Chapelle (clique aqui e veja nosso vídeo sobre ela)
19. Palais de Tokyo (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)
20. Petit Palais (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele)
Apesar de ter sido inaugurada recentemente (2014), a Fundação Louis Vuitton já está na lista do 20 monumentos mais visitados e esperamos que ela ocupe rapidamente os primeiros lugares. Não somente ela é maravilhosa como possui o poder necessário para organizar exposições temporárias extraordinárias como a atual: “Ïcones da Arte Moderna. A Coleção Chtchoukine.”. Clique aqui e acesse o site da Fundação Louis Vuiiton apra saber mais.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris vendemos ingressos para vários dos monumentos citados acima: torres da Notre Dame, Louvre, Arco do Triunfo, Torre Montparnasse e Saint Chapelle, clique aqui para saber mais e comprá-los. Além disso temos visitas guiadas ao Louvre e ao Orsay e a vários outros museus, clique aqui para saber mais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Francisco
Não tenho dúvidas que o monumento mais visto, desejado, visitado e fotografado pelos turista do mundo é a Torre Eiffel. É óbvio que pelas diferentes estruturas das atrações e monumentos comparados que ela receba menos pessoas “que entrem”!
E a Disney que começou como um grande fracasso hoje em dia recebe milhares de visitantes por ano , apesar de estar em outro município.
Alex Maria
A verdade é que Paris transpira cultura. Em qualquer bairro ou canto tem algo para visitar ou apreciar. Eu peguei o Metrô, na aventura, e fui visitar o Museu do Cinema. O conselho que dou para quem quer visitar o máximo de lugares é adquirir o Museum Pass de 3 dias. Ou a preguiça te deixará inerte, principalmente no inverno. Em relação à guerra em que vivemos no RJ, Paris é 99,9% segura. Outra dica é andar a pé, esqueça o Metrô. Só andando a pé conhecerá Paris para valer.
Alex Maria
Ainda faltaram o Museu Cluny, a Casa de Rodin, o Pantheon.
ivando pegorini
Meu sonho de tomar uma taça de champagne nos altos da Eiffel, frustaram-se. O preço é extremamente extorsivo. Deveria ter feito como muitos…levaram sua própria champagne…como não sei.
Xandão Oliveira
Concordo com o Ricardo Polito. Muita gente vai aos pés da Grande Dama mas não sobe não somente pelos preços mas por medo, ou no meu caso ano passado, greve dos empregados… Fui ao Louvre justamente numa terça quando ele fecha de propósito: somente para apreciar a arquitetura externa e posar na pirâmide. Apreciar seu acervo será numa próxima viagem bem planejada.
Neftalí
O curioso é que a atração mais visitada de Paris é a Disneyland, com mais de 15 milhões de visitantes.
Me chamou a atenção que, entre os monumentos, o Museu Rodin não está nem entre os 20 mais visitados. E seus jardins são imperdíveis, assim como a típica foto ao lado do Pensador.
Telma Lasmar
Eu gostaria muito de saber como é feita a contagem de visitantes da Notre Dame e da Sacre Coeur, considerando que em nenhuma das duas igrejas há qualquer tipo de contagem ou controle de entrada.
Além disso, como templos religiosos, também são frequentados pelos fiéis.
Qual foi a metodologia da contagem? Qual foi o órgão ou instituição que a desenvolveu?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Telma, clique no link disponibilizado no artigo acima – palavra “fonte”. Lá você poderá ler tudo sobre o levantamento que é do Office du Tourisme de Paris.
Ricardo A. Polito
As contagens não são exatas. Muita gente visita a Torre Eiffel e não sobe por causa das enormes filas. Muitos vão ao Louvre e apenas olham de fora. Se contar essas pessoas, provavelmente o resultado seria diferente.
Rodrigo Lavalle
Ricardo, mas o objetivo da pesquisa era saber a quantidade de visitantes que efetivamente entram em cada local.