Eu sempre me perguntei se a cor dos meus passaportes é aleatória ou resultado de regras ou leis nacionais e internacionais.
Li um artigo no Travel et Leisure sobre o assunto. Na introdução o artigo afirma que nós não podemos escolher a cor dos nossos passaportes. Pas de nouveauté, obrigada, isto nós sabemos.
Em seguida, parece que a cor dos passaportes não segue nenhuma regra específica internacional. Cada país decide sua cor levando em consideração variáveis como religião, localização geográfica, questões políticas, tradições culturais. O passaporte tem que ter uma identidade nacional.
Se os países são livres na escolha da cor, eles se submetem às normas da Organização da Aviação Civil Internacional nas questões ligadas ao tamanho, formato e tecnologia.
De uma maneira geral, os passaportes possuem as cores primárias azul ou vermelho, em tons variados.
Os passaportes vermelhos são utilizados pelos membros da União Européia (menos a Croácia), e pelos países que desejam fazer parte (como a Turquia). Trata-se do vermelho bordeaux, profundo. Parece que os países Andinos, Bolívia, Colombia, Equador e Peru, possuem também passaportes vermelhos para se aproximarem da CEE. A Suíça participa do grupo dos vermelhos, mas se diferencia pela escolha do vermelho escancarado.
O grupo dos passaporte azuis inclui os países da região do Caribe assim como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O passaporte dos Estados Unidos é azul marinho, influenciado pela sua bandeira.
A maioria dos Estados Islâmicos utilizam passaportes verdes, uma cor importante na tradição religiosa destes países. O verde é considerado a cor favorita do profeta Maomé.
Enfim, alguns passaportes são pretos como o da Nova Zelândia.
Para finalizar, o artigo lembra que o passaporte é uma identidade pessoal e ele pode aumentar ou diminuir o coeficiente de poder da pessoa. Certos passaportes significam “direito de passagem”, enquanto outros representam uma “barreira”.
O site Passportindex classifica os passaportes por status. A classificação é estabelecida pelo número de países que o passaporte permite visitar sem a necessidade de visto. Os cidadãos mais fortes do mundo são os de Singamura, cujos passaportes permitem visitar 165 países sem visa. A Coréia do Sul fica em segundo lugar, seu passaporte abre as portas de 163 países.
No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
HELENA MELLO
Desde setembro que foram publicadas matérias falando sobre um cadastro obrigatório para entrada na Europa. Diz que é preciso preencher um cadastro online, mas não consigo localizá-lo. Vocês têm alguma informação sobre isso? “O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, confirmou ontem, que os turistas que entrarem em suas fronteiras, deverão começar a ser registrados. A medida inclui os brasileiros. “
Rodrigo Lavalle
Helena, os sites oficiais franceses não fazem menção a esse formulário, veja aqui na seção “CONDIÇÕES DE ENTRADA NA FRANÇA”: http://saopaulo.ambafrance-br.org/Bem-vindo-ao-setor-de-vistos. Leia nosso artigo onde explicamos quais os documentos necessários para entrar na França: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas.
Xandão Oliveira
Rodrigo, o novo passaporte começou a circular a partir de julho de 2015, não invalidando os passaportes até então emitidos. O novo passaporte passa a valer por dez anos; o prazo de validade do modelo anterior expirava em cinco anos. O valor para adquirir o novo modelo é de R$ 257,25 – 100 reais mais caro do que a versão antiga A versão ganhou um layout com cinco estrelas representando a constelação do Cruzeiro do Sul e a inscrição “Passaporte Mercosul”. Foi adotado um novo padrão de criptografia que, segundo a Polícia Federal, garante mais segurança aos dados gravados no chip.
Mariana
Oi, gente! vocês poderiam me dizer se o guia paris 5 roteiros em quatro dias em pdf foi adaptado pra rodar em celulares? Os posts antigos dizem que isso seria feito, mas não vi notícia mais nova sobre 🙁 obrigada!
Rodrigo Lavalle
Mariana, o arquivo pdf abre nos celulares mas ele não tem o formato adaptado especialmente para celulares.
Aureliolinsleal
Muito boa informação!
Rogéria
Concordo com o comentário acima: pela volta do brasão da República já, no passaporte brasileiro!
Xandão Oliveira
A capa atual de nosso passaporte, apesar de representar um de nossos símbolos informais (o cruzeiro do sul) enfraquece nossa representatividade. Pela volta do brasão da República já! Sempre lembro do guarda no CDG que ao ver meu passaporte gentilmente desejou “BOM viagem!”
Rodrigo Lavalle
O meu passaporte é de 2014 e ainda tem o brasão. Quando essa mudança ocorreu?
Neftalí
Esse índice do Passportindex é bem discutível, pois coloca os passaportes do Brasil e da Argentina como mais fortes que o passaporte do Chile, cujos cidadãos não precisam de visto para diversos países, como os EUA, Canadá ou Japão… Visto que sim precisam brasileiros e argentinos.
lisa
Bom assunto de postagem mas quem escreveu poderia ter lido com mais cuidado o site que sugere.
A maioria dos Estados Islâmicos não tem passaporte verde e a Venezuela não tem passaporte vermelho, tem passaporte azul.
Anyway, a dica do site é boa.
Rodrigo Lavalle
Lisa, obrigado pelas observações.
Mario Gurgel
Excelente post !