Se Paris é uma festa, a primavera é o auge da festa. Após 4 meses de inverno, a primavera em Paris é celebrada em todos os cantos da cidade: jardins, parques, cafés, margens do Sena etc…
O inverno proporciona prazeres certos: a beleza e o silêncio da natureza coberta de neve, o reconforto de uma poltrona diante da lareira e a gulodice sem culpa. Mas o fim do frio é um alívio! Começamos por exilar casacos pesados, botas e luvas para os fundos dos armários. Daqui para a frente adotamos casacos curtos e mais leves, camisas de manga comprida e lenços de seda. É o início da festa da primavera em Paris!
Na sombra, nos cobrimos um pouco. Para em seguida tirarmos as camadas, braços livres ao sol, que alegria!
Em abril e maio, os prazeres são variados: as flores estão de volta, o Sena se torna de novo atraente, os passeios a pé duram o dia todo e adotamos a prática parisiense do piquenique.
Mas são as varandas dos cafés o grande programa da primavera. Se conseguimos uma mesa ensolarada e, mais exigentes ainda, com o rosto na sombra e o corpo no sol, daí para a frente é prazer puro.
Café, uma taça de champanhe, de vinho rosê ou branco, vale tudo. Nos instalamos sem pressa, conscientes do privilégio.
Paris, Provence, Alsácia, Périgord, na França toda, o momento « varanda do café » é precioso. A qualquer hora, do croissant da manhã até o champanhe do final do dia, passando pela salada ou croque monsieur do almoço, a varanda da primavera é um ritual sagrado.
Liberados da ansiedade do frio e dos dias curtos, aproveitamos a luz que se estica, dia a dia. Esquecemos o controle do tempo e o sol das 21h nos deixa distraídos, perdemos o jantar e os compromissos noturnos.
Ficamos ali vivendo devagar entre bebericar, observar e ler.
Os momentos completos são, às vezes, silenciosos.
Ou então secretos. Como esta varanda de um restaurante da cidade de Saint Emilion, perto de Bordeaux.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Aline
Muito obrigada pela informação Rodrigo!!! Abraços
Rodrigo Lavalle
Aline,e stamos à disposição.
Vera Lucia Ferrari Weingrill
Vou a Paris de 17de abril à 2 de maio,que roupas devo levar vai estar frio ainda.?
Rodrigo Lavalle
Vera, ainda não estará fazendo calor mas o frio mais pesado já terá passado. Traga casacos e suéteres mais leves, trench coat.
Aline
Olá Rodrigo, chegarei em Paris em 20 de junho e me hospedarei no Best Western Hotel Eiffel Cambronne. O que você acha da localização? Dá pra passear bastante a pé, ou é muito longe das atrações? Ahhh, e em relação ao clima, o que você poderia me dizer a respeito do que vestir? Obrigada e um forte abraço!!!
Rodrigo Lavalle
Aline, a região é boa e segura mas não é super central. Você terá que usar o metrô mas isso é super fácil e rápido. Em junho o frio já passou mas calor não faz, traga roupas de meia-estação mais para leves.
Therezinha.
Paris é linda na Primavera!!!!AMO!!!!❤❤❤
Manoela
Final de Maio já começa a fazer calor?
Rodrigo Lavalle
Manoela, calor propriamente dito não, mas as temperaturas começam a ficar amenas. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://goo.gl/jLPh.
Abraços.
Monaliza
Olá Rodrigo, Lina… Atualmente tenho acompanhado blogs e a previsão do tempo, e vejo que ainda está bem frio em Paris… Estou indo dia 12/04…poderiam me informar se nesse período o sol já se põe as 21:00? Já estou selecionando alguns restaurantes para ir, com vista, de preferência com um belo por-do-sol! E aquela dúvida rapidinha, “básica” e bem fora do tema: na sua opinião, melhor se hospedar na região perto da torre (Mercure Paris Centre Tour Eiffel) ou na região Les Halles (Novotel Paris Les Halles)? obg pela atenção!
Rodrigo Lavalle
Monaliza, exatamente no dia 12/04 o sol de porá às 20:30 e no dia 30/04, às 21:06.
A região perto da Torre é mais bonita, sofisticada e tranquila, porém um pouco menos central, que a do Halles.
Abraços.
Mauricio Christovão
Sempre fomos à França no outono ou no finzinho do verão. Tenho a impressão que na primavera chove mais. Será que isso procede? Se bem que com esse clima louco dos últimos anos, já não sei mais de nada…
Rodrigo Lavalle
Maurício, historicamente o mês de maio é o mais chuvoso em Paris mas, nos últimos 2 anos, isso não foi verdade.
Abraços.
Isabela Almeida
A primeira vez que fui à Paris foi na primavera. Inesquecível! O florido da cidade e, principalmente, a alegria do parisiense me encantaram. Talvez por essa sensação de alegria e renascimento que a primavera traz, o famoso mau humor e a cara feia do parisiense caíram por terra. E eu caí de amores por esta cidade.