A atriz Brigitte Bardot foi uma marco no cinema francês. Alguns dos meus leitores devem se lembrar com emoção do filme …e Deus criou a mulher. Ela terminou sua carreira profissional na anos 70 e hoje, com 72 anos, é uma defensora dos animais.
Ela já foi julgada 5 vezes por incitação ao ódio racial e recentemente condenada a pagar uma multa de 15.000 euros por causa de suas declarações sobre a população muçulmana vivendo na França. BB, como ela era conhecida dos brasileiros, é contra as práticas religiosas dos muçulmanos, sobretudo o sacrifício dos carneiros para a festa do Aid el Kébir. Ela é contra, na sua forma de pensar, a islamização da sociedade francesa.
A diversidade religiosa aumentou muito nas últimas décadas. Se em 1970 80% dos franceses se declaravam católicos, em 2006 este índice caiu para 65%. Dentre os católicos atuais somente 52% pensam que Deus existe. Os restantes se declaram católicos por tradição familiar e cultural.
O agnosticismo está aumentando e 25% da população, sobretudo os jovens, não possuem religião.
O islã é a segunda religião da França, 4 milhões de pessoas ou seja 6% da população.
O protestantismo está estável nos seus 2%.
Os cristãos históricos aumentaram muito. A Igreja Ortodoxa, a Igreja Apostólica da Arménia, as Igrejas Orientais. Eles hoje são 750.000 pessoas.
O judaismo reúne 600.000 pessoas, sobretudo os sefarades oriundos no norte da África.
O budismo saiu da marginalidade reunindo 400.000 pessoas originárias da Ásia.
A liberdade de credos é um direito fundamental da democracia francesa e a noção de laicidade implica uma neutralidade do Estado em relação a todos os cultos religiosos. Quer dizer, aqueles que não perturbam a ordem pública.
De um lado o Estado assegurando os direitos fundamentais e de outro a dificuldade de parcelas da população francesa a conviver com as diferenças.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
7 Comentários
conexaoparis
Luiza Carolina,
O hotel tem várias tarifas. Um quarto para duas pessoas com uma cama maxi deve ser maior que um quarto com cama de casal. Se quiser ter certeza do tamanho do quarto entre em contato com o hotel e diga que não quer um quarto pequena demais.
Luiza Carolina
Oi, visitando seu post sobre hoteis baratos, me encantei com o Hotel sevigné, ótima localização, porém visitando o site tripadvisor vi umas fotos em que aparecem uns quartos maiores e um minúsculo, que mal cabe a cama. Então gostaria de saber se vc sabe a diferença desses quartos, para quando eu fazer a reserva acertar, pois tenho medo de chegar no hotel e o quarto não dar nem as malas. Adorei as dicas de o que conhecer em 3 dias em Paris. Obrigada
conexaoparis
Cham.
Boa dica. Obrigada
cham
Como fala das religiões, indiquei lugares de cultos específicos na cidade. No Bois de Vincennes existe um templo budista, situado perto do jardim zoológico, acessível pelo metro ” Porte dorée”. é um lugar calmo e bem exótico. Para os amadores de passeios no verde, pode-se associar a sua visita com a do castelo de vincennes que é um lugar essencial da história de Paris
conexaoparis
Cham
não sei do que se trata. Você vai me contar?
cham
Bom dìa Lina,
Voce jà falou da mesquita de Paris, mas conhece o pagode do Bois de Vincennes ?
http://www.boisdevincennes.com/site/kagyudzong.php3
Mirella
Taí algo que é díficil, né?
Aceitar o outro é sempre complicado… aceitar a diferença então… afe!
Acho que a religiã católica esta perdendo força em todos os lugares…
[]s