Copenhagen Cycle Chic é um movimento global fundado por Mikael Colville Andersen, canadense considerado como o papa do ciclismo urbano. Há anos ele trabalha para que as grandes cidades integrem a bike como meio de transporte. Foi ele que inventou e divulgou a expressão cidadão ciclista. Várias cidades mundiais aderiram ao portal Cicle Chic e possuem seus próprios blogs.
Cycle Chic é um portal que documenta fotos dos utilizadores de bicicleta no mundo inteiro. Seu objetivo é divulgar a bike como a opção correta para o transporte urbano e banalizar sua utilização.
Jovens, crianças, mulheres de salto, esportistas, grávidas, homens de terno provam que não é necessária uma adequação no uso do velô ( bike para os franceses).
Fernanda Hinke, a grande biker idealizadora dos passeios de bike do Meia Noite em Paris entrou nesta onda e percorreu as ruas da cidade com o fotógrafo Alfredo Brant clicando os parisienses e suas bicicletas.
Na França a bike está deixando de ser um esporte – hiper conhecido graças ao Tour de France – para se tornar meio de transporte das novas gerações.
A utilização da bicicleta, nos séculos passados, foi hábito difundido e popular. Com o boom da indústria automobilística a magrela perdeu espaço e as cidades passaram a ser planejadas para os carros.
Esta padronização possui duas notáveis exceções: a Dinamarca e a Holanda, os únicos dois países que nunca permitiram a invasão urbano dos automóveis.
Mas a bike voltou à moda como solução para desafogar o trânsito, para diminuir a produção de CO2, para incentivar o comércio local e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Está nos planos da prefeita de Paris o projeto de tornar a cidade um agente importante da divulgação da bike que, além de transporte urbano, pode ser explorada no turismo, no lazer e no esporte.
Clique aqui para conhecer os passeios da Fernanda de bicicleta por Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
3 Comentários
Adelia Tavares
Lina, boa tarde
Estou viajando para Paris em junho e pretendo percorrer a cidade de bike, comme toujours, mas desta vez gostaria de alugar uma com dois lugares/bancos e pelo Velib acho que não existe.
Vc pode me indicar onde posso alugar esse tipo de bicicleta, pois já tentei pela internet e não achei nada.
Grata e devo dizer que amo a Conexão
Adelia
Rodrigo Lavalle
Adelia, não conheço nenhum local que alugue bicicletas com 2 bancos. Fiz uma pesquisa na internet e não encontrei nada.
Abraços.
Mauricio Christovão
Na França existe respeito aos ciclistas e aos pedestres. Viajei de carro por boa parte do país e vi muitas bicicletas nas estradas e nas ruas das cidades. Existe também bom senso, o que evita acidentes. Já no Patropi, todos os envolvidos(motoristas, ciclistas e pedestres) têm sua parcela de culpa, por impaciência, imperícia e mesmo irresponsabilidade. Geralmente quem se dá mal é a parte mais vulnerável. Falta muito, ainda…