[Artigo publicado em 2015]
O espetáculo das cores que variam do amarelo ao vermelho intenso é de curta duração. Em poucas semanas as folhas caem e entramos no visual do inverno.
Neste curto espaço de tempo, para apreciar a exuberância das cores do outono, temos os jardins e parques de Paris como o Tuileries e o Luxemburgo.
Mas é fora da cidade que o outono se instala como a mais bonita estação do ano. Para vivermos a explosão de cores temos que mergulhar nas florestas que estão a menos de 30 minutos da cidade: Fontainebleau, Rambouillet, Saint Germain. Todas elas são maravilhosas.
Este ano fui convidada para fazer parte de um grupo de randonneurs — pessoas que gostam de fazer randonnée, ou seja, longas caminhadas na natureza — e aceitei com prazer. Eles caminham todas as segundas sob chuva, neve, sol, em qualquer situação. Estes grandes esportistas se vestem de acordo com a estação e percorrem as trilhas balizadas nas florestas. As caminhadas duram em média 15 km.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Algumas com pausa piquenique. Outras com pausa restaurante. Se o roteiro possui a forma de um 8, a primeira parte da caminhada acaba no estacionamento da floresta, onde todas deixaram os carros. Neste momento o piquenique é um verdadeiro banquete.
Os porta-malas dos carros são abertos e de dentro surgem vinhos, tortas salgadas e doces, queijos, frutas, aparelhos para café expresso, chocolates. Em seguida, todos retomam os bastões e a caminhada. Se o roteiro não é tipo 8, e se não existir um restaurante nas vizinhanças, o piquenique é frugal e limitado pelo peso.
Minha primeira caminhada foi segunda desta semana e durou das 10h da manhã até 3 da tarde, com 15 km de trilhas, um roteiro em 8 e um banquete maravilhoso entre duas etapas.
Cruzamos caçadores, proprietários passeando seus cachorros, jovens atletas em pleno jogging; atravessamos pequenas cidades, belas florestas do outono e campos absolutamente verdes ainda.
Daqui para a frente, todas as segundas feiras, estarei aqui com vocês somente no final do dia, quando voltar da minha randonnée completamente feliz e exausta.
Outros artigos sobre o outono em Paris
- A parisiense e as estações do ano: a parisiense no outono
- Paris no outono: vídeo
- Principais produtos do outono
- O que comer no outono/inverno
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
11 Comentários
Mey
Oi, Lina. Eu estive no Arboretum nesse último fim de semana para fotografar. Se você quiser posso te escrever e enviar algumas fotos. La é lindo!
Mauricio Christovão
Essa alternância das estações e a cor das folhagens me encantam na Europa. Aqui no Patropi, na latitude em que habito, só temos duas estações: Verão e Inferno… No começo da nossa digamos assim, Primavera chegamos a 41°C!!! Não é pra fraco, não…
Rafaella
Oi Lina, estou morando em Paris e gostaria muito de fazer parte do grupo. Você sabe se é possível, ou como posso entrar em contato? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Rafaella, o grupo não é dirigido pela Lina. Ele possui um organizador que limita o número de participantes. Por hora ele está fechado a novos integrantes. A Lina indica esse outro: https://www.clubalpin-idf.com/randonnee.
Abraços.
Renata Wehba
Olá Lina! Moro tbém em Paris, no 15, e gostaria de saber como eu poderia tambem fazer parte deste grupo e/ou de outros, como contata-los?
Obrigada,
Renata
Rodrigo Lavalle
Renata, o grupo não é dirigido pela Lina. Ele possui um organizador que limita o número de participantes. Por hora ele está fechado a novos integrantes. A Lina indica esse outro: https://www.clubalpin-idf.com/randonnee.
Abraços.
Lena
Olá, Lina!Que programa maravilhoso e saudável! Preciso criar um aqui em Porto Alegre. Tive a imensa alegria de ver estas cores e todas as suas nuances andando pelo interior da França, no outono de 2014. É,realmente, um encantamento!
Lina
Oi Lena
A randonnée foi bonita e agradável. Ótima idéia criar um grupo em Porto Alegre. Me mande as fotos da primeira caminhada.
Ricardo
Olá! Embora o contexto do post seja a caminhada, minha dúvida remete ao outono: o que me diz de um passeio ao Arboretum de la Vallée-aux-Loup feito de bicicleta? Pesquisando vi que é possível chegar lá por meio da Coulée Verte. Gostaria da opinião de uma parisiense sobre o assunto. Parabéns pelo blog! Tem me ajuda muito no planejamento da minha viagem. Abraços!
Lina
Ricardo
Agradeço a dica. Nunca tinha ouvido falar no Arboretum. Parece ser um lugar interessante. Não sei te dizer sé é possível ou agradável o trajeto da Coulée Verte até a Vallée aux Loup. Se fizer este passeio, você me contata? Gostaria de saber sua opinião.