Quase um quarteirão inteiro do Marais – no 3° arrondissement de Paris – é ocupado pelos Arquivos Nacionais, instituição pública de preservação de documentos criada na sequência da Revolução Francesa. A área, que fica entre as ruas Francs Bourgeois, Vieille du Temple, Quatre Filles e Archives, agrupa uma série de prédios de variados períodos e estilos que guardam documentos do estado francês e as minutas dos notários de Paris.
Para quem vê de fora, os edifícios parecem verdadeiras fortalezas com suas paredes altíssimas e sem janelas e seus portões enormes e pesados. Porém o local guarda um segredo. No interior do quarteirão, interligando as várias construções, existe uma série de belos jardins. Cada um deles com um conceito e paisagismo diferentes mas todos lindos, charmosos e tranquilos.
Os jardins foram abertos ao público somente em 21 de junho de 2011 após terem sido reformados pelo arquiteto-paisagista Louis Benech, famoso nos anos 90 pelo seu projeto de renovação do jardim des Tuileries.
O Jardin de Rohan é um micro-Champs de Mars. Um gramado ladeado por fileiras de árvores de copa quadrada cujo foco é o Hôtel de Rohan.
O Jardin d’Assy foi refeito como um jardim romântico do século XIX e o Jardin de Fontenay é mais intimista, labiríntico e se assemelha a um mini bosque.
O jardim da entrada da rua Francs Bourgeois é um representante bem simplezinho dos jardins à la française. Puramente decorativo.
O paisagismo diferenciado de cada um dos jardins e suas demarcações visam evidenciar a ligação de cada um deles com o seu prédio de origem, antes de todos fazerem parte do conjunto dos Arquivos Nacionais.
O local é perfeito para uma pausa descanso ou para um passeio romântico e bucólico. Sempre que passo por ali me sinto deslocado no tempo e no espaço, como se tivesse voltado no tempo para uma cidadezinha medieval.
O acesso aos jardins é feito por duas entradas: 60, rue des Francs-Bourgeois e 11 rue des Quatre-Fils. No 58 rue des Archives fica a entrada do Museu dos Arquivos.
Os horários de funcionamento são: durante o outono e o inverno todos os dias de 8h00 às 17h00; durante a primavera e o verão todos os dias de 8h00 às 20h00. A entrada é livre e gratuita.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
maria apolonia alves de lucena
lindo,no seculo 18 ,ter jardim grandes e bem cuidados era sinonimo de riqueza
Má
Que lindos!! Nunca tinha ouvido falar nesses jardins, dica anotada!!
Madá
Esses jardins são um oásis no meio da agitação do Marais! Vale muito entrar!
LISETE
Já foi para minha lista de desejos para a minha segunda ida a Paris, não vejo a hora disto acontecer.
Washington
Lindos e bucólicos jardins. Ano passado, meados de outubro, no nosso passeio pelo Marais indo almoçar no restaurante Robert et Louise, passamos pelos jardins do Arquivo Nacional.
Belas recordações.