Nos tempos do nutricionismo correto, certos costumes (deliciosos) da gastronomia francesa podem parecer surpreendentes.
No final de uma refeição equilibrada – uma entrada leve seguida por um peixe grelhado – minha amiga francesa pediu, para nós duas – uma sobremesa que não conhecia. Pelo seu olhar, percebi que o pedido era especial.
Neste dia conheci o colonel, duas bolas de sorvete de limão verde, bem ácido, acompanhadas por uma ou duas doses de vodka.
Esta sobremesa não é para almas sensíveis e exige um certo amadurecimento do paladar. O sorvete não é docinho, ao contrário, e o álcool dos mais fortes. A experiência foi inesquecível.
Já vi o colonel servido com creme chantilly, desta forma ele é menos intenso. Eu prefiro o original.
Em jantar com amigos brasileiros sugerimos esta sobremesa. Será que esta tradicional receita francesa ganhou mais um adepto?
O colonel é primo próximo do trou normand, tradição culinária específica da Normandia.
Em almoços e jantares festivos com entradas, aves, carnes, queijos e sobremesas o trou normand é servido no meio da refeição: uma taça, ou uma tijela, com um sorvete ácido, maçã ou limão, acompanhado por uma dose de calvados (a “cachaça” feita na Normandia). Esta “interrupção” é considerada como digestiva e atenua a sensação de saciedade. Ela provoca uma impressão de estômago vazio, daí o trou, buraco no estômago.
O colonel está no cardápio das brasseries tradicionais parisienses.
Aproveite e leia nosso artigo sobre as melhores sobremesas francesas (clique aqui) e um outro sobre as bebidas fabricadas na França (clique aqui).
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
dillemba
Vivendo e aprendendo! Em um jantar que fui na Alliance Française havia trou normand, talvez adaptado ao paladar brasileiro, porque era suave, muito gostoso, e fiquei pensando: porque dar o nome trou a uma bebida? É prá ninguém entender mesmo. Agora veio a explicação. Merci, Lina.
Marilia Boos Gomes
Prezada Maria Lina,
Em Tiradentes, há alguns anos, tomei um sorvete chamado “Caipirinha”. Trata-se daquela célebre mistura brasileira que ultrapassou nossas fronteiras: cachaça com limão, o óbvio. Delicioso! Reconheço nesta receita o nosso Colonel, elaborado com o mais genuíno produto brasileiro, a cachaça.
Cordial abraço.
jorge fortunato
Essa eu não conhecia…
Evelyn Domingues
Seria quase uma caipirinha francesa! 😉 rs…