Muitos nos perguntam qual o motivo do feriado de 8 de maio na França. Você sabe? Se não, leia nosso artigo.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Qual o motivo do feriado de 8 de maio?
No dia 8 de maio é comemorada a vitória dos Países Aliados sobre a Alemanha nazista e o fim da IIª Guerra Mundial na Europa, marcada pelo anúncio da capitulação alemã.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial Provence
Idas e vindas do feriado de 8 de maio na França
A lei de 7 de maio de 1946 previu que a comemoração do “8 de maio de 1945” fosse feita no dia 8 de maio de cada ano – se esse dia fosse domingo – ou no domingo seguinte, caso o 8 de maio caísse em um dia de semana.
Com o passar dos anos, a comemoração perde sua importância, enquanto as associações de veteranos – que organizam seus próprios eventos comemorativos – exigem o reconhecimento do dia 8 de maio como feriado nacional remunerado.
A lei de 1953, declara o 8 de maio feriado público de comemoração na França. As cerimônias ganham verdadeiro esplendor de 1953 a 1958.
Em 1959, dentro da lógica de reconciliação com a Alemanha, o presidente Charles de Gaulle remove o feriado deste dia e fixa a data da comemoração no segundo domingo de maio. Em 1968 é decidido que o dia 8 de maio será comemorado a cada ano, em sua data, no final do dia.
Em 1975, ainda dentro do espírito de paz e cooperação entre todos os países europeus, o presidente Giscard d’Estaing suprimiu a comemoração do dia 8 de maio (a vitória aliada de 1945). Essa decisão provocou protestos gerais por parte de associações de veteranos de guerra franceses.
É a pedido do presidente François Mitterrand que esta comemoração e este feriado foram restaurados, em 1981.
Neste dia, o comércio, restaurantes, museus e monumentos funciona normalmente. Somente o Arco do Triunfo fica fechado pela manhã.
As festividades
Às 10h30 da manhã do dia 8 de maio, o presidente da República coloca uma coroa de flores aos pés da estátua do general Charles de Gaulle, localizada na Place Clémenceau, esquina com a avenida Champs-Élysées. Em seguida, ele continua subindo a Champs-Élysées até a Place de l’Etoile – onde fica o Arco do Triunfo – e faz a revista das tropas.
A cerimônia de comemoração termina com uma homenagem aos soldados mortos na guerra. Usando o mirtilo da França na lapela, o presidente coloca uma coroa de flores na frente do túmulo do Soldado Desconhecido, que fica embaixo do Arco do Triunfo. “Le Chant des Partisans” é interpretado pelo coro do exército francês, então o presidente assina o livro de visitas da Chama da Lembrança, antes de cumprimentar os veteranos e oficiais do Estado Maior.
Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Onde comemorar o 8 de maio em Paris
Para comemorar o dia 8 de maio tematicamente em grande estilo, segue uma lista dos principais museus, memoriais e locais ligados à IIª Guerra Mundial em Paris:
Musée de l’Armée/Invalides
Museu do exército que conta a história dos apetrechos, aparelhos, vestimentas de guerra e das próprias guerras desde a antiguidade até a IIª Guerra Mundial. As alas dedicadas à Iª e à IIª Guerras Mundiais são incríveis e cheias de detalhes.
Clique aqui e leia nosso artigo sobre o museu.
Endereço: 129 rue de Grenelle, 75007. Metrô linha 8, estação La Tour-Maubourg ou linha 13, estação Varenne.
Memorial do Marechal Leclerc e da Libertação de Paris
Museu pequeno e pouco conhecido/frequentado. Foi inaugurado em 24 de agosto de 1994 em homenagem ao General Leclerc, figura chave na libertação de Paris do jugo nazista. O local é simbolicamente situado acima da Gare Montparnasse, posto de comando de Leclerc no dia da libertação (25 de agosto).
Endereço: 23, Allée de la 2e DB, Jardin Atlantique, 75015. Metrô linhas 4, 6, 12 e 13; estação Montparnasse – Bienvenüe.
Museu Jean Moulin
Jean Moulin foi o chefe da Resistência Francesa no interior da França. O museu fica ao lado do Memorial do Marechal Leclerc. Enquanto esse último foca no contexto internacional da luta (Aliados versus Eixo), o Museu Jean Moulin se concentra no contexto “doméstico” da luta (Resistência, a ocupação de Paris, Vichy).
Metrô linhas 4, 6, 12 e 13; estação Montparnasse – Bienvenüe.
Memorial da Shoah (Memorial do Holocausto)
Inaugurado em 2005 se situa no local onde antes funcionava o Memorial do Mártir Judeu Desconhecido. O memorial é uma ponte entre os homens e mulheres que viveram o Holocausto e aqueles que não sofreram diretamente com ele ou não o conheceram através de seus pais.
Endereço: 17 rue Geoffroy Asnier, 75004. Metrô linha 1, estação Saint-Paul ou linha 7, estação Point Marie.
Fort Mont-Valérien
Localizado na cidade de Suresne (coladinha em Paris, à noroeste), o local engloba um forte, o Memorial à França Combatente e cemitérios (de civis e de militares americanos).
Endereço: Avenue du Professeur Léon Bernard, 92150 Suresnes
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
O 8 de maio pelas ruas de Paris
Placas comemorativas
Por toda Paris podemos ver placas homenageando os heróis da IIª Guerra Mundial e seus feitos. Essas placas começaram a ser instaladas já no final de 1944 quando Paris já havia sido libertada do domínio nazista.
Clique aqui para baixar a lista das placas comemorativas e seus respectivos endereços em Paris.
Ruas e estações de metrô
Após a Segunda Guerra Mundial, entre 1945 e 1948, várias estações e ruas parisienses foram renomeadas para homenagear os aliados, os integrantes da Resistência e as batalhas importantes. Alguns exemplos:
- na linha 1: a estação “Marbeuf – Rond-point des Champs-Élysées” passou a se chamar “Franklin D. Roosevelt” (em homenagem ao presidente dos EUA morto em 1945);
- na linha 2: a estação “Aubervilliers – Boulevard de la Villette” passou a se chamar “Stalingrad” (em homenagem à batalha de Stalingrad, 1942-1943);
- na linha 5: a estação “Lancry” passou a se chamar “Jacques Bonsergent” (integrante da Resistência fusilado em 1940);
- na linha 6: a estação “Grenelle” passou a se chamar “Bir-Hakeim” (em homenagem à batalha de Bir Hakeim, 1942);
- a partir do dia 22 de abril de 2013 a praça em frente ao Hôtel de Ville, a prefeitura de Paris, passou a se chamar “L’Esplanade de la Libération” (A Esplanada da Libertação, em homenagem à libertação de Paris dos nazistas).
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
CRISTIANE PACHECO
Ola, estarei com minha família entre 06 e 11/05, o que sugerem de roteiro nesses dias incluindo Disney e Versailles?Estes feriados, atrapalham minha viagem?Obrigada, Cris
Rodrigo Lavalle
Cristiane, a maioria dos museus e monumentos funcionam no dia 08 de maio mas, por ser terça-feira, alguns fecham, como por exemplo: Museu do Louvre, Centro Pompidou, Grand Palais, Orangerie, Museu do Homem etc).
Sugiro a você o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez pois ajuda a organizar e otimizar o tempo. Nele são apresentados cinco circuitos, a serem feitos a pé, passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Nos outros dias vá a Disney e ao castelo de Versailles (clique aqui e aqui e leia nossos artigos sobre esses dois locias). Você pode comprar o guia no site Minha Viagem Paris, clique aqui.
Voltaire Del Pino Vaz
Depois de visitarmos a Tour Eiffel, passamos pelo Champ de Mars e fomos caminhando até Les Invalides. Um passeio fabuloso, que recomendo à todos. O dia estava ensolarado e os parisenses tomavam sol, faziam piqueniques e namoravam. Très romantique!!!
PaulinhoNYC
Discordo quem diz ser obsessão. Não se trata disso. Moro nos EUA e como a França existe este culto do heroísmo e lembrança para que as pessoas nos dias de hoje, como um aviso, reflitam o que aconteceu no passado e não deixem jamais acontecer novamente tal destruição. Países como da Europa e EUA lutaram com muito sangue e dor para serem o que são. Pessoas deram as vidas para que os seus filhos tivessem um lugar melhor. Coisa que nao aconteceu no Brasil. Os poucos heróis Q existiram ninguém conhece, mais fácil conhecer um pagode ou futebol.
Marina
Dia 8 de maio nao cai na sexta feira e dim no domingo…
Rodrigo Lavalle
Marina, o artigo acima é do ano passado.
Abraços.
Marina
Dia 08 de maio nao é sexta feira e sim domingo…
Vini
É o país da Europa com o maior número de vitórias militares da história e eles expõem isso para o turismo. Verdade, mas que país do mundo venceu uma guerra sozinho neste mesmo período de tempo?
Mauricio Christovão
Foi uma coisa que me espantou um pouco em Paris foi essa quase obsessão pelas guerras e batalhas nas quais a França esteve envolvida. A guerra é a maior das burrices humanas, e fiquei pensando naqueles bravos heróis que tombaram pela pátria, etc e tal, mas estavam todos…mortos!!! Quantos pais e mães sem filhos, quantos filhos sem pais, quanta tristeza no fim das contas, e que nenhuma medalha ou bandeira pode consolar. E afinal, porque tanta empáfia, se a França não ganha uma guerra(ao menos sem ajuda)desde 1870… A lista é longa: 1870, 1ª Guerra, 2ª Guerra, Indochina, Argélia, e por aí vai…