Ao sair da exposição Velasquez, no Grand Palais em Paris, me lembrei de uma matéria publicada pela Vanity Fair de abril 2015. Trata-se de uma reflexão do historiador inglês Colin Jones sobre a história do sorriso.
Na era do selfie e do marketing o sorriso tem algo de banal. Nos albuns de família, nas campanhas eleitorais, nas publicidades e nas redes sociais vemos um desfile incessante de bocas abertas e dentes brancos. O sorriso se impôs como a norma da representação social e não podemos imaginar o mundo, hoje, sem ele.
Mas na esfera artística dos séculos passados, sorriso era considerado escandaloso. A pintura de um rosto com boca entreaberta e dentes brancos era chocante.
A exposição Velasquez ilustra perfeitamente a questão. Este poster, que se encontra no final da exposição, mostra um dos retratos da família real espanhola.
Se percorrermos os principais museus do mundo ocidental encontraremos grandes bocas abertas e largos sorrisos mas sempre com conotação negativa. A pessoa representada rindo pertence às classes mais baixas da sociedade, é marginal, louco ou doente. A boca aberta representa o medo, o espanto, o desespero, o ódio.
Alguns pintores famosos foram representados rindo como Rembrandt, Watteau e Georges de la Tour. Mas trata-se de uma homenagem ao filósofo grego Démocrite cujo riso era a reprentação da loucura do mundo. Velasquez pintou Démocrite, o único personagem sorridente da exposição.
Durante muitos anos a etiqueta social exigiu o controle absoluto do corpo. Sorrir mostrando os dentes ou rir às gargalhadas, em público, era tão proibido quanto arrotar, roer unhas, palitar dentes, cuspir e espirrar.
Nesta época, as bocas também estavam fechadas por razões práticas. A higiene bucal era inexistente e todos perdiam cedo os dentes. Com o aparecimento dos dentistas, o sorriso se impôs devagar. Sua liberação total foi somente em meados do século XX. A partir deste momento o sorriso se tornou o símbolo da sociabilidade. De lá para cá as bocas foram se abrindo cada vez mais e assim entramos no reino do sorriso.
A se tornar obrigatório, ao se tornar a representação da felicidade a todo preço, ao se tornar uma grande força de venda publicitária, ao invadir via smileys nossos textos, o sorriso não estaria se tornando banal demais?
Hoje, alguns líderes de opinão pública preferem manter a boca fechada como Anna Wintour e certos manequins profissionais que substituíram a boca risonha pela boca zangada ou entediada.
Prestem atenção nos desfiles de moda e verá que todos os manequins perderam o sorriso. Dizem que, nos bastidores, os post-it colocados nos muros lembram aos manequins o último detalhe: no smile!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
Renata Monteiro
Obrigada Rodrigo!
Pena que chego dia 15 julho :-/
Amaury
Velázquez
25 Mars 2015 – 13 Juillet 2015
Renata Monteiro
Oi Rodrigo, adorei o artigo! Até quando fica esta exposição no Grand Palais?
Rodrigo Lavalle
Renata, a exposição sobre Velázquez fica até o dia 13 de julho de 2015.
Abraços.
Isabele
Adorei o artigo!
Isabela Almeida
Excelente artigo! Nunca tinha pensado o sorriso desta forma tão interessante! Há muito por trás dele. Parabéns mais uma vez, equipe CP! 🙂
Amaury
: )
Rodrigo Lavalle
🙂