A exposição sobre o Marquês de Sade, atualmente no Museu Orsay, merece algumas considerações.
A primeira, sobre o personagem o escritor francês chamado Donatien Alphonse François de Sade, falecido em 1814. Todos reconhecem que seus livros influenciaram de uma maneira radical a história da literatura e das artes.
Sua obra não pode se esgotar no substantivo sadismo – Sade, antropônimo+ismo – definido simplesmente como o prazer de ver ou fazer sofrer algúem. A obra do Marquês liberou o nosso olhar dos pressupostos religiosos, ideológicos, morais e sociais. E questionou as questões do belo, do feio, do sublime.
Segundo, eu felicito a coragem e a maturidade dos franceses. Esta exposição não poderia ser montada em países que possuem uma política cultural repressiva. Me indago mesmo, se a América do Norte suportaria as imagens exibidas no Musée d’Orsay. A exposição possui um lado subversivo, nos permitindo uma nova leitura de obras já conhecidas.
No site do museu, na página da exposição que se chama Sade. Attaquer le Soleil, um aviso diz: “o caráter violento de certas obras e de certos documentos é suscetível de chocar a sensibilidade dos visitantes.”
Isto dito, a exposição nos mostra como os textos de Sade provocaram uma revolução da representação dos temas como ferocidade e singularidade do desejo, do extremo, do bizarro e do monstruoso, através das obras de Goya, Ingres, Rodin, Picasso, Géricault, Duchamp, Man Ray, Delacroix…
“Todo mal é justificado a partir do momento que um Deus o aceita (concorda ou tira prazer)”
E como Sade influenciou Baudelaire, Flaubert, Breton, Bataille, Apollinaire, Nietzsche…
A introdução da exposição mostra a presença do pensamento de Sade na sétima arte, com telas exibindo os filmes L’Âge d’or de Bunuel, 120 dias de Sodome de Pasolini, Império dos Sentidos de Nagisa Oshima, O Corpo e o chicote de Maria Bava.
Museu Orsay, até o dia 25 de janeiro 2015.
Ingressos e visita guiada
Para evitar filas compre com antecedência seu ingresso para o Museu Orsay, há uma entrada prioritária para quem já tem o ingresso (clique aqui).
Se você quiser fazer uma visita guiada ao Orsay com a guia-conferencista brasileira Zilda Figueiredo clique aqui para mais informações.
Leia também:
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Fernanda Gava
Olá, fiquei muito interessada nessa exposição mas só estarei em Paris em Março…vocês sabem me dizer se a exposição estará em algum outro museu? Grata.
Rodrigo Lavalle
Fernanda, geralmente as exposições do Museu D’Orsay não vão para outro museu.
Abraços.
Dayana
Boa tarde! Além dessa roda gigante que é montada na época do fim do ano e que permanecerá na praça da concórdia até fevereiro desse ano, existe alguma outra que seja permanente em alguma outra região da cidade?
Pretendo ir a Paris no meio do ano e adoraria poder ter a vista da cidade a partir de uma roda gigante…
Desde já agradeço a resposta!
Rodrigo Lavalle
Dayana, não existe.
Abraços.
Sophia
Priscila, tudo funciona normalmente por aqui.
Mauricio Christovão
Sade duraria quanto tempo nos dias do “politicamente correto” em que vivemos? Na época dele foi parar no hospício… Mais que necessária essa exposição, depois dos acontecimentos terríveis dos últimos dias.
Priscila Rodrigues
Olá boa noite!
Primeiramente obrigada Conexão Paris por tantas informações e por conteúdos de tanta qualidade. Sigo os posts já faz algum tempo e gosto muito das informações publicadas aqui!
Chego em Paris na semana que vem e gostaria de saber, devido aos últimos acontecimentos, as atrações turísticas e lojas estão funcionando normalmente por aí. Sei que ainda é ‘cedo’ para saber, de qualquer forma, quais são as informações que vocês possuem?
Um abraço a todos!
Rodrigo Lavalle
Priscila, tudo continua funcionando normalmente. A cidade está mais policiada e com mais soldados nas ruas. Leia esse artigo que publicamos hoje: https://www.conexaoparis.com.br/2015/01/10/o-que-fazer-diante-da-ameaca-terrorista/.
Abraços.
MARIANA PAFFI
Boa noite!
Estou indo para Paris em fevereiro e gostaria de saber se a Roda Gigante que fica na Concorde está montada, ou se tem alguma outra e em que região.
Parabéns pelo blog!
Rodrigo Lavalle
Mariana, a roda gigante na Place de la Concorde funciona até o dia 15 de fevereiro.
Abraços.