- O problema da praça do Arco do Triunfo
A primeira vez que meu marido entrou no meu carro foi logo avisando: “evite sempre a Etoile”, a praça onde fica o Arco do Triunfo e de onde saem 12 avenidas. O olhei surpresa. Já morava há dois anos em Paris e tinha atravessado a praça, de carro, várias vezes. “Ela é infernal”, ele completou.
Mais tarde entendi que para aqueles que nasceram com as rotatórias, para aqueles que não conheceram a circulação das grandes praças brasileiras onde a lei era a do mais forte, entrar no fluxo da Etoile pode ser um momento delicado. Mas para aqueles que conheceram as antigas praças brasileiras, Etoile é brincadeira. Nada de stress, pura diversão.
Duas regras básicas para atacar o problema. Primeiro, saiba que a prioridade absoluta é para os carros que chegam, a toda velocidade na sua direção, pela direita. Segundo, antes de sair de casa veja no mapa por qual avenida você entra no fluxo da praça e localize bem por qual avenida você sai do fluxo.
Se você sai imediatamente após a entrada, não vá para o centro da praça. Fique colado nas margens. Se, ao contrário, você for obrigado a dar uma volta grande até sua saída, vá diretamente para o centro da praça. A briga aí é menos feroz. Conte as avenidas e quando se aproximar da saída, abra um caminho diante de todos os carros que chegam à sua direita.
De acordo com uma amiga francesa, cada um tem seu método ou seu plano de sobrevivência na Étoile.
- O problema das faixas para ônibus
Existe também outra situação complicada, tanto para os turistas como para o parisienses. Estou falando dos corredores para ônibus, táxis, ciclistas. Normalmente estes corredores ficam na lateral direita, junto ao passeio. Em certas avenidas o cenário muda completamente. Na Montparnasse, por exemplo, eles se encontram no meio e os da lateral direita são para os carros.
Foi numa destas ciladas que eu cai quando passei, pela primeira vez, o exame francês para obter a carteira de motorista.
- O corredor bicicletas na contra mão
Em certas ruas de pouco movimento o corredor para os ciclistas é no sentido contrário ao da circulação dos carros. Situação pontencialmente perigosa tanto para o ciclistas quanto para os pedestres. Já me aconteceu verificar a ausência de carros e atravessar a rua sem verificar o fluxo de bikes na contramão. Não fui atropelada, mas ao evitar o acidente o ciclista caiu da bicicleta. A situação não é intuitiva. O pedestre vê que existe um corredor para ciclistas mas não percebe que a mão é no sentido contrário dos carros.
Os ciclistas circulam nos dois sentidos, como a foto acima. Quando eles estão na contramão da faixa própria eles circulam no espaço dos carros. O que contribui ainda mais para que os pedestres não percebam o perigo das bikes no outro sentido.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
22 Comentários
patricia
bom dia,chegarei em Paris dia 11/12 e no dia 14/12 iremos (somos uma familia de 4 pessoas)no show moulin rouge,gostaria de saber se existe motorista particular para contratar para nos buscar na porta do show,pois o nosso show acabara as 23 hs,ou se existe taxi na porta.Nosso hotel fica a 2 quadras do louvre,obrigada
Rodrigo Lavalle
Patrícia, entre em contato com as empresas de traslado que recomendamos:
– https://www.conexaoparis.com.br/servicos/traslados-em-paris-passeios-paris-my-driver/
– https://www.conexaoparis.com.br/servicos/traslados-em-paris-e-passeios-telma-france-tour/
– https://www.conexaoparis.com.br/servicos/traslados-em-paris-e-passeios-franca-entre-amigos/
Abraços.
Mary Vasconcelos
Olá Rodrigo, sou leitora do conexão Paris, vou p Paris em 19.07 a 23.07, vou me hospedar no Hotel Íbis Cambrone . Gostaria de realizar o passeio do Rio Sena noturno e assistir ao Cabaret Moulin Rouge . Pergunto o que será mais vantajoso em questão de valores , adquirir as entradas ai , ou no Brasil ? Qual a melhor opção de transporte em questão de segurança e financeiro ? Aguardo resposta.
Rodrigo Lavalle
Mary, os preços dessas atrações são fixas mas o ideal é comprar com antecedência pelos respectivos sites para garantir o lugar. O melhor meio de transporte na cidade de Paris é o metrô: seguro, prático, rápido e sem engarrafamentos.
Abraços.
jose teixeira mendes
para me encontrar email: [email protected]
celular 55-21-987675491
55-21-987675491