Li recentemente uma matéria, publicada no site do Spotify, sobre a relação entre medo de avião e música. Como faço parte dos infelizes deste grupo, dei uma olhada no artigo.
Spotify pediu a uma psicóloga, especialista em ansiedade, uma playlist capaz de acalmar viajantes estressados.
A psicóloga em questão, Dr Spelman, parte do pressuposto que quando nossa respiração acompanha um ritmo calmo e controlado, ela relaxa a tensão muscular, que por sua vez reduz a frequência cardíaca e a pressão sanguínea e, no final da cadeia, a ansiedade.
De acordo com Dr. Spelman, a ansiedade provocada pela viagem de avião é causada por pensamentos irracionais que criam uma ameaça exagerada e imprópria à realidade dos fatos. A música pode estimular certas estruturas do nosso cérebro ligadas às emoções e participar efetivamente do controle da ansiedade.
A playlist da psicóloga, que deve ser ouvida antes e durante o voo, é uma mistura de gêneros diversos. Entre as músicas escolhidas temos Someone Like You da Adele, Orinoco Flow de Enya, Piano On The Beach de Liborio Conti.
Achei a proposta interessante e vou tentar a experiência. Das músicas acima citadas, não conhecia nenhuma. Após pequena pesquisa no YouTube, cheguei à conclusão que vou criar minha própria lista. Tenho alergia severa a músicas tipo New Age, como Piano On The Beach.
Minha cara metade francesa, que no exercício da sua profissão de dentista usou os recursos da sofrologia, sugeriu para minha playlist o Concerto número 21 de Mozart, sobretudo o segundo movimento comumente chamado Elvira Madigan.
Depois eu conto se Mozart foi um remédio eficaz contra o stress da duplinha decolagem/aterrissagem.
Um pequeno apêndice para explicar que Elvira Madigan foi uma jovem artista de circo que se apaixonou por um aristocrata sueco. Eles viveram, em 1888, um amor louco e proibido durante alguns meses. Ele tinha 35 anos e ela 21 quando se suicidaram. Em 1967 foi lançado um filme sobre a vida de Elvira Madigan e Sixten Sparre cujo trilha sonora usa o concerto por piano número 21 de Mozart. O sucesso do filme foi imenso e a partir deste momento o concerto passou a ser conhecido como Elvira Madigan.
Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
21 Comentários
Hanna
Rodrigo, eu estou pensando em levar uma bolsinha na mala despachada com alguns remédios pra dor de cabeça, resfriado, alergia, pomada. Vc sabe se podem encrencar com isso na hora de eu entrar no país? Devo espalhá-los pelas malas ou posso deixar todos em um lugar só?
Rodrigo Lavalle
Hanna, não há problema. Pode trazer todos em uma mesma mala.
Abraços.
Jacqueline
Avião é muito chato. Não tem árvores na beira da estrada, vaquinhas, cavalos, paradouros. Dez, doze horas de voo, então…Tomo meu lorax e pronto. Pior foi quando voltei em 2011 e não tomei nada porque fui para Natal e eram “só” 6 horas de Lisboa a Natal. O sol varrendo o avião, o céu azul sem uma nuvem acima e abaixo aquele tapete branco e eu já com um ataque de pânico não conseguindo respirar. Só a vontade de viajar faz suportar tanta chatice.
Mas a música é realmente uma coisa poderosa. Consegui amenizar as terríveis contrações musculares que me martirizavam em viagem e começavam também assim que deitava na cama.
Ponho os fones com música classica e aos poucos isso foi ficando esquecido. Nem os remédios caros e controlados tinham feito qualquer efeito.
Vou levar agora no avião também.
sandra
Vou à Páris em setembro no final do mês, e ja estou sofrendo só de pensar em ficar horas presa em um lugar fechado.. Nossa tenho pavor. E além do mais voando kkk. Já sei que não vou conseguir dormir…conclusão chegareibem Páris um trapo . vou esperimentar a música . obrigada pela dica Rodrigo.
Maurício Christovão
Ainda bem que a maioria das empresas aéreas agora têm filmes e músicas para distrair os passageiros. Meu problema a bordo não é o medo. É o tédio de ficar 11 ou 12 horas naquela lata de sardinhas voadora. Tudo o que ajuda a passar o tempo é bem vindo!!!
Rosane
Marília, parece comigo. Não tenho medo, mas não consigo dormir por nada, e qdo chego tb não tenho sono. Vou tentar algumas músicas pra ver se dá certo, pelo menos um cochilo. É horrível quase todos dormindo e eu igual a um zumbi.
Marilia
Felizmente, não sofro desse mal – medo de viajar de avião -, mas sofro por outra causa: não consigo dormir um minuto sequer! Chego a meu destino exausta. De nada adiantam relaxantes musculares e medicamentos para dormir porque não fazem o menor efeito. Por que será?
lilia Carvalho
Adoro esse site.
esta música é linda.
lilia Carvalho
Muito linda.
E adoro esse site.
Rubia
Eu tenho pavor de avião, é um sofrimento enorme antes e durante, começo a sofrer dias antes da viagem, mas amo viajar e por isso preciso enfrentar. No ultimo voo consegui relaxar por alguns minutos e ouvir música, foram os minutos menos piores durante o voo. Vou usar essa tática nos próximos.
Alcilene M. de Sousa
Amo viajar,amo Paris.