[ATUALIZAÇÃO 2024] O que fazer em Paris em 3 dias? Apesar de termos um maravilhoso guia digital com 5 roteiros em Paris a serem feitos em, no mínimo, 4 dias — o ‘Paris: 5 roteiros em 4 dias‘ (clique aqui para ver) — elaboramos um roteiro de 3 dias em Paris bem detalhado para aqueles que só tem esse tempinho na Cidade Luz poderem otimizar o tempo e ver o principal da capital francesa!
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Índice de ‘O que fazer em Paris em 3 dias’
- Dicas e considerações iniciais
- Roteiro de 3 dias em Paris: 1° dia – Torre Eiffel | Montmartre
- Roteiro de 3 dias em Paris: 2° dia – Louvre | Champs Élysées | região da Opéra Garnier
- Roteiro de 3 dias em Paris: 3° dia – Jardim Luxemburgo | Panteão | Ilhas do Sena | Marais
- O que fazer em 3 dias em Paris: resumo do roteiro
- Visitas guiadas em Paris com guia brasileiro
- Ingressos para museus, monumentos e atrações com desconto
- Roteiro 1 dia em Paris / Roteiro 4 dias em Paris / Roteiro 5 dias em Paris
- Posts essenciais para o planejamento da sua viagem
- O que fazer em Paris mês a mês e em cada época do ano
- DESCONTOS E PRESENTES aos leitores do Conexão Paris: baixe os voucheres
Dicas e considerações iniciais para o Roteiro de 3 dias em Paris
- Como você tem pouco tempo em Paris você terá que acordar cedo para fazer o tempo render! Os monumentos e museus abrem às 9 horas. O comércio um pouco mais tarde.
- Ficar hospedado em um bairro/região/arrondissement mais central também vai te poupar tempo nos deslocamentos. Clique aqui e leia nosso artigo sobre onde ficar em Paris cheio de dicas de bons hotéis nos bairros/regiões/arrondissements mais centrais da capital francesa.
- Almoçar sanduíche ajuda a poupar tempo (e dinheiro). Compre nas padarias e coma em algum parque ou jardim pelo trajeto. Jante com calma em um bom restaurante.
- Andar é a melhor forma de conhecer Paris mas, para ganhar tempo, iremos sugerir que vocês façam alguns trajetos mais longos — e menos interessantes — de metrô. Leia nosso artigo completo sobre o metrô de Paris para tirar suas dúvidas e já chegar sabendo tudo sobre ele!
- Escurece cedo de novembro a fim de março. Nesse período, o horário do pôr do sol varia de 16h30 a 18h30 dependendo do mês, então fique atento se você pretende subir em algum monumento para ver a vista. Clique aqui e veja exatamente os horários do nascer e do pôr do sol nas datas que você estiver em Paris.
- Se não deu pra fazer tudo que foi proposto no nosso roteiro, não se desespere, fica pra próxima!
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O que fazer em Paris em 3 dias: 1° dia
No 1° dia do nosso roteiro de 3 dias em Paris, você já vai de cara conhecer o ícone máximo de Paris e da França, a TORRE EIFFEL!
A Torre Eiffel pode ser vista de vários pontos de Paris e avistá-la é sempre emocionante! Ao longo dos 3 dias do nosso roteiro por Paris, vamos indicar os locais de onde você pode vê-la, mesmo estando longe.
Trocadéro, Torre Eiffel e Champ de Mars
A melhor vista da Torre Eiffel é a partir da Esplanada do Trocadéro (foto acima) então você tem que chegar pela linha 6 ou 9 do metrô e descer na estação Trocadéro.
Aproveite para tirar fotos desse ângulo ou nas escadarias laterais. Desça essas escadarias, atravesse os jardins e a ponte Iéna e você chega à torre. Esse trajeto a pé leva cerca de 18 minutos sem paradas, veja o mapa abaixo.
Mesmo que você não queira subir na torre, pode somente entrar na área restrita embaixo dela para, pelo menos, ter o impacto de estar sob a torre. Para entrar nessa área, é preciso pegar a fila dedicada a “pessoas sem ingresso” e passar pelo controle de segurança. Dependendo da época do ano e do horário do dia esse processo pode demorar um pouco.
Caso você queira subir na torre, compre seu ingresso com antecedência no site oficial do monumento, clique aqui para comprar. A Torre Eiffel abre todos os dias do ano.
Se não houver mais ingressos disponíveis no site oficial, compre em outras sites (custa um pouco mais caro), clique aqui ou no botão abaixo para comprar:
No nosso artigo completo sobre a Torre Eiffel, você encontra várias alternativas de ingresso para subir no monumento, clique aqui para acessar.
Caso você queira almoçar na Torre Eiffel, há dois restaurantes: o Madame Brasserie, no 1° andar (clique aqui para reservar), e o Jules Verne, no 2° andar (clique aqui para reservar).
Quem tem reserva nesses restaurantes tem incluso acesso até o andar onde o restaurante fica. Leia mais sobre esses restaurantes, valores e cardápio clicando aqui.
Se a fila estiver muito longa ou se você não faz questão de estar bem embaixo da torre, continue andando pelo Champ de Mars — os jardins em frente à torre — até achar um bom ângulo para fotos.
No Champ de Mars você pode fazer piquenique na grama (de 15 de abril a 15 de outubro) ou comer um sanduíche sentado nos bancos.
Passeio de barco pelo rio Sena
Aproveitando que você está na área, faça o passeio de barco pelo rio Sena (acontece todos os dias do ano). Caso você não queira fazê-lo, pule para a próxima etapa do 1° dia do nosso roteiro: Montmartre.
O passeio percorre o rio na parte central e turística de Paris, dessa forma você terá um visão geral da cidade logo no 1° dia.
Outro ponto positivo do passeio de barco é que você vai passar 1 hora sentado, descansando e apreciando a vista. Preste atenção às margens do Sena e à movimentação das pessoas, aos monumentos e às pontes sob as quais você vai passar.
O barco sai e volta para o mesmo local (o Port de la Bourdonnais, ao lado da ponte Iéna, veja no mapa acima) e não há paradas durante o trajeto de 1 hora. Compre seu ingresso antecipado aqui.
Há também a opção do passeio com almoço, veja aqui.
Montmartre
Agora vamos para uma das regiões parisienses mais amadas e conhecidas pelos turistas do mundo todo: MONTMARTRE!
Ao sair do passeio de barco, volte para a estação ‘Trocadéro’ e pegue a linha 6 em direção à estação ‘Étoile’. Lá, pegue a linha 2 em direção à ‘Nation’ e desça na estação ‘Blanche’. Você vai sair da estação quase em frente ao famoso cabaré Moulin Rouge (clique aqui para comprar seu ingresso caso queira assistir ao espetáculo noturno).
Suba a rua Lepic, na primeira esquina à sua esquerda fica o Café des Deux Moulins, o “café da Amelie”. Vire à direita na rua des Abbesses e ande até a Place des Abbesses e o Muro dos ‘Eu Te Amo’ (clique aqui e leia nosso artigo sobre ele).
Continue andando pela rue des Abbesses e pela sua continuação até a rue de Steinkerque, vire à esquerda e suba a rua até a base da colina de Montmartre, no topo da qual fica a Basílica do Sacré Cœur (Sagrado Coração).
Suba as escadarias da colina (faz parte da experiência), aprecie as vistas de Paris do alto, entre na Basílica, visite a Praça do Tertre (praça dos artistas), as imediações, os centenários vinhedos de Montmartre (ficam na esquina da rue de Saulles com rue Saint Vincent), a charmosa rue de l’Abreuvoir e sua famosa casa rosa — Maison Rose — na esquina com rue des Saulles) etc.
Respire o ar de cidade do interior bucólica e charmosa, apesar da multidão.
Nosso artigo ‘Montmartre em Paris: 10 dicas para curtir o bairro‘ vai lhe dizer o que visitar e onde comer em Montmartre, clique aqui para acessá-lo.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
O que fazer em Paris em 3 dias: 2° dia
[ATENÇÃO: se você pretende entrar no Louvre, não faça o dia 2 do nosso roteiro em uma terça-feira pois esse é o único dia da semana em que o museu fecha]
No 2° dia do nosso roteiro de 3 dias em Paris, você irá conhecer outros super ícones da Cidade Luz: o Museu do Louvre, a avenida Champs Élysées e o Arco do Triunfo!
Você vai percorrer uma parte do chamado Eixo Histórico de Paris, começando na Pirâmide do Louvre e indo até o Arco do Triunfo, passando pelo obelisco egípcio da Praça da Concorde.
Museu do Louvre, Jardins Tuileries e Praça da Concorde
O Museu do Louvre é o mais famoso e um dos maiores museus do mundo. Visitá-lo pode ser uma batalha, uma maratona, uma via crucis. O importante é ir preparado e definir um tempo máximo de visita.
Nós sugerimos que você fique cerca de 3 horas no museu e visite apenas as principais obras. Para isso você pode usar:
- o áudio guia do museu ou
- o nosso guia digital ‘O Essencial do Museu do Louvre‘ (clique aqui pra conhecê-lo) ou
- fazer uma visita guiada com guia brasileiro (clique aqui para saber mais)
Em qualquer uma das 3 opções de visita citadas acima, é indispensável comprar o ingresso para o Louvre com antecedência, clique aqui para comprar o seu.
Adjacente ao Louvre fica o lindo Jardim Tuileries. Aproveite para comer um sanduíche sentado em uma de suas famosas cadeiras verdes, de frente para uma das fontes. Depois de comer, ande toda a extensão do jardim até chegar à Praça da Concorde.
A grande estrela da Praça da Concorde é o obelisco que fica no seu centro e foi trazido do Templo de Luxor, no Egito. Na Praça da Concorde foram guilhotinados, entre muitos outros, o rei Luís 16 e a rainha Maria Antonieta.
Avenida Champs Elysées, Ponte Alexandre III e Arco do Triunfo
A avenida Champs Élysées começa na Praça da Concorde e sua primeira parte é um grande parque/jardim.
Suba a Champs, saindo da Praça da Concorde e, na altura da estação de metrô ‘Champs Élysées – Clemenceau’, vire a esquerda na avenida Winston Churchill. Você vai passar em frente a dois prédios maravilhosos:
- o Grand Palais (com seu imponente teto de vidro), onde acontece grandes eventos e feiras (de arte, de livros etc). Infelizmente não é possível visitar o local quando esses eventos não estão acontecendo.
- o Petit Palais (com sua bela porta dourada), onde funciona o Museu de Belas Artes da Cidade de Paris. O acesso é gratuito! Aproveite! Além da coleção de obras de arte, o Petit Palais possui um jardim interno lindo onde você pode descansar e tomar um café.
Siga a avenida Winston Churchill até chegar à Ponte Alexandre III, a ponte mais bonita e mais rebuscada de Paris! Dali você vai ter uma linda vista da Torre Eiffel.
Faça o caminho de volta, vire à esquerda na avenida Champs Élysées e continue subindo até chegar ao Arco do Triunfo. Na Champs você encontra desde lojas de fast fashion como a Zara até marcas de luxo como a Dior e a Vuitton, além de lojas da Nike e Apple. E também restaurantes, cafés e bares. Clique aqui e leia nosso artigo específico sobre a Champs com dicas dos melhores restaurantes na avenida mais famosa do mundo.
Se você não subiu na Torre Eiffel, suba no Arco do Triunfo (clique aqui e compre seu ingresso antecipado) e aprecie, além de vistas lindas de Paris, as 12 avenidas que chegam até a praça onde o Arco fica, a Place de l’Étoile (Praça da Estrela).
Se você não quiser subir no Arco, mesmo assim pode acessar a área embaixo dele, onde fica o Túmulo do Soldado Desconhecido e sua Chama Eterna. Não atravesse a avenida rotatório em volta do Arco, é super perigoso! Há uma passagem subterrânea cuja entrada fica na esquina da Champs Élysées (no lado direito de quem sobe) com essa avenida rotatória.
Região da Opéra Garnier e Galeries Lafayette
Na estação do Arco do Triunfo — ‘Charles de Gaulle Étoile’ — pegue o metrô linha 1 indo na direção ‘Château de Vincennes’ e vá até a estação ‘Franklin D Roosevelt’. Essa estação também fica na avenida Champs Élysées, então você pode ir caminhando, são cerca de 15 minutos a partir do Arco.
Na estação ‘Franklin D Roosevelt’, pegue a linha 9 indo na direção ‘Marie de Montreuil’ e desça na estação ‘Chaussée d’Antin – La Fayette’.
Você vai estar na região da Opéra Garnier, um imponente teatro construído no século 19, onde são apresentados concertos, balés e óperas. Clique aqui e leia nosso artigo, com vídeo e infográfico, que conta tudo sobre a Opéra Garnier.
Você pode visitar o interior ricamente decorado da Garnier por conta própria (clique aqui e compre seu ingresso antecipado) ou fazer uma visita guiada com guia brasileiro (clique aqui e leia nosso artigo sobre essa visita guiada).
Essa região é também uma região super comercial com muitas lojas como Zara, H&M, Apple, Adidas e, a principal delas, as Galeries Lafayette, a mais antiga e linda loja de departamentos de Paris.
As Galeries Lafayette possuem 3 lojas no Boulevard Haussmann: a principal delas é a Coupole (Boulevard Haussmann, n°40) especializada na moda feminina e infantil. Mesmo que você não queira comprar nada, entre na loja para admirar a sua bela cúpula Art Nouveau e suba até o terraço no último andar (acesso livre e gratuito) para se deslumbrar com lindas vistas de Paris, inclusive da Torre Eiffel.
As outras duas lojas das Galeries Lafayette no boulevard Haussmann são a Lafayette Gourmet e Casa, especializada na gastronomia e na casa, perfeita para você degustar doces, queijos e vinhos franceses (clique aqui e leia nosso artigo completo). E a Lafayette Homme, especializada na moda masculina.
Os leitores do Conexão Paris ganham presentes nas compras acima de 50€ feitas em qualquer uma dessas 3 lojas, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
As Galeries Lafayette oferecem presentes aos leitores do Conexão Paris.
Clique aqui para saber mais e baixar os voucheres.
O que fazer em Paris em 3 dias: 3° dia
Jardim Luxemburgo
Vamos começar o último dia do nosso roteiro de 3 dias em Paris pelo jardim mais parisiense da cidade, o Jardim Luxemburgo.
Os parisienses frequentam o Luxemburgo para espairecer sentado nas cadeiras verdes, ler, tomar sol, jogar xadrez, jogar tênis, assistir apresentações musicais que acontecem no coreto etc. As crianças adoram brincar com os barquinhos de madeira na fonte principal.
A Fonte Medici é uma das grandes obras-primas do Jardim Luxemburgo. Nosso artigo específico sobre o Jardim Luxemburgo, com vídeo e infográfico, te conta tudo sobre ele, clique aqui para acessar.
Saia do Luxemburgo e suba rue Soufflot. Você vai chegar ao Panteão, o monumento-mausoléu construído no fim do século 18, onde estão guardados os restos mortais de várias figuras célebres da história francesa nos campos da filosofia, da literatura, da ciência: Voltaire, Marie Curie, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Louis Braille, entre muitos outros.
Caso queira visitar o Panteão por dentro, clique aqui e compre seu ingresso.
Depois de visitar o Panteão, desça a rue de la Montagne Sainte-Geneviève. Logo a sua direita fica a famosa escadaria do filme ‘Meia-Noite em Paris”. Continue descendo até chegar ao rio Sena, esse é o famoso Quartier Latin.
Você vai estar em frente à ilha Cité e a catedral de Notre-Dame.
Ilhas do Sena
Quando o rio Sena passa por Paris, ele forma 2 ilhas naturais: ilha Cité e ilha Saint Louis.
Na ilha Cité — onde Paris nasceu — além da catedral de Notre-Dame (fechada para reformas até meados de 2024), há também outros dois grandes remanescentes do período medieval: a belíssima Sante Chapelle, com seus magníficos e coloridíssimos vitrais (super vale a visita, clique aqui e compre seu ingresso antecipado), e a Conciergerie (antiga prisão).
Ande pela ilha Cité e atravesse a ponte Saint Louis até a ilha Saint Louis. Essa é uma ilha super charmosa, basicamente residencial. Sua grande atração é a sorveteria Berthillon (29-31 rue Saint-Louis en l’île).
Marais
Volte para a ilha Cité e atravesse para o outra lado pela ponte d’Arcole. Você vai chegar à prefeitura de Paris (o Hôtel de Ville). Pegue a rue du Temple e entre no Marais.
O Marais é um bairro histórico, charmoso, cool, fashion e super animado. Lá você vai encontrar pequenas galerias de arte (entrada livre e gratuita em todas), lojas de marcas francesas pouco conhecidas fora da França, brechós, cafés e bares, museus super interessantes (como o Carnavalet, que é gratuito e conta a história de Paris, e o Museu Picasso).
O Marais é também o bairro da comunidade judeu ortodoxa (principalmente na rue des Rosiers) e da comunidade LGBT (principalmente nos primeiros quarteirões da rue du Temple e da rue des Archives e suas imediações).
A rue de Bretagne, mais ao norte do bairro, é uma rua cheia de cafés e onde fica também um mercado coberto — o Marché des Enfants Rouges — com vários estandes e restaurantes simples servindo comida de vários países do mundo.
Outras ruas importantes do Marais: rue des Francs Bourgeois, rue Vieille du Temple, rue des Archives, rue Sainte Croix de la Bretonnerie. Todas elas cheias de lojas, bares e cafés.
Termine o dia, nosso roteiro e sua viagem, na Place des Vosges. Essa foi a primeira praça real de Paris e continua sendo uma das mais charmosas da cidade. Sob as arcadas dos prédios ao seu redor, você vai encontrar lojinhas, galerias de arte, cafés e restaurantes.
Coma uma sobremesa no Carette para fechar sua viagem com chave de ouro.
Passeio Meia-Noite em Paris by Bike
Se algum dos 3 dias que você vai passar em Paris cair em uma segunda ou quinta-feira, sugerimos que você faça o Meia-Noite em Paris by Bike, um super passeio noturno de bicicleta que passa por cerca de 15 dos principais monumentos de Paris e tem o ápice com um brinde de champanhe na Torre Eiffel. Clique no botão abaixo para saber mais informações e fazer sua reserva:
O que fazer em 3 dias em Paris: resumo do nosso roteiro de 3 dias em Paris
1° Dia: Trocadéro – Torre Eiffel – Champ de Mars – Passeio de barco pelo rio Sena – Montmartre
2° Dia: Museu do Louvre – Jardim Tuileries – Praça da Concorde – avenida Champs Elysées – Ponte Alexandre III – Arco do Triunfo – região da Opéra Garnier – Galeries Lafayette
3° Dia: Jardim de Luxemburgo – Quartier Latin – Ilha Cité e Notre Dame – Ilha Saint Louis – Marais – Place des Vosges
Visitas guiadas
Caso você opte por fazer visita guiada a pé por Paris, nós indicamos a guia brasileira Zilda.
Clique aqui para saber mais informações sobre os serviços que ela oferece.
Entre em contato com ela no email [email protected]
Ingressos para museus, monumentos e atrações com desconto
Ingressos para museus, monumentos e atrações com 5% de desconto (use o código CONEXAOPARIS):
MUSEU DO LOUVRE | MUSEU ORSAY | PANTEÃO DE PARIS |
PALÁCIO DE VERSALHES | ARCO DO TRIUNFO | CENTRO POMPIDOU |
DISNEYLAND PARIS | SAINTE CHAPELLE | MOULIN ROUGE |
CLIQUE AQUI e compre ingressos para outros museus, monumentos e atrações |
Reservas em passeios e city tours (os ingressos abaixo não têm desconto):
INGRESSO TORRE EIFFEL – caso esteja esgotado no site oficial, onde custa mais barato |
CITY TOUR ÔNIBUS EM PARIS | PASSEIO BARCO NO RIO SENA | DISNEY PARIS COM TRASLADO |
PALÁCIO VERSALHES COM TRASLADO | CASTELOS FONTAINEBLEAU E VAUX LE VICOMTE | TORRE EIFFEL + CITY TOUR + PASSEIO BARCO |
REIMS (CHAMPAGNE) 1 DIA | MONT SAINT MICHEL 1 DIA | CASTELOS VALE DO LOIRE 1 DIA |
CLIQUE AQUI e veja outros passeios e city tours |
Roteiro 1 dia em Paris / O que fazer em Paris em 1 dia
Paris em 3 dias pode parecer pouco mas aqui no blog você encontra também um artigo com roteiro de 1 dia em Paris, perfeito para quem não quer perder tempo e deseja conhecer o essencial do essencial da Cidade Luz, clique aqui para acessar.
Para aqueles que têm mais tempo na Cidade Luz, elaboramos também um roteiro de 4 dias em Paris (clique aqui e acesse o artigo) e também um roteiro de 5 dias em Paris (clique aqui e acesse o artigo).
Posts essenciais para o planejamento da sua viagem
Clique aqui e veja a lista dos nossos posts essenciais que vão te ajudar a planejar, organizar e curtir uma viagem perfeita a Paris.
O que fazer em Paris mês a mês e em cada época do ano
- O que fazer em Paris: 18 atrações imperdíveis
- 25 Pontos turísticos de Paris
- Paris à noite: passeios, programas e baladas
O que fazer em Paris mês a mês:
- O que fazer em Paris em JANEIRO
- O que fazer em Paris em FEVEREIRO
- O que fazer em Paris em MARÇO
- O que fazer em Paris em ABRIL
- O que fazer em Paris em MAIO
- O que fazer em Paris em JUNHO
- O que fazer em Paris em JULHO
- O que fazer em Paris em AGOSTO
- O que fazer em Paris em SETEMBRO
- O que fazer em Paris em OUTUBRO
- O que fazer em Paris em NOVEMBRO
- O que fazer em Paris em DEZEMBRO
O que NÃO fazer em Paris:
Paris em cada estação do ano:
- O que fazer em Paris no INVERNO
- O que fazer em Paris na PRIMAVERA
- O que fazer em Paris no VERÃO
- O que fazer em Paris no OUTONO
- Clima e temperaturas em Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
0 Comentários