Que a Dama de Ferro – apelido da Torre Eiffel – é um dos monumentos mais queridos do mundo, vocês já sabem. Mas vocês tem ideia de como ela se transformou nesse ícone mundial? A guia e historiadora Roberta – que oferece uma visita guiada ao monumento – nos conta nesse artigo 5 segredos incríveis sobre a Torre Eiffel.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
A Torre Eiffel e seus 5 segredos
Foi para a Exposição Universal de Paris de 1889, comemorando o centenário da Revolução Francesa, que um grande concurso foi lançado no diário oficial francês.
Seu objetivo era “estudar a possibilidade de levantar uma torre de ferro no Champ-de-Mars, com uma base quadrada, 125 metros em cada lado e 300 metros de altura”.
Específico para um concurso, não?!
O 1º segredo
Inicialmente, a proposta era abrir um concurso para a construção de um edifício de 300 metros, que seria então o mais alto do mundo.
Contudo, Gustave Eiffel – o eventual ganhador – era ambicioso demais para perder esse concurso para os seus competidores, sobretudo para a torre Soleil de Jules Bourdais, que prometia iluminar todo o Bois de Boulogne com o seu farol 300 metros acima do nível do solo.
Para evitar que Bourdais ou qualquer outro competidor ganhasse do seu projeto, revelamos o nosso primeiro segredo: Eiffel usou de sua influência política para que o concurso descrevesse claramente que a Torre deveria ser de ferro – material no qual, à época, ele era o maior especialista.
Eiffel, juntamente com os dois principais engenheiros da empresa que levava seu nome – Émile Nouguier et Maurice Koechlin – já havia construído diversas pontes em ferro pela Europa e dominava o seu uso como nenhum outro engenheiro.
Dessa forma, ele ganha assim a concessão para construir a sua “Torre dos 300 metros”, como era chamada ao final do século XIX.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O 2º segredo
A montagem das placas de ferro começou em 1 de julho de 1887 e foi concluída cerca de vinte e um meses depois. Dois anos, Dois meses e cinco dias, exatamente.
Todos os elementos foram preparados na fábrica da empresa Eiffel, em Levallois-Perret, perto de Paris. Cada uma das 18.000 partes da Torre foi projetada e calculada para serem encaixadas umas nas outras com rebites.
Este método de construção estava bem estabelecido na época em que a Torre foi construída. As juntas foram inicialmente feitas no local com parafusos temporários, que foram gradualmente substituídos por rebites quentes. Ao esfriarem, eles se contraíram, o que garantia que as peças fossem fixadas juntas. Era preciso uma equipe de quatro homens para colocar um rebite.
E você sabe quantos deles seguram a Torre em pé ainda hoje? 2 milhões e 500 mil rebites, voilà o nosso segundo segredo.
O 3º segredo
No local, entre 150 e 300 trabalhadores, supervisionados por uma equipe de veteranos de grandes viadutos metálicos, se ocupam montando este gigantesco quebra-cabeças de peças.
Como a concessão para a construção e exploração da Torre de Eiffel deveria durar somente 20 anos, chegamos ao nosso terceiro segredo: todos os trabalhadores especializados que trabalharam na sua construção já estavam automaticamente contratados para a sua desmontagem, 20 anos depois.
Inocentes dos que ficaram esperando: Eiffel não pouparia em artimanhas para que a sua Torre fosse eternizada.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
O 4º segredo
Entre elas, a que garantiu a perenidade da Torre é o nosso quarto segredo: o seu uso para o desenvolvimento da telegrafia sem fio e da rádio.
Eiffel usa seu gabinete, no alto da Torre, para realizar uma série de encontros com cientistas na busca de encontrar uma utilidade prática que impedisse a sua demolição.
Em 1903, a fim de aumentar a atratividade da Dama de Ferro, Gustave Eiffel deu apoio financeiro ao projeto do Capitão Ferrié de instalar uma estação de telegrafia sem fio na parte superior do edifício.
Ferrié se estabeleceu em um quartel aos pés do pilar sul para continuar suas experiências, cercado por uma pequena equipe de especialistas, conseguindo se comunicar com tropas de até 6.000 quilômetros de distância nos anos seguintes.
Entretanto, os habitantes do bairro logo reclamaram que havia muitos soldados no Champ-de-Mars. Foi decidido, portanto, construir um local dedicado ao trabalho dos soldados no subsolo.
O 5º segredo
Eis então o nosso quinto e último segredo: em 1909, foi construído um verdadeiro bunker de 800 m² sob o Champ-de-Mars.
Eiffel consegue então confirmar o interesse estratégico da Torre e isto lhe valeu uma extensão de sua concessão até 1980.
O bunker foi uma verdadeira estação radiotelegráfica, desempenhando um papel muito importante durante a Primeira Guerra Mundial, graças às numerosas mensagens recebidas pelo rádio, e foi ocupado pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteiros 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial Provence
Visita guiada à Torre Eiffel
Quer ouvir esta história em detalhes e conhecer muitos outros segredos da Torre Eiffel? Faça a visita guiada na Torre Eiffel com a guia brasileira Roberta Estimado.
Roberta é historiadora formada pela USP, mestre em História transnacional pela École normale Supérieure de Paris e guia conferencista certificada pelo Ministério da Cultura Francês. Veio para Paris para estudar, se apaixonou pela cidade e decidiu ficar. Segue desde 2018 levando turistas para conhecerem um pouquinho da história dessa cidade que ela ama.
Nesta visita, além de aprender muito sobre um dos principais monumentos franceses, você irá apreciar uma linda vista 360 graus de Paris.
A visita dura cerca de duas horas e é inteiramente realizada em português.
Para saber mais informações sobre a visita e fazer sua reserva, escreva para ela no email [email protected]
Leia também sobre a Torre Eiffel
- Hoteis perto da Torre Eiffel: como escolher, sugestões e dicas
- Hotéis com vista para Torre Eiffel
- Restaurante diante da Torre Eiffel: Girafe
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
0 Comentários