Passando pelo número 14 da rua Sèvres em Saint Germain, vi este desenho do grande humorista francês Sempé. Tirei as fotos e desde então me divirto discutindo as possibilidades de interpretação.
A localização: o desenho se encontra em um dos bairros mais elitistas de Paris, na frente do novo endereço da Hermés.
O desenho: trata-se de um grupo de homens de negócios, todos eles de uma certa idade, terno e gravata, em harmonia com o bairro. Exibindo a mesma expressão sorridente, eles se despedem após uma reunião de trabalho:
Como vai a Louise? Muito obrigado, e a Odette? Diga bom dia à Suzanne! Minhas homenagens à Claire. Como vai Catherine? Dê um beijo na Solange por mim. Espero ver Maud um dia destes. Como vai Christinne? Minha melhor lembrança à Joelle. Bom dia à Elizabeth. Como vai Monique? Muito bem, obrigado. E Laure?
Um retrato da sociedade parisiense, claro, esta é a especialidade do artista, hoje com 81 anos.
As interpretações se dividem em duas tendências. A primeira, Sempé descreve a politesse parisiense, superficial, feita de frases feitas e sem real interesse. Ele descreve a vacuidade das relações sociais.
Estes homens se despedem com um sorriso de conveniência e indagam distraídos sobre as respectivas famílias. Trata-se de um grupo seleto, se frequentam e possuem uma certa intimidade pois utilizam o nome das esposas. Mas é uma amizade vazia, repetem todos as mesmas frases, apressados, até mais e basta.
A segunda tendência é mais divertida: na hora da despedida, após reunião de trabalho, sorridentes, eles possuem uma só preocupação, saber notícias ou enviar notícias para a esposa do outro. Este desenho seria o retrato de uma sociedade de sedutores e sedutoras, herdeiros da galanterie e das regras de sedução dos séculos passados. Eles vivem em grupo fechado, se frequentam e a aventura da infidelidade não ultrapassa o limite do grupo. Contentes e infiéis entre si, sem grandes riscos. Trata-se de “ligações não perigosas”, uma bricadeira com o título do famoso livro do escritor francês Laclos, Liaisons Dangereuses, transformado em filme por Roger Vadim em 1959, por Stephen Frears em 1988 e por Milos Forman em 1989.
E então? Qual a sua versão?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Lena Ranghetti
Acho que fico com as duas, que são bem presentes na sociedade ocidental. É muito fácil e conveniente estabelecer relações vazias e sem compromissos. Por outro lado, a sedução é importante para manter as pessoas vivas e felizes.
Lara Melo
Na politesse parisiense fica nas entrelinhas o interesse pela mulher do outro…. Cínica preocupação pelo bem estar das esposas. E os filhos? Não perguntam nada sobre as crianças, já que desfrutam de certa intimidade. Mesclo as duas interpretações!
Regina Vasconcelos
Fico com a 1a interpretação!
Cristiane Pereira
É mesmo, Adriana, são os mesmos da Hermès!!!
Adriana Pessoa
Os desenhos de Sempé estão também no site da Hermés….
Cristiane Pereira
Também tenho uma foto desse desenho, acho genial e , apesar de ter visto alguma familiaridade nele, confesso que não conhecia o artista! Fico com a segunda versão: os franceses são muto, muito galantes, sedutores por natureza, adoram se divertir discretamente – ou não? – uns com os parceiros e parceiras dos outros. São contentes e infiéis entre si, como vc bem disse. Adoro esse lado dos franceses.
Angela Sampaio
Os narizes falantes!
Rogéria
Adorei a sua interpretação.
Para mim fica nas relações vazia dos franceses…
Marina
Sempé est genial!
Pedro
Ver essa gravura de Sempé me fez lembrar da Pixie et Cie no 6ème.
Você já foi?
http://www.yelp.com/biz/pixi-et-cie-paris