O Colégio Culinário da França é o resultado do trabalho de 15 grandes chefs franceses entre eles Alain Ducasse, Joel Robuchon, Anne Sophie Pic, Guy Savoy. O objetivo do Collège Culinaire de France é representar, promover, transmitir a identidade, a diversidade, a tradição e a inovação que caracterisam a gastronomia francesa
O Collège acabou de criar um movimento em reação ao seguinte fato: na França, 75% dos 200.000 restaurantes não preparam os pratos que eles oferecem aos clientes. Eles simplesmente esquentam pratos industrializados. Constatação preocupante para todos aqueles que levam a sério a tradição gastronômica deste país.
Por isso estes 15 mosqueteiros criaram um selo – Restaurante de Qualidade – para salvar a qualidade da verdadeira cozinha, salvar a qualidade dos produtos, a qualidade do serviço e da hospitalidade.
Os restaurantes que forem premiados com este label deverão informar a origem dos produtos, o modo de preparação dos pratos e a qualificação profissional do cozinheiro.
Eles terão, na Web, um questionário onde os clientes poderão julgar e comentar. Desta forma todos contruibuirão para a defesa da verdade.
Daqui para a frente procuraremos os restaurantes que tenham este selo de qualidade.
Veja o site do movimento “Restaurant de Qualité” aqui.
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9 Comentários
claudia
Informação útil sobre bistrô:
Olá turma do conexão, gostaria de dividir com vocês uma dica, ou melhor uma emboscada. Não sou fã de repetir restaurantes a menos que sejam realmente imperdíveis. No entanto chegamos do interior da França na quarta feira cansadas e como já eram 7 horas da noite seguimos direto para um bistrô perto do hotel, no qual já havia comido e, muito bem, diga-se de passagem (Petit Vatel). Nossa incursão foi desastrada do começo ao fim. Primeiro notei que não estava abarrotado de gente como antes. Depois a garçonete cometeu uma série de gafes que não era típico de franceses. Derrubou água na mesa ao lado, entregou nossos pratos e depois de uns minuto recolheu correndo entregando-os na outra mesa em frente, que havia chegado bem depois de nós e coincidemente pedido a mesma coisa (elas eram 2 e nós 3) – alegando que entregaria mais tarde nossos pedido com o 3o. prato que demoraria mais 1 min para cozimento?! Entregou as sobremesas de outra mesa na nossa e, AINDA quase decepou a cabeça de uma de nós com a bandeja. Na conversa descobrimos que era espanhola. Meu prato foi um tipo de pudim de haddock INcomível de tão salgado.
Falei com ela sobre o sal e ela disse:”Madame o haddock é um peixe salgado.” E eu disse:”Madame e o é em qualquer parte do MUNDO, exatamente por isso deve-se tirar bem o sal do mesmo, e lamento informá-la que não consigo comer e portanto esta é a razão dele voltar cheio para sua cozinha”. Ela deu de ombros e foi-se embora com um sorriso…maroto?!?
Como a comida ainda veio mais que rapidamente, fiquei lembrando de reportagem sobre os vários bistrôs que estão servindo comida congelada. Diante desta lembrança, resolvi fazer minha última pergunta antes de sair: “Madame, o Petit Vatel está sob nova direção?”e ela com aquele mesmo olhar de tonta (literalmente) nos respondeu “AH oui, il y a dejá 3 ans?!?”. (3 anos?!? madame a meu ver a sra. deu uma mentida básica pois não tem todo este tempo não.)
Ao nos despedir perguntei a ela se naquele dia ela havia comido antes de começar a trabalhar, do mesmo hadock que eu havia tentado comer? (pura maldade minha). E ela, me devolveu a pergunta com o mesmo olhar e sorrisos bêbuns.
Cláudia Simoni
Maria das Graças
Espero que os preços não aumentem.
Vera
A iniciativa é ótima. Vamos torcer que esses grandes Chefs – tb grandes mestres no marketing – se mantenham isentos, com inspetores independentes e com auditoria, para que o selo tenha – de fato – credibilidade.
Jane Curiosa
Minha curiosidade agradece de joelhos tal iniciativa.
Tatyana Mabel
Esta informação é assustadora: “na França, 75% dos 200.000 restaurantes não preparam os pratos que eles oferecem aos clientes. Eles simplesmente esquentam pratos industrializados.”
Edson Diogo de Castro
phttp://clgourmet.clmais.com.br/
Bom dia tenho um blog sobre gastronomia e vinhos, posso utilizar alguma informação de seu blog, dando o referido crédito. Grato Edson Castro
Lina
Edson
Obrigada por utilizar a informação e dar créditos ao Conexão Paris.
Jeanette Maire,
Otima esta iniciativa,para nos turistas e de grande valor
Bernardo
Iniciativa excelente e necessária. Espero que consigam implementar também um quadro de inspetores permanentes, afinal muitas vezes é difícil para os clientes saber o que se passa na cozinha.