Quando digo que Paris é pequena, aqueles que não a conhecem ficam surpresos. Estamos tão habituados com as grandes capitais que não podemos imaginar que a travessia a pé de Paris dure menos de duas horas: a cidade mede 9.5 km no eixo norte/sul e 18 km e no leste/oeste.
Se você se hospeda perto do Louvre, da Opera, do boulevard Saint Germain, poderá conhecer Paris a pé. E esta, na minha opinião, é uma das qualidades fundamentais desta cidade.
O leitor Sérgio T.Gonçalves nos enviou dados comparativos de densidade demográfica. A densidade de Paris é a mais elevadas da lista.
Se acrescentarmos, à população de residentes, aqueles que estão durante o dia à trabalho e os turistas de passagem temos a explicação para as multidões que vemos nas ruas, para as varandas de cafés sempre lotadas e para as imensas filas nos museus e monumentos.
Cidade População Área Densidade
Paris 2.211.297 105 21.059
Londres 8.278.251 1.579 5.242
São Paulo 11.376.000 1.522 7.474
Rio de janeiro 6.323.000 1.182 5.349
Belo horizonte 2.375.000 330 7.196
Tokio 14.945.000 2.189 6.827
Nova York 8.175.000 1.213 6.739
Porto alegre 1.509.000 496 3.042
Manhattam 1.585.000 87 18.218
Hong kong 6.864.000 1.104 6.217
Berlim 3.431.000 891 3.850
Em 2011, os museus e monumentos de Paris receberam 72.6 milhões de visitantes estrangeiros.
E nossa contribuição para a alta densidade demográfica de Paris é importante. Os brasileiros ocupam o segundo lugar na lista de nacionalidades estrangeiras que visitaram o Louvre. Na nossa frente somente os americanos. E estamos em quinto lugar nas visitas à torre Eiffel.
Tabela: Sérgio T. Gonçalves com os dados retirados da Wikipedia
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
Pedro
A densidade populacional de Londres é 5242,7175. Isto é se os valores dados são os correctos
Rodrigo Lavalle
Pedro, obrigado pela correção.
Lizama Campos
A maior caminhada que meu esposo e eu fizemos foi d0 Inicio do Canal Saint Martin até a Notredame, passando pelo Marais.
Uma dica: não deixem de conhecer o Museu Carnavalet e a loja de doces Meert.
jennifer vivian felix oliveira
muito legal culturas diferentes muito interessante
Madá
Andar a pé em Paris é um super programa! Só troco pelo ônibus ou barco. Quando retorno ao hotel no final do dia, acho incrível ver o quanto andei, ao olhar o mapa.
Guilherme
Fui andando desde a Grande Arche até a Bastilha! Inesquecível!
Joana
Cruzar a cidade à pé é uma bênção! É isso o que mais me encanta em Paris!!!
José Rodrigues
Lina
Não sou especialista mas alguns números também me chamaram atenção e fiquei em dúvida.
Talvez as informações, em alguns casos, envolvam a “grande” cidade e em outros apenas a cidade em si.
Realmente, para o turista o tamanho, a distribuição e o transporte público de Paris são maravilhosos, até nisso é uma cidade abençoada e privilegiada.
Facilita a localização, os deslocamentos e incentiva a caminhada, o uso do velib e vale a pena pegar um trem do metrô.
É ótimo pois nos liberta do vício do uso do carro tão comum aqui.
Como já disse em outro lugar, um dos efeitos de conhecer Paris foi que passei a fazer muito mais coisas a pé e de metrô e uso muito menos o carro.
Quanto ao ônibus, tirando a paisagem que é deslumbrante, minha experiência dentro não foi muito melhor do que por aqui uma vez que estava cheio, sujo e as pessoas não eram propriamente educadas.
O negócio é tentar usar nos horários mais tranquilos e poder apreciar a paisagem maravilhosa.
Lina
José Rodrigues
Isto mesmo. Ande de ônibus nos horários fora dos picos.
Ricardo
Para mim o fator principal de uma cidade melhor não é o seu tamanho ou sua densidade. É o respeito pelo espaço público. Aqui em SP isso ainda é um artigo raro, mas vamos em frente. E viva Paris!
Lina
Todos
Sérgio T Gonçalves nos enviou dados complementares para a tabela acima:
Em Nova York e Manhattan a tabela considerou a área total dos locais, quando para calcular a densidade leva-se em conta apenas as áreas de terra.
Manhattan: área total 87 km e apenas 59,13 de terra.O resto é água. Densidade : 26.820 Hab/km².
Nova York: área total 1.213 km – área de terra:784 Km – Densidade: 10.429 Hab/km²
Logo, as densidades estão certas, apenas as áreas foram mal colocadas na tabela.
Sil
Maria das Graças, eu posso ter me expressado mal. Não quis dizer que uma cidade cheia de gente é melhor, referia-me à população fixa. Já li isso em diversos livros, uma cidade densa e compacta como Paris melhora a possibilidade de um bom serviço público, pois com a altura de 5 ou 6 andares na cidade toda (ou quase) há uma distribuição razoável da população e aí vale a pena, por exemplo, distribuir o transporte público, equipamento cultural etc. Enfim, sou uma defensora da cidade compacta e densa e Paris reforça minha opinião a respeito disso.
Guilherme
Olá Lina, dê uma conferida nesses dados pois quase todos os cálculos de densidade estão errado. Além disso, presume-se que a área seja em km² e a densidade em habitantes/km², correto? Saudações, o blog é fantástico.
Lina
Guilherme
Enviei seu comentário para Sergio, que nos forneceu os dados.