por Rodrigo Lavalle
A Flash Cocotte é talvez a festa (gay) mais famosa de Paris nos dias de hoje. Tudo começou despretensiosamente em 2007. Naquele ano, um grupo de amigos resolveu se reunir e fazer uma festa para animar a então monótona vida noturna parisiense.
Nesses seus primórdios e até 2011, a Flash Cocotte acontecia no La Java, um cabarezinho cheio de história na rue du faubourg du Temple, a dois quarteirões da estação Belleville. Foi lá que artistas como Piaf e Fréhel iniciaram suas carreiras. A região era – e ainda é – um pouco “áspera”, mas isso contribuía para o charme decadente e inovador da festa.
Essas primeiras edições eram bem divertidas e até um pouco amadoras. O público, em sua maioria jovem, chegava por volta de 1:30 da manhã e ficava até o fim, por volta das 6:00. Depois disso, os mais animados ainda tomavam café no tabac próximo.
À medida que a festa foi ficando famosa e atraindo mais gente, o La Java passou a ficar inviável. Ficava-se mais tempo em filas (para entrar, para guardar e pegar o casaco na chapelaria, para ir ao banheiro e para pegar bebida) do que dançando.
Por isso em 2012 a Flash mudou de local, se tornando mais profissional e, segundo os maledicentes, mais preocupada com o lucro do que com a qualidade. Ela agora acontece perto da Place de la Concorde, no Espace Pierre Cardin, um local para eventos com infra-estrutura mais adequada ao atual tamanho da festa e seus milhares de frequentadores. Tudo ficou maior e mais espaçoso e há até uma área externa, onde as pessoas vão para fumar. Os banheiros, no entanto, continuam insuficientes… Além dos djs que fundaram a festa, tocam nela também nomes conhecidos, porém cults, da cena eletrônica mundial.
Assim como a música, o que também nos diverte na Flash Cocotte são as pessoas. Desde a sua criação o slogan da festa é ‘não venha vestido como se você estivesse indo ao Monoprix’ – Monoprix é a rede de supermercados mais famosa de Paris. A intenção é que as pessoas vão super produzidas, usando suas roupas mais ousadas e absurdas. Às vezes alguns erram a mão e aparecem quase fantasiados, beirando o cômico. Ou o ridículo. A impressão que eu tenho é que todos saíram de casa bem caretinhas e se trocaram na porta da festa. Modernidade tem limite até mesmo em Paris. Mas não se espantem pois a maioria das pessoas é bonita e bem vestida.
A Flash Cocotte não é uma festa que vai agradar a todos, mas é uma experiência divertida e inusitada em uma cidade que não tem muita tradição de vida noturna ‘clubber’. O bom é chegar por volta da meia-noite, quando a festa abre. Assim evitam-se as filas enormes e o azedume da hostess que pode implicar sem motivo aparente com algumas pessoas e barrar a entrada.
Ah, a festa se auto-intitula ‘hetero friendly’, portanto quem for hétero pode ir sem preocupação.
Flash Cocotte – Espace Pierre Cardin – 1 Avenue Gabriel, 75008 Paris – metrô linhas 1, 8 e 12 estação Concorde.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
Flavio
Rodrigo lendo esse post não consegui achar nenhum club gay maior em paris , confesso que os pequenos clubs do marais não me agradam , oque gosto de la são os bares, você não teria o nome de boates gays maiores em paris ? Super obrigado
Rodrigo Lavalle
Flávio, existe a Queen na avenida Champs Élysées mas não é toda noite que o público é gays (pesquise no site: http://www.queen.fr/en). Outra boate que tem festas gays é a Gibus mas é preciso pesquisar no site em qual dia da semana elas acontecem: http://www.gibus.fr.
christiano
rodrigo essa festa ainda existe ?
esse bar rosa e gay ?
Rodrigo Lavalle
Christiano, a festa ainda existe, veja a programação: https://www.facebook.com/flashcocotte/timeline. O Rosa Bonheur não é um bar gay mas aos domingos há uma festa gay no local, chegue cedo, por volta das 17:00. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2011/06/22/o-rosa-bonheur-bomba-no-verao-parisiense.
Abraços.
luiz Carlos
Olá boa noite. Estou viajando mês de agosto de férias .preciso de dica de bslada gay no aguardo obrigado
Rodrigo Lavalle
Luiz, na região do Marais existem vários bares gays e pequenas boates gays: rue des Archives, rue du Temple e rue Saint Croix de la Bretonnerie. Vamos lançar ainda esse ano um guia gay de Paris. Fique ligado!
Abraços.
César aragão
Uma boa opção para o púplico gay,em Paris,é andar pelo bairro gay do Marais.A cena gay parisiense é um pouco diferente da vida gay de outras cidades européias
Leany Vilhena
Gostei muito da reportagem! Gostaria que vocês falassem também e desses uma lista de boates parisienses. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Oi, Leany, vamos lançar em breve um guia gay de Paris com endereços e sugestões de bares, cafés e muitas outras coisas.
Abraços.
Herbert
Ótimo que o CP está dando dicas de lugares gays em Paris, sempre sentor falta das postagens abordando lugares gls. Super post, parabéns!
Rodrigo Lavalle
Robertto,
em princípio não existe nada marcado para os meses de julho/agosto. São meses de férias na Europa e meio que tudo para.
O bom é ir ao bar Rosa Bonheur nos domingos à tarde. A festa começa por volta de 21:00 e vai até a meia-noite. Porém é bom chegar antes das 17:00.
Abraços.