O “efeito Veblen” ou “efeito do esnobismo” é uma teoria do economista e sociólogo Veblen que pode ser traduzida da seguinte maneira: na área do consumo dos bens de luxo, a alta do preço de um produto o torna mais desejável ainda. De uma maneira inversa, a queda do preço do produto se traduz por uma queda do interesse dos compradores potenciais.
O efeito Veblen foi utilizado recentemente para explicar porque os grupos ligados à venda de vinhos prestigiosos levaram 10 anos para denunciarem um falsário brilhante.
Rudy Kurniawan, jovem indonesiano rico e elegante, montou uma cave de vinhos descrita como a melhor cave do mundo. Sua coleção chegou a 50.000 garrafas com uma preferência pelos antigos vinhos de Bordeaux e Bourgogne. Uma vez aceito pelo ultra fechado club de amadores de vinhos, ele passou à leiloar suas caríssimas e…falsas garrafas.
Alguns enólogos desconfiaram desde o início da autenticidade dos vinhos de Kurniawan mas seus principais clientes agiram de acordo com a efeito Veblen: se um Pétrus 1961 custa tão caro é porque é excelente, mesmo que não tenho o gosto esperado.
O FBI o prendeu no início deste ano após encontrar na sua casa etiquetas falsas de grandes vinhos como Romanée Conti e Pétrus, rolhas e todo o material necessário para contrafação das velhas garrafas.
Este é um caso exemplar que prova mais uma vez a tese de Veblen: se é caro é bom.
Na França, há alguns anos atrás, um conhecido nosso comprou um “montinho de balas embrulhadas em papel de alumínio” por um preço equivalente à um quarto e sala em Paris. Efeito Veblen! Até hoje ele está convencido ter comprado uma obra de arte.
E quando vejo os preços de certas bolsas e sapatos me digo que este efeito possui um vasto campo de ação.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
48 Comentários
Lana Lacerda
O ser humano e suas vicissitudes…..
Sempre vai ter alguém “se dando bem” em cima de algum idiota com valores distorcidos.
Regina Vasconcelos
Como eu sou feliz com o que tenho!!!
Ana Carolina
Jacqueline e Maurício, muitíssimo obrigada pelas dicas. Meu marido está pesquisando as câmeras e eu estou planejando a viagem… Não terei dúvidas em contatá-los por aqui caso tenhamos mais dúvidas. Obrigada mesmo!!!
Mauricio Christovão
A Nikon Coolpix S3100 da Jacqueline é bem compacta e uma boa escolha, estando bem cotada na resenha da Dpreview, com 4,50 em 5 pontos possíveis. Quanto ao número de fotos, vai depender da resolução utilizada e da capacidade do cartão. Sempre sugiro fotografar na máxima resolução para permitir cortes na fotos e obter detalhes. É sempre bom ter um cartão reserva e uma bateria extra.
Jacqueline
Ana Carolina
Minha última Nikon é uma S3100, 14 megapixels e ela é tão leve e pequena que cabe na metade de um porta celular. Ainda não a usei em viagens longas em que se faz muitas fotos, mas com a anterior, uma L22, fiz 1.960 fotos na viagem a Paris e, sem trocar o cartão de memória, trouxe-as todinhas na máquina e ainda acrescentei mais antes de apagá-las. O problema com a L22 era o peso das pilhas. Em qualidade, sempre as considerei ótimas e o preço é baixo, no máximo uns quatrocentos reais. Claro que existem as Nikon mais caras, pesadas e, talvez, melhores. Eu, na verdade, adoraria encontrar uma câmera que sempre fizesse fotos perfeitas sozinha. O problema é a fotógrafa.
Mauricio Christovão
Ana Carolina: Feliz 2013 para vocês também!!!
Esqueci de mencionar o site http://www.dpreview.com como uma boa fonte de informações sobre máquinas fotográficas digitais. Lá você tem todas as máquinas por fabricante e uma ficha técnica de cada modelo, além do preço em US$(nos USA). Vale uma olhada,
Ana Carolina
Maurício, muito obrigada mesmo pelas dicas. Vamos pesquisar e, se tiver qualquer dúvida, volto a te perguntar se não se importar. Vou procurar o post que você mencionou, certamente vai me ajudar muito. Feliz 2013 a você!