Foto: Francisco Assis Andrade
Poderíamos criar dois grupos.
O primeiro, aqueles que gostam de uma mesa, uma cadeira confortável e uma refeição degustada com prazer. Neste grupo os franceses com 2h15 minutos por dia assentados diante de entradas, pratos e sobremesas. Seguidos pelos italianos e os belgas.
O segundo, aqueles que preferem um rápido sanduíche, uma refeição leve servida em pé no balcão de um café, uma pequena pausa quiche/salada. Neste grupo os noruegueses e os finlandeses. Estes últimos gastam menos de 1 hora por dia com as refeições.
Eu oscilo entre os dois grupos. Às vezes gosto de um longo ritual – e as suas inevitáveis consequencias – as conversas rolando, os vinhos descendo e as cabeças subindo. No dia a dia aprecio a saladinha leve e ligeira e o sanduíche coca zero finalizado em 20 minutos.
Me indago sobre os resultados de uma pesquisa similar no Brasil. Visto a diferença cultural entre as nossas regiões e as diferenças econômicas da população, os resultados seriam absolutamente falsos se fossem gerais.
E se para o Brasil mudássemos a característica da unidade de medida? Deveríamos medir o tempo passado a beber cerveja em torno de uma mesa e a pesquisa seria feita nas calçadas em frente do mar, nos bares espalhados Brasil afora, nas vendas em beiras de estradas empoeiradas. Com certeza chegaríamos a índices elevados de tempo de sociabilização.
Como os franceses.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
45 Comentários
Patrícia Venturini
André Lima, Ivete, Sérgio
Filial Sul do Conexão Paris, eu apoio esta iniciativa! (cheguei tarde, mas antes tarde do que nunca!)
Abraços
Manoel Baratta
Lina, o arroz de cuxá é uma das delícias típicas daqui de São Luís, é um prato feito com camarão seco e vinagreira, um vegetal típico de nossa flora, ríquissimo em ferro e uma boa fonte de fibras tb. O sabor da vinagreira é azedo, o que dá um toque a mais para a degustação do prato!
Se fosse possível encontrá-la aí, uma boa receita está no link http://tudogostoso.uol.com.br/receita/9547-arroz-de-cuxa-maranhense.html
É uma receita de Luana Lula, cuja família tem uma tradição na cozinha! O Lula(irmão dela, sem parentesco com o presidente) é dono de um dos melhores Bar/Restaurante da ilha, o Por Acaso, que fica na Lagoa da Jansen!!
Aí em Paris, vou me hospedar com minha irmã e minha mãe, em um 3 estrelas chamado Ambassadeur, 153 Rue Legendre, 17. Palais des Congrès, 75017.
Abraços!
Eduarda
Há algum tempo atrás, li no resultado de uma pesquisa educacional de cunho científico, que as crianças cujas famílias tomam as refeições em conjunto têm desempenho escolar muito diferenciado em relação às que não o fazem, independentemente da classe social. As conversas à mesa foram apontadas como as determinantes desse resultado (não acho que essa interpretação seja a mais abrangente, mas não deixa de também ser verdadeira) A comensalidade tem em si forte componente de interação e desenvolvimento social, além do prazer inerente ao compartilhar.
abçs!
Francy
Para o Hugo: só hoje li sua dica sobre Maysa.Realmente a versão com ela , é fantástica ,adorei.obrigada.
ORLANDO
HUGO
Concordo, plenamente.
Cavaleiros da TÁVOLA redonda ! 😉
Giovanna
Como mineira e descendente de italianos posso dizer que os nossos finais de semana em família e com amigos são deliciosamente comensais. A cozinha é o ambiente da casa mais requisitado e isso é uma tradição das famílias italianas aqui em Santa Catarina, a mesa grande e farta, vinhos e o papo rolando. Pelo menos aos finais de semana ainda podemos manter este prazeroso hábito.
Loulou
E mais uma linda foto do Francisco para alegrar o dia e trazer boas lembranças …
Loulou
A vida da família mineira gira em torno da cozinha … A Lina, mineira como eu, deve conhecer bem essa realidade. Sempre morei em casas com cozinhas enormes – minha mãe fazia questão, pois a cozinha sempre foi o local de reuniões da família. E quitutes e mais quitutes sempre a sair do forno … Nunca encontrei pão-de-queijo melhor que o da minha mãe.
Eu como devagar. E gosto do ritual. Mesmo quando sozinha em casa, coloco toalha na mesa, pego as louças e me sento para comer. Comer em pé na cozinha, de olho no relógio, nem pensar! Em dias úteis, o almoço acaba sendo mais rápido do que eu gostaria, devido à pressão para voltar ao trabalho. Mas à noite e nos fins-de-semana, o momento das refeições é sagrado. Eu e meu marido aproveitamos sem pressa.
Beth
Sanchez
Até porque os filhos já saíram de casa nós temos mais tempo para sentar numa mesa, tanto em casa como fora. Este anos nós fomos para Paris com filha, genro e até neta e o nosso melhor programa do dia dia era um bom e longo jantar. Toda a nossa família adora uma boa mesa…
Abs.