Por Daniel Pescio, perfumista que criou, para o Conexão Paris, uma consultoria para ajudar você a descobrir o seu perfume ideal.
Por volta de 1390 apareceu o primeiro perfume com base alcóolica com o nome de Água da Rainha da Hungria – l’Eau de la Reine de Hongrie – com fórmula composta de alecrim, sálvia, manjerona, lavanda, bergamota e extrato de melissa. O sucesso e as lendas por volta desse perfume usado para fins terapêuticos vai até o reinado de Napoleão I. Se acreditava na época que essa água tinha virtudes terapêuticas, sendo indicada contra reumatismo, palpitações, dores abdominais. Ela era ingerida ou usada em fricções pelo corpo.
No século XVI, as freiras do convento de Santa Maria de Novella, em Florença, preparavam também uma Aqua de Regina bem célebre, cuja fórmula despertava a curiosidade e a cobiça de muitos.
Um imigrante italiano chamado Gian Paolo Feminis, apotecário na cidade de Colônia na Alemanha, copiou a fórmula da água de Florença para criar o perfume Aqua Mirabilis. Essa « água » podia ser utilizada de várias maneiras, assim como a Eau de la Reine de Hongrie. Sua fórmula era composta essenciamente de cítricos, como limão, laranja, bergamota, responsáveis pelo frescor da fragrância, e levemente aromática, com alecrim, lavanda, sálvia e flor de laranjeira.
Em 1729 Feminis obteve o reconhecimento de sua fórmula pela faculdade de medicina de Colônia, batizada desde então como Eau de Cologne.
Em 1806, Feminis transmitiu a fórmula ao seu sobrinho, Giovanni Maria Farina. Farina se instalou em Paris, no 333 da rue Saint-Honoré, e se tornou o fornecedor oficial de todas as cortes européias. Napoleão 1° era cliente assíduo e consumia vários frascos por mês ! A Eau de Cologne tinha distribuidores na Rússia, nos Estados Unidos e até no Brasil!
Com a evolução da perfumaria, outros estilos mais complexos foram aparecendo como o Oriental, à base de baunilha, madeiras e especiarias. Com o passar dos anos e sobretudo, o surgimento da perfumaria moderna, a água de colônia foi perdendo espaço até cair em desuso, exceto em países como a Espanha e mesmo o Brasil.
Uma das marcas que soube resgatar, antes de todos, o uso da água de colônia foi Thierry Mugler. Primeiro com a estrela Angel e sua overdose de patchuli. Em seguida veio a Cologne Mugler. Ao contrário das notas clássicas de uma colônia, a Cologne Mugler abre com notas verdes de grama cortada e evolui com um frescor de pós-banho, notas métalicas e um fundo de musc que traz sensualidade e deixa o perfume envolvente. Tudo isso orquestrado por um dos melhores perfumistas de todos os tempos, Alberto Morillas, com seu estilo de composição elegante.
De uns dez anos para cá, tivemos uma espécie de renascimento do gênero Colônia na perfumaria ocidental. Uma das marcas responsáveis por isso é a célebre Hermès e seu talentoso perfumista Jean-Claude Ellena. A coleção das Colognes Hermès é maravilhosa e inova na escolha de alguns ingredientes e acordes, como por exemplo, genciana branca ou ruibarbo.
Nos últimos meses a Hermès, que está passando as rédeas da criação dos perfumes à Christine Nagel, resolveu comemorar o evento com o lançamento de duas novas colônias. Uma criada por Jean-Claude Ellena e a outra por Cristine Nagel. Esta última é autora de vários best-sellers da perfumaria como Eau de Cartier, Miss Dior Chérie, Sí, de Giorgio Armani, e o maravilhoso For Her, de Narciso Rodriguez.
Para sua despedida, Ellena criou o Eau de Néroli Doré. Marcado por um frescor mediterrâneo e solar com pitadas de açafrão, o perfume tem como base o néroli, o raro óleo da flor de laranjeira. “Adoro misturar elementos para criar ilusões, mas desta vez resolvi deixar a matéria-prima falar sozinha”, diz Ellena. Apesar de geralmente utilizado em quantidades pequenas por questões de custo e disponibilidade no mercado, Jean-Claude Ellena usou o ingrediente em abundância.
Já Christine Nagel pensou num ingrediente nunca utilizado antes na composição de uma água de colônia, o ruibarbo. Eau de Rhubarbe Écarlate é uma criação com o cheiro nervoso e crocante da planta, com toques frutados, gourmand e fundo de muscs.
Duas deliciosas criações para quem gosta de perfumes suaves e discretos.
Há alguns anos, as águas de colônia estão na moda e encontramos este estilo solar e suave de fragrâncias em quase todas as marcas. Ás vezes com um toque moderno e às vezes com um toque retrô, de alfazema, que nos conecta diretamente com as lembranças da infância. Tal é o papel do nosso olfato, nos conectar com nossa história, com nossas emoções.
Outras dicas para quem se identifica com o estilo das colônias modernas e uma perfumaria exclusiva:
- Eau Froide de Serge Lutens
- Eau Blanche de Iunx
- Bel Respiro de Chanel les Exclusifs
- Eau de Paille de Serge Lutens
- Colognes Atelier Cologne
- Colognes Astier de la Vilatte
Clique aqui para descobrir as propostas de Daniel Pescio para os leitories do Conexão Paris.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
Cristina Rodrigues Schiavon
Gostaria de saber se ainda existe o perfume JE REVIENS, se ainda existir onde posso comprar em Paris
Rodrigo Lavalle
Cristina, só é possível encontrá-lo em sites como Amazon.
Cristina Rodrigues schiavon
Gostaria de saber se ainda posso encontrar o perfume ou água de Colônia com o nome de JE REVIENS, se a resposta for sim, em qual local de Paris encontro
Angelica E.Sobral
Já estive em Avignon e trouxe prods de lavanda. Agora estou indo Paris e onde posso encontrar essência de lavanda, sabonetes etc para comprar?
Rodrigo Lavalle
Angélica, tente na loja “La Maison du Savon de Marseille” que fico no 17 rue de la Verrerie, 75004 (região do Marais). Eles vendem uma linha completa de produtos de lavanda: http://bit.ly/2fr3Hv1.
Cristiane Pereira
Nada mais adequado ao clima brasileiro do que uma boa e suave água de colônia.
Roberto
Por favor,
Peço informar onde posso encontrar em Paris produtos da emblemática perfumaria inglesa
FLORIS OF LONDON.
Rodrigo Lavalle
Roberto, procure nesses dois locais:
– NOSE: 20, rue Bachaumont, 75002
– Paris Passementerie: 1 Rue Condorcet, 75009
Fatima
Boa noite Daniel! Não gosto de perfumes fortes e atualmente estou usando um da Bvlgari, que acho fresco e leve, o Omnia Cristalline. Você indicaria alguma água de colônia que se assemelhasse ao Omnia? Obrigada!
Daniel Pescio
Silvana,
As colônias da Roger&Gallet são ótimas! Os sabonetes… Elas tem um toque de tradição, como é a essência da água de colônia!
Silvana Lopes
Hahaha…uso Roger&gallet, jean marie farina, há muuuuito tempo e amo! Obrigada pela matéria!
Daniel Pescio
Boa tarde Mirian,
obrigado pelo seu pitaco na nossa matéria!
Acho que você se refere à Cashmere Bouquet, uma marca da empresa Colgate, com a linha de sabonetes, talcos e colônia, criada em 1946 e distribuída mundialmante.
Um abraço
Daniel
Mirian tassior
Eu gostaria de saber, historia, da Colonia Cachemir Boque, era a colonia da minha mae,………….